A história do NSU Ro80 e seu inovador motor rotativo Wankel da NSU. Como a promessa de suavidade, compactude e alta performance levou a problemas crônicos de durabilidade, arrastando a icônica fabricante alemã à falência e deixando um legado controverso.
Lançado em 1967, o NSU Ro80 surgiu como um ícone de modernidade, prometendo revolucionar a indústria automotiva. No coração dessa promessa estava o seu motor KKM 612, um avançado motor rotativo Wankel da NSU, que se destacava pela suavidade de funcionamento e pela impressionante compactude.
Contudo, o que parecia ser o futuro da propulsão automotiva rapidamente se transformou em um pesadelo. Problemas crônicos de durabilidade, especialmente nos selos apicais do motor, minaram a confiança do consumidor e levaram a NSU à falência. Este artigo desvenda essa trágica, porém fascinante, história de inovação, desafios e consequências.
NSU Ro80 e o KKM 612: a promessa de um futuro rotativo e suave
O NSU Ro80 foi um carro vanguardista para sua época, o que lhe rendeu o prestigioso título de Carro do Ano na Europa em 1968. Seu design futurista, de autoria de Claus Luthe, era complementado por um conjunto mecânico revolucionário. O destaque era o motor rotativo Wankel da NSU KKM 612: um propulsor de duplo rotor com apenas 995 cc, mas que gerava cerca de 115 cavalos de potência, oferecendo uma suavidade de funcionamento frequentemente comparada à de uma turbina, além de ser notavelmente compacto e leve.
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Além do motor, o Ro80 trazia outras inovações. Sua carroceria possuía um design aerodinâmico com baixo coeficiente de arrasto (Cd 0.355). Contava com suspensão independente nas quatro rodas, freios a disco em todas elas (com os dianteiros montados inboard, junto ao diferencial, para reduzir massa não suspensa) e uma direção assistida do tipo pinhão e cremalheira. A transmissão era semiautomática Fichtel & Sachs de três velocidades, com embreagem acionada a vácuo.
A crise de durabilidade dos selos apicais do motor Wankel
Apesar da promessa inicial, o motor rotativo Wankel da NSU no Ro80 logo revelou uma vulnerabilidade crítica. Começaram a surgir relatos alarmantes de falhas prematuras do motor, muitas vezes ocorrendo antes dos 50.000 quilômetros, com problemas sérios se manifestando em alguns casos já aos 24.000 km. A principal causa dessas falhas era o desgaste acelerado dos selos localizados nas três pontas do rotor triangular, conhecidos como selos apicais (ou apex seals).
Esses selos eram cruciais para manter a compressão nas câmaras de combustão. Sua falha levava à perda de compressão, dificuldade de partida, consumo excessivo de óleo e combustível e, por fim, à pane total do motor. As causas para o desgaste dos selos eram multifatoriais: o design original tripartido dos selos de ferro fundido, materiais com resistência inadequada às altas tensões térmicas e mecânicas, e a sensibilidade do motor a certos regimes de operação, como altas rotações constantes e o uso urbano com muitas partidas a frio e viagens curtas.
Tentativas de correção e a espiral de custos de garantia
Confrontada com a crise de confiabilidade, a NSU investiu em soluções. A empresa evoluiu o design dos selos apicais, passando da versão inicial de ferro fundido para uma solução interina e, finalmente, em meados de 1970 (para o ano modelo de 1971), introduzindo selos com a peça central fabricada em Ferro-TiC, uma liga de aço com carboneto de titânio de alta dureza. Essa modificação melhorou consideravelmente a durabilidade dos motores.
No entanto, a NSU adotou uma política de garantia considerada “generosa”, substituindo em massa os motores defeituosos, muitas vezes mais de uma vez para o mesmo veículo. Essa abordagem, embora buscasse satisfazer os clientes, gerou custos de garantia que entraram em “espiral”, minando a saúde financeira da empresa. A complexidade do novo motor também representou um desafio para a rede de concessionárias, que muitas vezes não possuía o treinamento ou as ferramentas adequadas, levando à substituição desnecessária de motores que poderiam ter sido reparados.
Como o motor rotativo Wankel levou a NSU à falência
A combinação dos enormes custos de desenvolvimento do motor rotativo Wankel da NSU – um empreendimento extremamente ambicioso para uma empresa de seu porte – com as despesas massivas de garantia geradas pelos problemas de confiabilidade do Ro80 foi fatal. Esses fatores precipitaram a perda de independência financeira da NSU.
Em 1969, a Volkswagenwerk AG adquiriu a NSU. A Volkswagen fundiu a NSU com a Auto Union (que já havia adquirido anteriormente), dando origem à Audi NSU Auto Union AG, que mais tarde evoluiria para a Audi moderna. É importante notar que o interesse principal da VW na NSU não era o Ro80 ou a tecnologia Wankel, mas outros ativos e projetos, como o K70. A crise do petróleo de 1973, com o aumento drástico dos preços dos combustíveis, também acelerou o declínio comercial do Ro80, cujo motor Wankel era conhecido pelo consumo de combustível inerentemente mais alto. A produção do NSU Ro80 foi encerrada em abril de 1977.
O Wankel no mundo: por que a Mazda teve sucesso onde outros falharam?
A NSU não foi a única a enfrentar dificuldades com o Wankel. A Comotor, uma joint venture entre a NSU e a Citroën para produzir motores Wankel, também viu seus projetos, como o Citroën M35 e o GS Birotor, sofrerem com problemas de confiabilidade e alto consumo. Gigantes como a General Motors e a Mercedes-Benz também exploraram o motor rotativo nos anos 70, mas abandonaram seus programas devido a desafios insuperáveis em consumo, emissões e durabilidade.
Em marcante contraste, a fabricante japonesa Mazda persistiu. Através de investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, a Mazda conseguiu superar muitos dos problemas de vedação e durabilidade que afligiram a NSU, desenvolvendo materiais mais resistentes para os selos e aprimorando o design do motor. A empresa alcançou sucesso comercial e técnico com modelos icônicos como o RX-7 e o RX-8. Recentemente, a Mazda demonstrou a versatilidade do Wankel ao reintroduzi-lo como um extensor de autonomia em seu veículo elétrico MX-30 R-EV.