O Expresso da Mantiqueira reativa um trecho ferroviário histórico de 1884 e é o primeiro do programa “SP nos Trilhos” a conectar os dois estados, impulsionando o turismo na região.
De acordo com informações divulgadas pelo portal Diário do Litoral, um marco para o turismo e a preservação da história ferroviária brasileira começa a tomar forma. Neste fim de semana, ocorrem as primeiras viagens-teste do trem turístico que ligará o interior de São Paulo a Minas Gerais. O projeto, chamado de Expresso da Mantiqueira, reativa uma linha histórica e representa o primeiro produto turístico ferroviário interestadual do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD).
A iniciativa faz parte do ambicioso programa “SP nos Trilhos”, lançado pelo Governo de São Paulo para requalificar e modernizar a malha ferroviária do estado. A fase inicial do projeto contempla um trecho de seis quilômetros entre a estação central de Cruzeiro (SP) e a Estação Rufino de Almeida, localizada no pé da Serra da Mantiqueira. Esta reativação é um passo fundamental para o plano de levar os trilhos novamente até Passa Quatro (MG).
Expresso da Mantiqueira, uma viagem pela história nos trilhos de 1884
O trajeto que volta a receber passageiros é carregado de história. A linha original foi inaugurada em 1884 e chegou a ser percorrida pelo imperador Dom Pedro II. A reativação não apenas resgata essa memória, mas também protege o traçado ferroviário do avanço urbano, garantindo a preservação do patrimônio.
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A restauração do trecho, que estava desativado e em alguns pontos coberto pela vegetação, foi conduzida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O trabalho minucioso incluiu a troca de dormentes e a recuperação completa da via para garantir a segurança da operação.
Um projeto estratégico do programa “SP nos Trilhos”
O trem turístico Expresso da Mantiqueira é uma das principais apostas do Governo de São Paulo para impulsionar a economia regional através do turismo. O programa “SP nos Trilhos” prevê investimentos para desenvolver 23 circuitos ferroviários, integrando-os com outros modais de transporte.
A expectativa é que a rota completa, com 25 quilômetros entre Cruzeiro e Passa Quatro, estimule a economia do Vale do Paraíba e da Serra da Mantiqueira, gerando empregos e novas oportunidades de negócios nas cidades envolvidas.
Detalhes do trajeto e os planos de expansão do trem turístico
Nesta primeira fase, os passeios de teste percorrem o trecho de seis quilômetros, mas os planos são grandiosos. O objetivo final é restabelecer a conexão completa com Passa Quatro, onde a ABPF já opera o Trem da Serra da Mantiqueira.
Além da expansão dos trilhos, o projeto inclui a criação de um museu ferroviário. O espaço será instalado na antiga Oficina Primitiva, ao lado da estação de Cruzeiro, e abrigará peças e documentos que contam a rica história da ferrovia na região.
Como funcionarão as viagens inaugurais de teste
As viagens inaugurais de teste ocorrem neste fim de semana. Os passeios simbólicos marcam também a realização do 1º Encontro de Ferromodelismo de Cruzeiro. Para os visitantes que participarem, haverá também a oportunidade de conhecer o pátio histórico da ABPF, um espaço dedicado à preservação da memória ferroviária.