Mesmo com um projeto de 2012, o motor 1.4 TSI de 150 cv se destaca pela confiabilidade e desempenho, tornando-se o ponto forte do novo SUV da Volkswagen T-Cross contra os problemas de Compass e o ritmo do Corolla Cross.
O Volkswagen T-Cross chega ร linha 2025 com visual renovado e a missรฃo de se manter como o SUV mais vendido do Brasil. Em um mercado acirrado, a aposta da versรฃo topo de linha Highline continua a mesma: seu consagrado conjunto mecรขnico. Mas em um cenรกrio com rivais mais modernos, o motor 1.4 TSI ainda รฉ um diferencial competitivo? A resposta รฉ sim, e ele se tornou a principal arma do novo SUV da Volkswagen.
Enquanto concorrentes diretos como o Jeep Compass sofrem com relatos de problemas crรดnicos e o Toyota Corolla Cross oferece um desempenho mais contido, o T-Cross aposta naquilo que o consumidor mais valoriza apรณs a compra: a tranquilidade. Seu motor nรฃo รฉ o mais novo, mas รฉ o mais confiรกvel, e essa se tornou sua maior vantagem.
O histรณrico do motor 1.4 TSI de 150 cv
O motor que equipa o T-Cross Highline รฉ o 1.4 TSI da famรญlia EA211, um velho conhecido dos brasileiros. Lanรงado globalmente em 2012, ele ficou famoso por equipar carros de prestรญgio como o Golf e o Jetta, construindo uma sรณlida reputaรงรฃo de robustez e desempenho, muito diferente de seu problemรกtico antecessor (o EA111).
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Com 150 cv de potรชncia e 25,5 kgf.m de torque, o segredo de sua agilidade estรก na entrega de forรงa. Todo o torque estรก disponรญvel a partir de baixรญssimas 1.400 rpm, o que garante respostas rรกpidas no trรขnsito e ultrapassagens seguras na estrada. Esse desempenho se traduz em uma aceleraรงรฃo de 0 a 100 km/h em apenas 8,6 segundos.
A confiabilidade do T-Cross contra os problemas dos concorrentes
A idade do projeto do 1.4 TSI se tornou seu maior trunfo. Enquanto o T-Cross oferece um histรณrico de confiabilidade, seus rivais enfrentam um cenรกrio diferente. O Jeep Compass, embora mais potente no papel com seus 185 cv, sofre com a mรก fama de seu motor T270. O problema mais notรณrio รฉ o consumo excessivo de รณleo, que gerou inรบmeras reclamaรงรตes de proprietรกrios e aรงรตes de serviรงo.
Do outro lado, o Toyota Corolla Cross aposta na reputaรงรฃo de durabilidade da marca. No entanto, seu motor 2.0 aspirado, com 175 cv, entrega um desempenho consideravelmente inferior e uma experiรชncia de conduรงรฃo menos emocionante que a do rival da Volkswagen, sendo uma escolha mais racional do que passional.
O que mudou no T-Cross 2025, o novo SUV da Volkswagen?
Para a linha 2025, o novo SUV da Volkswagen recebeu um facelift que buscou corrigir algumas de suas crรญticas. O design foi atualizado com farรณis e lanternas 100% em LED, e o interior ganhou materiais de toque macio no painel, melhorando a percepรงรฃo de qualidade.
No entanto, a cabine continua sendo um ponto polรชmico. O uso excessivo de plรกstico rรญgido em รกreas como o console central e as portas traseiras ainda รฉ alvo de crรญticas para um carro que custa quase R$ 180 mil. Alรฉm disso, seu porta-malas, com capacidade entre 373 e 420 litros, รฉ versรกtil, mas menor que o de alguns concorrentes diretos.
Quanto custa manter o lรญder de vendas em 2025?
O Volkswagen T-Cross Highline 2025 tem preรงo pรบblico sugerido de R$ 179.990. Um grande atrativo no custo de propriedade รฉ o programa “Revisรฃo de Sรฉrie”, que oferece as trรชs primeiras manutenรงรตes (atรฉ 30.000 km) gratuitamente.
Isso torna o custo inicial de posse do T-Cross muito competitivo. A partir da quarta revisรฃo, os custos se alinham com os da categoria, mas a economia inicial e a reputaรงรฃo de confiabilidade do conjunto mecรขnico, que tende a exigir menos reparos inesperados, sรฃo fatores importantes na decisรฃo de compra.
O motor do T-Cross ainda รฉ a melhor escolha?
A escolha entre os SUVs mais vendidos do Brasil se resume a uma decisรฃo de prioridades. O T-Cross nรฃo tem o acabamento mais luxuoso nem o motor mais potente do papel, mas oferece o melhor equilรญbrio para quem valoriza a experiรชncia ao volante.
O novo SUV da Volkswagen รฉ a escolha ideal para o motorista que busca desempenho รกgil e, acima de tudo, a paz de espรญrito de um conjunto mecรขnico testado e aprovado ao longo de uma dรฉcada. Ele se posiciona de forma inteligente, oferecendo uma conduรงรฃo mais emocionante que a do Corolla Cross e uma confiabilidade muito superior ร do Jeep Compass, provando que, no mercado brasileiro, um bom motor “antigo” pode ser a melhor novidade.
Os impostos no paรญs freiam o consumo e sem consumo o capitalismo fica capenga. E depois com pouca arrecadaรงรฃo mais impostos e novamente menos consumo, menos comรฉrcio, menos indรบstrias, menos distribuiรงรฃo de renda e no final mais misรฉria, menos saรบde e seguranรงa pรบblica. No lugar de ganhar muito de poucos seria melhor ganhar mais de muitos, arrecadando mais e promovendo distribuiรงรฃo de renda. O T Cross na faixa de 120 mil venderia o dobro e haveria uma maior atualizaรงรฃo da frota do paรญs…
Bom carro, mas para nosso mercado de consumo muito caro, pelos benefรญcios que proporciona, pouca tecnologia perante seu valor!!! Precisamos de carros mais tecnolรณgicos e com custo mais acessรญvel no Brasil!!!
Miriam Leitรฃo da VWB?