Com um investimento de US$ 12 bilhões e obras iniciadas em 2024, o primeiro trem-bala privado dos EUA promete revolucionar as viagens e a economia do sudoeste americano, conectando o sul da Califórnia a Las Vegas em cerca de duas horas
O panorama ferroviário dos Estados Unidos está prestes a entrar em uma nova era com o projeto Brightline West. Este empreendimento, que se tornará o primeiro trem-bala privado dos EUA, visa construir uma ligação de alta velocidade entre o sul da Califórnia e Las Vegas, dois dos destinos mais icônicos do país. A construção já está em andamento e promete não apenas aliviar o trânsito, mas também estabelecer um novo paradigma para o desenvolvimento de infraestrutura.
Entenda a fundo o projeto Brightline West, desde sua visão estratégica e tecnologia até o modelo de financiamento híbrido e o impacto transformador que ele pode ter no transporte americano.
A visão por trás do projeto: uma alternativa ao trânsito da I-15
A Brightline Holdings, empresa por trás do projeto, foca em conectar pares de cidades que são “curtas demais para voar e longas demais para dirigir”. A rota entre o sul da Califórnia e Las Vegas é um exemplo perfeito. Atualmente, mais de 85% das 50 milhões de viagens anuais entre os dois destinos são feitas de carro pela congestionada Interestadual 15 (I-15).
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O Brightline West surge como uma alternativa rápida, ecológica e confiável, com o potencial de remover cerca de 3 milhões de viagens de carro das estradas anualmente. A cerimônia oficial de início das obras ocorreu em abril de 2024, e a construção começou no final do mesmo ano, com a inauguração do serviço prevista para 2028.
Por dentro da rota e dos trens
O traçado de 351 km (218 milhas) será construído, em sua maior parte, no canteiro central da I-15, uma estratégia que minimiza a necessidade de desapropriações e os impactos ambientais. O projeto contará com quatro estações:
Las Vegas (NV): próxima à famosa Strip.
Victor Valley (Apple Valley, CA): um futuro hub regional.
Hesperia (CA): para passageiros locais.
Rancho Cucamonga (CA): o terminal sul, com conexão direta ao sistema de trens suburbanos Metrolink.
A frota será composta por dez trens American Pioneer 220 (AP220), fornecidos pela Siemens. Esses trens, capazes de atingir velocidades operacionais de 300 km/h (186 mph), serão os primeiros trens de alta velocidade verdadeiramente fabricados nos EUA, em uma nova instalação da Siemens em Nova York. A viagem entre Las Vegas e Rancho Cucamonga está projetada para durar aproximadamente 2 horas e 10 minutos.
Um híbrido público-privado de US$ 12 bilhões
O custo total do Brightline West é estimado em US$ 12 bilhões. A estrutura de financiamento é um modelo híbrido que combina investimento privado com apoio governamental estratégico.
Subvenção federal: o projeto recebeu uma subvenção crucial de US$ 3 bilhões da Bipartisan Infrastructure Law, uma lei federal de infraestrutura.
Títulos de atividade privada (PABs): o departamento de Transportes dos EUA alocou um total de US$ 5,5 bilhões em títulos isentos de impostos para o projeto.
Capital privado: o restante do investimento vem de capital privado, liderado pela Fortress Investment Group, empresa-mãe da Brightline.
Os benefícios além da velocidade
As projeções indicam que o Brightline West terá um impacto econômico superior a US$ 10 bilhões. O projeto deve criar mais de 35.000 empregos na construção (sendo mais de 10.000 sindicalizados) e mais de 1.000 empregos permanentes.
O compromisso com a sustentabilidade é um pilar do projeto. A frota de trens será 100% elétrica, com o objetivo de operar com zero emissões. Estima-se que o sistema evitará a emissão de mais de 400.000 toneladas de CO₂ por ano. Além disso, em uma parceria com o Caltrans, o projeto inclui a construção de três novas passagens de vida selvagem para proteger os carneiros selvagens do deserto e outras espécies.
O futuro do HSR na América, o legado do primeiro trem-bala privado dos EUA
O Brightline West enfrenta os desafios inerentes a um megaprojeto, incluindo a revisão do cronograma de conclusão para 2028, o que significa que não estará operacional para as Olimpíadas de Los Angeles. No entanto, seu modelo de desenvolvimento, que contrasta com as dificuldades de projetos públicos como o California High-Speed Rail (CAHSR), o posiciona como um estudo de caso definidor.
O sucesso do primeiro trem-bala privado dos EUA pode servir como um catalisador para uma rede nacional de alta velocidade, validando uma nova abordagem híbrida de investimento público-privado. Se o Brightline West cumprir suas promessas, ele pode, de fato, inaugurar uma nova era para o transporte ferroviário nos Estados Unidos, demonstrando um caminho viável para uma mobilidade mais rápida, limpa e eficiente.