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O motor da nova S10 2025 que foi recalibrado para 207 cv e se tornar a picape 4 cilindros mais forte do Brasil

Publicado em 24/06/2025 às 14:47
Motor da nova S10 2025: a picape 4 cilindros mais forte do Brasil
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O motor da nova S10 2025, com recalibração para 207 cv e 52 kgfm de torque, picape da Chevrolet foca em superar a Hilux, mas abre mão de tecnologias importantes

A Chevrolet S10 chegou à linha 2025 com uma missão clara: destronar a concorrência e se tornar a picape média com motor de quatro cilindros mais forte do Brasil. A principal arma para essa batalha é o motor da nova S10 2025, o conhecido 2.8 Duramax, que foi recalibrado para entregar mais potência e, crucialmente, mais torque que sua principal rival, a Toyota Hilux.

Lançada em abril de 2024, essa atualização de meio de ciclo trouxe não apenas mais força, mas também um interior completamente modernizado, um novo design e uma melhora surpreendente no conforto. No entanto, para manter o preço competitivo, a General Motors fez escolhas estratégicas, deixando de fora itens de tecnologia que já são padrão em outras picapes do segmento.

O que mudou no motor 2.8 Duramax?

O grande trunfo da picape está sob o capô. O motor da nova S10 2025 é uma evolução do consagrado 2.8 turbodiesel, mas com um novo gerenciamento eletrônico. Com isso, a potência subiu para 207 cv e o torque alcançou 52 kgfm, um número que a coloca no topo da categoria.

Contudo, a grande estrela da mudança é a nova transmissão automática de oito velocidades, que substitui a antiga de seis marchas. É ela que permite ao motor trabalhar de forma mais eficiente, otimizando tanto as acelerações quanto o consumo de combustível. A GM afirma que a nova unidade de controle do motor (ECU) possui uma “inteligência artificial” que gerencia os sistemas de forma mais rápida e precisa.

A nova S10 é mais rápida que a Hilux?

O motor da nova S10 2025 que foi recalibrado para 207 cv e se tornar a picape 4 cilindros mais forte do Brasil

A resposta curta é sim. A estratégia da Chevrolet foi focada em superar os números da concorrência, e ela conseguiu. A nova S10 acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, uma melhora de um segundo inteiro em relação ao modelo anterior.

Na “guerra do torque”, a vitória também é da S10. Seus 52 kgfm superam os 50,9 kgfm da Toyota Hilux, o que se traduz em mais força para o trabalho pesado e retomadas de velocidade mais vigorosas. Além da performance, a eficiência também melhorou: a marca divulga uma economia de combustível de até 13%, com médias que chegam a 11,4 km/l na estrada.

Muito além do motor da nova S10 2025, a revolução no conforto e no design

Se a força foi o objetivo, a melhora no conforto foi a grande surpresa da linha 2025. A Chevrolet recalibrou toda a suspensão, tornando a S10 uma das picapes mais confortáveis para dirigir no dia a dia, absorvendo muito melhor as irregularidades do asfalto.

O visual também foi completamente renovado na dianteira, que agora é inspirada na picape norte-americana Chevrolet Colorado. O interior representa um salto de geração, com destaque para o novo painel digital e a central multimídia MyLink de 11 polegadas com conexão sem fio. Na versão topo de linha High Country, o acabamento em couro de dois tons reforça a percepção de um veículo mais sofisticado.

O que ficou faltando? As concessões do projeto

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Para viabilizar tantas melhorias sem um aumento de preço proibitivo, a GM precisou fazer concessões. A mais sentida é a ausência de tecnologias de assistência ao motorista (ADAS) mais avançadas. O modelo não oferece o Piloto Automático Adaptativo (ACC), item já presente nas versões topo de linha da Hilux e da Ford Ranger.

Para os entusiastas do off-road, a falta do bloqueio do diferencial traseiro também é uma desvantagem. E o preço, que era um atrativo no lançamento (R$ 302.900 para a High Country), já sofreu reajustes significativos. Em junho de 2025, o valor da mesma versão já ultrapassa os R$ 334.000, o que torna a análise do custo-benefício ainda mais crucial para o comprador.

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Toni Sato
Toni Sato
25/06/2025 22:21

Boa noite.
Os freios traseiros poderiam sera disco como na Silverado e Trail Blazer né?
Poderia ter teto solar panorâmico como opcional né?

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Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

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