Com motor 1.3 turbo de 170 cv e câmbio de dupla embreagem, o novo SUV da Renault, será um SUV médio de 5 lugares para desafiar Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
A Renault prepara um de seus lançamentos mais importantes das últimas décadas no Brasil: o novo SUV da Renault. Diferente do que o mercado esperava, ele não se chamará Bigster, mas sim Renault Boreal. E a surpresa não para no nome: em vez de um SUV de 7 lugares para brigar com a Spin, a Renault mirou mais alto, posicionando o Boreal como um sofisticado SUV médio de 5 lugares para desafiar os líderes do segmento, Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Com produção nacional em São José dos Pinhais (PR) e lançamento previsto entre o segundo semestre de 2025 e o início de 2026, o Boreal é a peça central da nova estratégia da marca. O objetivo é claro: elevar a imagem da Renault no país, oferecendo um produto mais tecnológico, potente e refinado.
Boreal, não Bigster: o nome oficial e a nova estratégia da Renault para o Brasil
Embora o projeto tenha nascido do conceito Dacia Bigster, a versão brasileira terá identidade própria e se chamará Boreal. Este novo SUV da Renault é o principal pilar do “International Game Plan 2027”, um plano de investimentos de R$ 5,1 bilhões da marca no Brasil.
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O objetivo é claro: tirar a Renault da briga dos carros populares e colocá-la para competir de vez nos segmentos mais caros e lucrativos. O Boreal é a ponta de lança dessa ofensiva, com a missão de atrair um consumidor que busca mais sofisticação, tecnologia e design.
Motor 1.3 turbo de 170 cv com câmbio de dupla embreagem: a mecânica do novo SUV da Renault
O coração do Boreal será o já conhecido e elogiado motor 1.3 TCe Turbo Flex, desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Ele entrega 170 cv de potência e um torque robusto de 27,5 kgf.m a apenas 1.600 rpm, prometendo agilidade e retomadas vigorosas.
A grande novidade estará na transmissão. Diferente do Duster, que usa um câmbio CVT, o novo SUV da Renault virá equipado com uma caixa automatizada de dupla embreagem e seis velocidades. Essa escolha é uma declaração de intenções. A Renault sinaliza que o Boreal não será apenas um SUV confortável, mas um carro com pegada esportiva para quem gosta de dirigir, oferecendo trocas de marcha mais rápidas e uma condução mais envolvente.
5 lugares e porta-malas gigante: por que o foco não é em 7 lugares?
Apesar das especulações iniciais, o Renault Boreal será lançado exclusivamente com cinco assentos. A decisão é estratégica: em vez de entrar na briga de veículos de 7 lugares, focada em custo-benefício, como a Chevrolet Spin, a Renault mirou no coração do mercado de SUVs médios.
Para competir com Compass e Corolla Cross, o foco é em qualidade, design e conforto. Uma terceira fila de bancos comprometeria esses atributos, aumentando o peso e reduzindo o espaço do porta-malas. Com 5 lugares, o novo SUV da Renault poderá oferecer um conforto superior para os passageiros e um porta-malas com capacidade projetada para superar os 660 litros, um dos maiores da categoria.
A briga com os líderes: como o novo SUV da Renault vai enfrentar Compass e Corolla Cross
O Boreal chegará em um dos segmentos mais competitivos do mercado. Para roubar vendas de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, o Boreal não pode ser apenas ‘bom’, ele precisa ser melhor em pontos-chave. A estratégia do novo SUV da Renault aposta em três trunfos principais:
Performance e dinâmica: a combinação do motor 1.3 TCe com o câmbio de dupla embreagem tem potencial para oferecer a condução mais esportiva do segmento.
Espaço e praticidade: com cerca de 4,57 metros de comprimento e um porta-malas gigante, o Boreal deve se destacar como a opção mais versátil para famílias.
Tecnologia e segurança: a estratégia da Renault inclui oferecer um pacote completo de assistências de condução (ADAS), como frenagem de emergência e piloto automático adaptativo, como item de série em todas as versões, um diferencial importante contra os rivais.
O maior desafio, no entanto, será construir uma imagem de marca premium e convencer o consumidor a migrar de nomes já tão consolidados.
Lançamento e o futuro híbrido 4×4 do Boreal
O novo SUV da Renault está em fase final de testes, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2025 ou, no mais tardar, início de 2026.
A plataforma moderna do Boreal, chamada RGMP, já foi projetada com a eletrificação em mente. A Renault confirmou que, em uma fase posterior, o modelo receberá uma versão mild-hybrid (híbrido-leve) de 48V com tração 4×4. O sistema será inovador: em vez de um pesado eixo cardã, um motor elétrico será instalado no eixo traseiro para fornecer a tração 4×4 (chamada de e-AWD), uma solução que economiza peso e melhora o consumo.
Agora sem o Luca de Mel, sem Pedrucci, sem Gondo entre outros que saíram na semana de lançamento, quero ver que destino terá a Renault, Ou a futura Cheely …
Um viva aos chineses. Retrovisor sem crepuscular? Carregador por indução? Porta-luvas refrigerado? Quero nem ver as “versões para o BR, KKĶ SEM TWTO, SEM ADAS, RODA 18 KKK
Portas com acabamento em plástico? Afff.