1. Inรญcio
  2. / Automotivo
  3. / O motor 1.4 TSI do novo SUV da Volkswagen em 2025 com propulsor de 150 cv que continua sendo o ponto forte do modelo
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentรกrios 5 comentรกrios

O motor 1.4 TSI do novo SUV da Volkswagen em 2025 com propulsor de 150 cv que continua sendo o ponto forte do modelo

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 23/06/2025 ร s 09:45
Novo SUV da Volkswagen: Por que o motor "antigo" do T-Cross 2025 รฉ sua arma secreta contra os rivais?
Novo SUV da Volkswagen: Por que o motor “antigo” do T-Cross 2025 รฉ sua arma secreta contra os rivais?
  • Reaรงรฃo
  • Reaรงรฃo
  • Reaรงรฃo
  • Reaรงรฃo
  • Reaรงรฃo
  • Reaรงรฃo
68 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Mesmo com um projeto de 2012, o motor 1.4 TSI de 150 cv se destaca pela confiabilidade e desempenho, tornando-se o ponto forte do novo SUV da Volkswagen T-Cross contra os problemas de Compass e o ritmo do Corolla Cross.

O Volkswagen T-Cross chega ร  linha 2025 com visual renovado e a missรฃo de se manter como o SUV mais vendido do Brasil. Em um mercado acirrado, a aposta da versรฃo topo de linha Highline continua a mesma: seu consagrado conjunto mecรขnico. Mas em um cenรกrio com rivais mais modernos, o motor 1.4 TSI ainda รฉ um diferencial competitivo? A resposta รฉ sim, e ele se tornou a principal arma do novo SUV da Volkswagen.

Enquanto concorrentes diretos como o Jeep Compass sofrem com relatos de problemas crรดnicos e o Toyota Corolla Cross oferece um desempenho mais contido, o T-Cross aposta naquilo que o consumidor mais valoriza apรณs a compra: a tranquilidade. Seu motor nรฃo รฉ o mais novo, mas รฉ o mais confiรกvel, e essa se tornou sua maior vantagem.

O histรณrico do motor 1.4 TSI de 150 cv

O motor que equipa o T-Cross Highline รฉ o 1.4 TSI da famรญlia EA211, um velho conhecido dos brasileiros. Lanรงado globalmente em 2012, ele ficou famoso por equipar carros de prestรญgio como o Golf e o Jetta, construindo uma sรณlida reputaรงรฃo de robustez e desempenho, muito diferente de seu problemรกtico antecessor (o EA111).

Com 150 cv de potรชncia e 25,5 kgf.m de torque, o segredo de sua agilidade estรก na entrega de forรงa. Todo o torque estรก disponรญvel a partir de baixรญssimas 1.400 rpm, o que garante respostas rรกpidas no trรขnsito e ultrapassagens seguras na estrada. Esse desempenho se traduz em uma aceleraรงรฃo de 0 a 100 km/h em apenas 8,6 segundos.

A confiabilidade do T-Cross contra os problemas dos concorrentes

O motor 1.4 TSI do novo SUV da Volkswagen em 2025 com propulsor de 150 cv que continua sendo o ponto forte do modelo, mesmo com rivais mais modernos chegando

A idade do projeto do 1.4 TSI se tornou seu maior trunfo. Enquanto o T-Cross oferece um histรณrico de confiabilidade, seus rivais enfrentam um cenรกrio diferente. O Jeep Compass, embora mais potente no papel com seus 185 cv, sofre com a mรก fama de seu motor T270. O problema mais notรณrio รฉ o consumo excessivo de รณleo, que gerou inรบmeras reclamaรงรตes de proprietรกrios e aรงรตes de serviรงo.

Do outro lado, o Toyota Corolla Cross aposta na reputaรงรฃo de durabilidade da marca. No entanto, seu motor 2.0 aspirado, com 175 cv, entrega um desempenho consideravelmente inferior e uma experiรชncia de conduรงรฃo menos emocionante que a do rival da Volkswagen, sendo uma escolha mais racional do que passional.

O que mudou no T-Cross 2025, o novo SUV da Volkswagen?

Para a linha 2025, o novo SUV da Volkswagen recebeu um facelift que buscou corrigir algumas de suas crรญticas. O design foi atualizado com farรณis e lanternas 100% em LED, e o interior ganhou materiais de toque macio no painel, melhorando a percepรงรฃo de qualidade.

No entanto, a cabine continua sendo um ponto polรชmico. O uso excessivo de plรกstico rรญgido em รกreas como o console central e as portas traseiras ainda รฉ alvo de crรญticas para um carro que custa quase R$ 180 mil. Alรฉm disso, seu porta-malas, com capacidade entre 373 e 420 litros, รฉ versรกtil, mas menor que o de alguns concorrentes diretos.

Quanto custa manter o lรญder de vendas em 2025?

O motor 1.4 TSI do novo SUV da Volkswagen em 2025 com propulsor de 150 cv que continua sendo o ponto forte do modelo, mesmo com rivais mais modernos chegando

O Volkswagen T-Cross Highline 2025 tem preรงo pรบblico sugerido de R$ 179.990. Um grande atrativo no custo de propriedade รฉ o programa “Revisรฃo de Sรฉrie”, que oferece as trรชs primeiras manutenรงรตes (atรฉ 30.000 km) gratuitamente.

Isso torna o custo inicial de posse do T-Cross muito competitivo. A partir da quarta revisรฃo, os custos se alinham com os da categoria, mas a economia inicial e a reputaรงรฃo de confiabilidade do conjunto mecรขnico, que tende a exigir menos reparos inesperados, sรฃo fatores importantes na decisรฃo de compra.

O motor do T-Cross ainda รฉ a melhor escolha?

A escolha entre os SUVs mais vendidos do Brasil se resume a uma decisรฃo de prioridades. O T-Cross nรฃo tem o acabamento mais luxuoso nem o motor mais potente do papel, mas oferece o melhor equilรญbrio para quem valoriza a experiรชncia ao volante.

O novo SUV da Volkswagen รฉ a escolha ideal para o motorista que busca desempenho รกgil e, acima de tudo, a paz de espรญrito de um conjunto mecรขnico testado e aprovado ao longo de uma dรฉcada. Ele se posiciona de forma inteligente, oferecendo uma conduรงรฃo mais emocionante que a do Corolla Cross e uma confiabilidade muito superior ร  do Jeep Compass, provando que, no mercado brasileiro, um bom motor “antigo” pode ser a melhor novidade.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase โ€œAcesse o CPG Click Petrรณleo e Gรกs com menos anรบnciosโ€ em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: โ€œApp leve, notรญcias personalizadas, comentรกrios, currรญculos e muito maisโ€. No rodapรฉ, รญcones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
5 Comentรกrios
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentรกrios
Abalen Abirached
Abalen Abirached
29/06/2025 19:46

Os impostos no paรญs freiam o consumo e sem consumo o capitalismo fica capenga. E depois com pouca arrecadaรงรฃo mais impostos e novamente menos consumo, menos comรฉrcio, menos indรบstrias, menos distribuiรงรฃo de renda e no final mais misรฉria, menos saรบde e seguranรงa pรบblica. No lugar de ganhar muito de poucos seria melhor ganhar mais de muitos, arrecadando mais e promovendo distribuiรงรฃo de renda. O T Cross na faixa de 120 mil venderia o dobro e haveria uma maior atualizaรงรฃo da frota do paรญs…

Carlos Pereira
Carlos Pereira
25/06/2025 23:21

Bom carro, mas para nosso mercado de consumo muito caro, pelos benefรญcios que proporciona, pouca tecnologia perante seu valor!!! Precisamos de carros mais tecnolรณgicos e com custo mais acessรญvel no Brasil!!!

Fabio
Fabio
25/06/2025 14:29

Miriam Leitรฃo da VWB?

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovaรงรฃo, petrรณleo e gรกs. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineraรงรฃo Brasil e Obras Construรงรฃo Civil. Sugestรฃo de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adorarรญamos sua opniรฃo sobre esse assunto, comente!x