Mesmo com um projeto de 2012, o motor 1.4 TSI de 150 cv se destaca pela confiabilidade e desempenho, tornando-se o ponto forte do novo SUV da Volkswagen T-Cross contra os problemas de Compass e o ritmo do Corolla Cross.
O Volkswagen T-Cross chega à linha 2025 com visual renovado e a missão de se manter como o SUV mais vendido do Brasil. Em um mercado acirrado, a aposta da versão topo de linha Highline continua a mesma: seu consagrado conjunto mecânico. Mas em um cenário com rivais mais modernos, o motor 1.4 TSI ainda é um diferencial competitivo? A resposta é sim, e ele se tornou a principal arma do novo SUV da Volkswagen.
Enquanto concorrentes diretos como o Jeep Compass sofrem com relatos de problemas crônicos e o Toyota Corolla Cross oferece um desempenho mais contido, o T-Cross aposta naquilo que o consumidor mais valoriza após a compra: a tranquilidade. Seu motor não é o mais novo, mas é o mais confiável, e essa se tornou sua maior vantagem.
O histórico do motor 1.4 TSI de 150 cv
O motor que equipa o T-Cross Highline é o 1.4 TSI da família EA211, um velho conhecido dos brasileiros. Lançado globalmente em 2012, ele ficou famoso por equipar carros de prestígio como o Golf e o Jetta, construindo uma sólida reputação de robustez e desempenho, muito diferente de seu problemático antecessor (o EA111).
-
Turistas terão que pagar caução equivalente a um carro popular para entrar nos EUA, anuncia governo americano
-
A muralha de pedra de 118 km e torres imponentes que separou os romanos dos povos do norte por 300 anos
-
CEO da Ford, Jim Farley, nomeia as duas marcas da China com as quais ele mais se preocupa:
-
Fiat Toro 2026 muda de nome para TD450, traz motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, adota freio eletrônico e visual inspirado no Grande Panda
Com 150 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque, o segredo de sua agilidade está na entrega de força. Todo o torque está disponível a partir de baixíssimas 1.400 rpm, o que garante respostas rápidas no trânsito e ultrapassagens seguras na estrada. Esse desempenho se traduz em uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,6 segundos.
A confiabilidade do T-Cross contra os problemas dos concorrentes
A idade do projeto do 1.4 TSI se tornou seu maior trunfo. Enquanto o T-Cross oferece um histórico de confiabilidade, seus rivais enfrentam um cenário diferente. O Jeep Compass, embora mais potente no papel com seus 185 cv, sofre com a má fama de seu motor T270. O problema mais notório é o consumo excessivo de óleo, que gerou inúmeras reclamações de proprietários e ações de serviço.
Do outro lado, o Toyota Corolla Cross aposta na reputação de durabilidade da marca. No entanto, seu motor 2.0 aspirado, com 175 cv, entrega um desempenho consideravelmente inferior e uma experiência de condução menos emocionante que a do rival da Volkswagen, sendo uma escolha mais racional do que passional.
O que mudou no T-Cross 2025, o novo SUV da Volkswagen?
Para a linha 2025, o novo SUV da Volkswagen recebeu um facelift que buscou corrigir algumas de suas críticas. O design foi atualizado com faróis e lanternas 100% em LED, e o interior ganhou materiais de toque macio no painel, melhorando a percepção de qualidade.
No entanto, a cabine continua sendo um ponto polêmico. O uso excessivo de plástico rígido em áreas como o console central e as portas traseiras ainda é alvo de críticas para um carro que custa quase R$ 180 mil. Além disso, seu porta-malas, com capacidade entre 373 e 420 litros, é versátil, mas menor que o de alguns concorrentes diretos.
Quanto custa manter o líder de vendas em 2025?
O Volkswagen T-Cross Highline 2025 tem preço público sugerido de R$ 179.990. Um grande atrativo no custo de propriedade é o programa “Revisão de Série”, que oferece as três primeiras manutenções (até 30.000 km) gratuitamente.
Isso torna o custo inicial de posse do T-Cross muito competitivo. A partir da quarta revisão, os custos se alinham com os da categoria, mas a economia inicial e a reputação de confiabilidade do conjunto mecânico, que tende a exigir menos reparos inesperados, são fatores importantes na decisão de compra.
O motor do T-Cross ainda é a melhor escolha?
A escolha entre os SUVs mais vendidos do Brasil se resume a uma decisão de prioridades. O T-Cross não tem o acabamento mais luxuoso nem o motor mais potente do papel, mas oferece o melhor equilíbrio para quem valoriza a experiência ao volante.
O novo SUV da Volkswagen é a escolha ideal para o motorista que busca desempenho ágil e, acima de tudo, a paz de espírito de um conjunto mecânico testado e aprovado ao longo de uma década. Ele se posiciona de forma inteligente, oferecendo uma condução mais emocionante que a do Corolla Cross e uma confiabilidade muito superior à do Jeep Compass, provando que, no mercado brasileiro, um bom motor “antigo” pode ser a melhor novidade.
Os impostos no país freiam o consumo e sem consumo o capitalismo fica capenga. E depois com pouca arrecadação mais impostos e novamente menos consumo, menos comércio, menos indústrias, menos distribuição de renda e no final mais miséria, menos saúde e segurança pública. No lugar de ganhar muito de poucos seria melhor ganhar mais de muitos, arrecadando mais e promovendo distribuição de renda. O T Cross na faixa de 120 mil venderia o dobro e haveria uma maior atualização da frota do país…
Bom carro, mas para nosso mercado de consumo muito caro, pelos benefícios que proporciona, pouca tecnologia perante seu valor!!! Precisamos de carros mais tecnológicos e com custo mais acessível no Brasil!!!
Miriam Leitão da VWB?