Com um sistema de oito motores para voo vertical e um para cruzeiro, a Eve (Embraer) aposta no motor do carro voador brasileiro em baixo ruรญdo e alta seguranรงa para viabilizar a mobilidade aรฉrea urbana.
A chave para o futuro da mobilidade aรฉrea urbana estรก no motor do carro voador brasileiro. Ele nรฃo รฉ um motor comum. Trata-se de uma rede inteligente de mรบltiplos motores elรฉtricos, projetada com dois objetivos principais: ser extremamente segura e silenciosa o suficiente para nรฃo perturbar a vida na cidade. ร essa tecnologia que permitirรก que a aeronave decole e pouse em centros urbanos.
O “carro voador” brasileiro, desenvolvido pela Eve Air Mobility, uma empresa da Embraer, estรก cada vez mais perto de se tornar realidade. Mas para que ele possa operar nos cรฉus de grandes cidades, ele precisa resolver um problema crucial que sempre limitou os helicรณpteros: o barulho. A soluรงรฃo para isso estรก no coraรงรฃo do projeto: um sistema de propulsรฃo inovador e silencioso.
Oito motores para decolar: A tecnologia de propulsรฃo elรฉtrica distribuรญda (DEP)
Diferente de um helicรณptero, que depende de um รบnico e enorme rotor, o eVTOL da Eve utiliza um conceito chamado Propulsรฃo Elรฉtrica Distribuรญda (DEP). A aeronave possui uma configuraรงรฃo “Lift+Cruise” (Elevaรงรฃo + Cruzeiro), que funciona da seguinte forma:
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Oito motores elรฉtricos sรฃo distribuรญdos ao longo da asa e sรฃo usados exclusivamente para o voo vertical, ou seja, para decolar, pousar e pairar no ar.
Um motor de propulsรฃo separado, localizado na parte traseira, รฉ usado para o voo horizontal, empurrando a aeronave para a frente durante a fase de cruzeiro.
Essa arquitetura รฉ uma aposta na simplicidade e na confiabilidade, pois elimina a necessidade de peรงas complexas que inclinam os rotores durante o voo. Para garantir a qualidade, a fabricaรงรฃo do motor do carro voador brasileiro estรก a cargo da Nidec Aerospace, uma joint venture formada pela prรณpria Embraer e pela gigante japonesa de motores, a Nidec.
Projetado para o silรชncio: O desafio de operar nos centros das cidades
O principal objetivo do design de mรบltiplos motores รฉ a reduรงรฃo drรกstica do ruรญdo. Utilizar oito hรฉlices menores permite que elas girem em uma velocidade mais baixa para gerar a mesma sustentaรงรฃo de um rotor de helicรณptero. Menor velocidade de rotaรงรฃo resulta em um som muito mais baixo e menos incรดmodo.
Mas a grande vantagem acรบstica do motor do carro voador brasileiro da Eve รฉ outra: durante a fase de cruzeiro, os oito motores de decolagem sรฃo completamente desligados. Isso significa que, ao sobrevoar a cidade, a aeronave serรก impulsionada apenas pelo motor traseiro, otimizado para ser silencioso. Essa caracterรญstica รฉ fundamental para obter a aceitaรงรฃo das comunidades e a permissรฃo para operar em รกreas densamente povoadas.
Mais motores, mais seguranรงa: A redundรขncia como pilar do projeto
A seguranรงa รฉ o benefรญcio mais crรญtico da propulsรฃo distribuรญda. Em um sistema com oito motores independentes, a falha de um ou mesmo de vรกrios deles nรฃo รฉ catastrรณfica. O sistema de controle de voo รฉ inteligente o suficiente para redistribuir a potรชncia para os motores restantes, garantindo que a aeronave possa continuar voando e realizar um pouso seguro.
Essa redundรขncia รฉ uma vantagem de seguranรงa fundamental em comparaรงรฃo com os helicรณpteros tradicionais, que geralmente dependem de um รบnico motor e um รบnico rotor principal. A filosofia รฉ simples: mais motores significam mais camadas de seguranรงa.
De Taubatรฉ para o mundo: A produรงรฃo e o cronograma para o inรญcio dos voos
A casa do motor do carro voador brasileiro e da aeronave serรก em Taubatรฉ, no interior de Sรฃo Paulo. A primeira fรกbrica da Eve jรก estรก sendo construรญda em um terreno da Embraer, com apoio financeiro do BNDES. O projeto prevรช uma produรงรฃo modular, com uma capacidade final para fabricar atรฉ 480 aeronaves por ano.
Enquanto a meta inicial para o inรญcio das operaรงรตes era 2026, o cronograma foi atualizado para uma data mais realista e baseada em contratos jรก firmados. A previsรฃo atual, confirmada pela empresa, รฉ que os primeiros voos comerciais comecem no quarto trimestre de 2027.
Alรฉm do motor: O ecossistema completo para a mobilidade aรฉrea urbana
A estratรฉgia da Embraer com a Eve vai muito alรฉm de vender uma aeronave. A empresa estรก criando um ecossistema completo para a mobilidade aรฉrea, que inclui um portfรณlio de serviรงos de manutenรงรฃo e suporte (TechCare) e um software de gerenciamento de trรกfego aรฉreo (Vector).
Essa abordagem รฉ a “Vantagem Embraer” em aรงรฃo. A empresa usa seus mais de 50 anos de experiรชncia em certificaรงรฃo, produรงรฃo em escala e suporte global para construir um negรณcio sรณlido e confiรกvel. A aposta da Eve nรฃo รฉ apenas em uma tecnologia futurista, mas em um modelo de negรณcio completo e bem estruturado para liderar a prรณxima era da aviaรงรฃo.