Com um sistema de oito motores para voo vertical e um para cruzeiro, a Eve (Embraer) aposta no motor do carro voador brasileiro em baixo ruído e alta segurança para viabilizar a mobilidade aérea urbana.
A chave para o futuro da mobilidade aérea urbana está no motor do carro voador brasileiro. Ele não é um motor comum. Trata-se de uma rede inteligente de múltiplos motores elétricos, projetada com dois objetivos principais: ser extremamente segura e silenciosa o suficiente para não perturbar a vida na cidade. É essa tecnologia que permitirá que a aeronave decole e pouse em centros urbanos.
O “carro voador” brasileiro, desenvolvido pela Eve Air Mobility, uma empresa da Embraer, está cada vez mais perto de se tornar realidade. Mas para que ele possa operar nos céus de grandes cidades, ele precisa resolver um problema crucial que sempre limitou os helicópteros: o barulho. A solução para isso está no coração do projeto: um sistema de propulsão inovador e silencioso.
Oito motores para decolar: A tecnologia de propulsão elétrica distribuída (DEP)
Diferente de um helicóptero, que depende de um único e enorme rotor, o eVTOL da Eve utiliza um conceito chamado Propulsão Elétrica Distribuída (DEP). A aeronave possui uma configuração “Lift+Cruise” (Elevação + Cruzeiro), que funciona da seguinte forma:
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Oito motores elétricos são distribuídos ao longo da asa e são usados exclusivamente para o voo vertical, ou seja, para decolar, pousar e pairar no ar.
Um motor de propulsão separado, localizado na parte traseira, é usado para o voo horizontal, empurrando a aeronave para a frente durante a fase de cruzeiro.
Essa arquitetura é uma aposta na simplicidade e na confiabilidade, pois elimina a necessidade de peças complexas que inclinam os rotores durante o voo. Para garantir a qualidade, a fabricação do motor do carro voador brasileiro está a cargo da Nidec Aerospace, uma joint venture formada pela própria Embraer e pela gigante japonesa de motores, a Nidec.
Projetado para o silêncio: O desafio de operar nos centros das cidades
O principal objetivo do design de múltiplos motores é a redução drástica do ruído. Utilizar oito hélices menores permite que elas girem em uma velocidade mais baixa para gerar a mesma sustentação de um rotor de helicóptero. Menor velocidade de rotação resulta em um som muito mais baixo e menos incômodo.
Mas a grande vantagem acústica do motor do carro voador brasileiro da Eve é outra: durante a fase de cruzeiro, os oito motores de decolagem são completamente desligados. Isso significa que, ao sobrevoar a cidade, a aeronave será impulsionada apenas pelo motor traseiro, otimizado para ser silencioso. Essa característica é fundamental para obter a aceitação das comunidades e a permissão para operar em áreas densamente povoadas.
Mais motores, mais segurança: A redundância como pilar do projeto
A segurança é o benefício mais crítico da propulsão distribuída. Em um sistema com oito motores independentes, a falha de um ou mesmo de vários deles não é catastrófica. O sistema de controle de voo é inteligente o suficiente para redistribuir a potência para os motores restantes, garantindo que a aeronave possa continuar voando e realizar um pouso seguro.
Essa redundância é uma vantagem de segurança fundamental em comparação com os helicópteros tradicionais, que geralmente dependem de um único motor e um único rotor principal. A filosofia é simples: mais motores significam mais camadas de segurança.
De Taubaté para o mundo: A produção e o cronograma para o início dos voos
A casa do motor do carro voador brasileiro e da aeronave será em Taubaté, no interior de São Paulo. A primeira fábrica da Eve já está sendo construída em um terreno da Embraer, com apoio financeiro do BNDES. O projeto prevê uma produção modular, com uma capacidade final para fabricar até 480 aeronaves por ano.
Enquanto a meta inicial para o início das operações era 2026, o cronograma foi atualizado para uma data mais realista e baseada em contratos já firmados. A previsão atual, confirmada pela empresa, é que os primeiros voos comerciais comecem no quarto trimestre de 2027.
Além do motor: O ecossistema completo para a mobilidade aérea urbana
A estratégia da Embraer com a Eve vai muito além de vender uma aeronave. A empresa está criando um ecossistema completo para a mobilidade aérea, que inclui um portfólio de serviços de manutenção e suporte (TechCare) e um software de gerenciamento de tráfego aéreo (Vector).
Essa abordagem é a “Vantagem Embraer” em ação. A empresa usa seus mais de 50 anos de experiência em certificação, produção em escala e suporte global para construir um negócio sólido e confiável. A aposta da Eve não é apenas em uma tecnologia futurista, mas em um modelo de negócio completo e bem estruturado para liderar a próxima era da aviação.