Com motor 1.3 turbo de 170 cv e cรขmbio de dupla embreagem, o novo SUV da Renault, serรก um SUV mรฉdio de 5 lugares para desafiar Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
A Renault prepara um de seus lanรงamentos mais importantes das รบltimas dรฉcadas no Brasil: o novo SUV da Renault. Diferente do que o mercado esperava, ele nรฃo se chamarรก Bigster, mas sim Renault Boreal. E a surpresa nรฃo para no nome: em vez de um SUV de 7 lugares para brigar com a Spin, a Renault mirou mais alto, posicionando o Boreal como um sofisticado SUV mรฉdio de 5 lugares para desafiar os lรญderes do segmento, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Com produรงรฃo nacional em Sรฃo Josรฉ dos Pinhais (PR) e lanรงamento previsto entre o segundo semestre de 2025 e o inรญcio de 2026, o Boreal รฉ a peรงa central da nova estratรฉgia da marca. O objetivo รฉ claro: elevar a imagem da Renault no paรญs, oferecendo um produto mais tecnolรณgico, potente e refinado.
Boreal, nรฃo Bigster: o nome oficial e a nova estratรฉgia da Renault para o Brasil
Embora o projeto tenha nascido do conceito Dacia Bigster, a versรฃo brasileira terรก identidade prรณpria e se chamarรก Boreal. Este novo SUV da Renault รฉ o principal pilar do “International Game Plan 2027”, um plano de investimentos de R$ 5,1 bilhรตes da marca no Brasil.
-
Visitantes que andam por este parque nos EUA acham diamantes pelo solo โ e ainda podem lavรก-los para casa
-
Fiat lanรงa SUV produzido em Betim com sete versรตes diferentes, incluindo hรญbridas-leves de 12V e esportiva de 185 cv turbo: Pulse 2025 tem opรงรตes de cรขmbio manual, CVT e automรกtico
-
Moto Yamaha por menos de 18 mil reais desafia Honda CG: Factor entrega economia, painel digital e manutenรงรฃo acessรญvel em 2025
-
5 carros seminovos que sรฃo espaรงosos e baratos: veja cinco opรงรตes ideais para famรญlias a partir de R$ 30 mil
O objetivo รฉ claro: tirar a Renault da briga dos carros populares e colocรก-la para competir de vez nos segmentos mais caros e lucrativos. O Boreal รฉ a ponta de lanรงa dessa ofensiva, com a missรฃo de atrair um consumidor que busca mais sofisticaรงรฃo, tecnologia e design.
Motor 1.3 turbo de 170 cv com cรขmbio de dupla embreagem: a mecรขnica do novo SUV da Renault
O coraรงรฃo do Boreal serรก o jรก conhecido e elogiado motor 1.3 TCe Turbo Flex, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Ele entrega 170 cv de potรชncia e um torque robusto de 27,5 kgf.m a apenas 1.600 rpm, prometendo agilidade e retomadas vigorosas.
A grande novidade estarรก na transmissรฃo. Diferente do Duster, que usa um cรขmbio CVT, o novo SUV da Renault virรก equipado com uma caixa automatizada de dupla embreagem e seis velocidades. Essa escolha รฉ uma declaraรงรฃo de intenรงรตes. A Renault sinaliza que o Boreal nรฃo serรก apenas um SUV confortรกvel, mas um carro com pegada esportiva para quem gosta de dirigir, oferecendo trocas de marcha mais rรกpidas e uma conduรงรฃo mais envolvente.
5 lugares e porta-malas gigante: por que o foco nรฃo รฉ em 7 lugares?
Apesar das especulaรงรตes iniciais, o Renault Boreal serรก lanรงado exclusivamente com cinco assentos. A decisรฃo รฉ estratรฉgica: em vez de entrar na briga de veรญculos de 7 lugares, focada em custo-benefรญcio, como a Chevrolet Spin, a Renault mirou no coraรงรฃo do mercado de SUVs mรฉdios.
Para competir com Compass e Corolla Cross, o foco รฉ em qualidade, design e conforto. Uma terceira fila de bancos comprometeria esses atributos, aumentando o peso e reduzindo o espaรงo do porta-malas. Com 5 lugares, o novo SUV da Renault poderรก oferecer um conforto superior para os passageiros e um porta-malas com capacidade projetada para superar os 660 litros, um dos maiores da categoria.
A briga com os lรญderes: como o novo SUV da Renault vai enfrentar Compass e Corolla Cross
O Boreal chegarรก em um dos segmentos mais competitivos do mercado. Para roubar vendas de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, o Boreal nรฃo pode ser apenas ‘bom’, ele precisa ser melhor em pontos-chave. A estratรฉgia do novo SUV da Renault aposta em trรชs trunfos principais:
Performance e dinรขmica: a combinaรงรฃo do motor 1.3 TCe com o cรขmbio de dupla embreagem tem potencial para oferecer a conduรงรฃo mais esportiva do segmento.
Espaรงo e praticidade: com cerca de 4,57 metros de comprimento e um porta-malas gigante, o Boreal deve se destacar como a opรงรฃo mais versรกtil para famรญlias.
Tecnologia e seguranรงa: a estratรฉgia da Renault inclui oferecer um pacote completo de assistรชncias de conduรงรฃo (ADAS), como frenagem de emergรชncia e piloto automรกtico adaptativo, como item de sรฉrie em todas as versรตes, um diferencial importante contra os rivais.
O maior desafio, no entanto, serรก construir uma imagem de marca premium e convencer o consumidor a migrar de nomes jรก tรฃo consolidados.
Lanรงamento e o futuro hรญbrido 4×4 do Boreal
O novo SUV da Renault estรก em fase final de testes, com lanรงamento previsto para o segundo semestre de 2025 ou, no mais tardar, inรญcio de 2026.
A plataforma moderna do Boreal, chamada RGMP, jรก foi projetada com a eletrificaรงรฃo em mente. A Renault confirmou que, em uma fase posterior, o modelo receberรก uma versรฃo mild-hybrid (hรญbrido-leve) de 48V com traรงรฃo 4×4. O sistema serรก inovador: em vez de um pesado eixo cardรฃ, um motor elรฉtrico serรก instalado no eixo traseiro para fornecer a traรงรฃo 4×4 (chamada de e-AWD), uma soluรงรฃo que economiza peso e melhora o consumo.
Agora sem o Luca de Mel, sem Pedrucci, sem Gondo entre outros que saรญram na semana de lanรงamento, quero ver que destino terรก a Renault, Ou a futura Cheely …
Um viva aos chineses. Retrovisor sem crepuscular? Carregador por induรงรฃo? Porta-luvas refrigerado? Quero nem ver as “versรตes para o BR, KKฤถ SEM TWTO, SEM ADAS, RODA 18 KKK
Portas com acabamento em plรกstico? Afff.