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O insano Túnel Transatlântico ‘impossível’ de US$ 20 trilhões que ligaria o Reino Unido aos Estados Unidos em apenas 54 minutos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 06/12/2024 às 19:55
Túnel Transatlântico

Um conceito revolucionário propõe a construção de um túnel transatlântico avaliado em US$ 20 trilhões, capaz de conectar o Reino Unido aos Estados Unidos em menos de uma hora.

A ideia de um túnel ligando o Reino Unido aos Estados Unidos através do Oceano Atlântico soa como algo saído diretamente de um filme de ficção científica. Porém, esse conceito já foi explorado por engenheiros, visionários e sim, até em um filme, sendo ele chamado “Túnel Transatlântico” (ou “The Tunnel”, título original em inglês)

A trama se passa em um futuro idealista, onde um grupo de engenheiros e visionários se propõe a construir um túnel sob o Oceano Atlântico, ligando a Europa aos Estados Unidos.

A construção do túnel é vista como uma solução para unir continentes e promover a paz mundial. No entanto, o projeto monumental enfrenta desafios imensos, incluindo crises financeiras, desastres naturais e dilemas pessoais que testam os limites da determinação humana.

Apesar de ser fascinante em teoria, os desafios tecnológicos, financeiros e práticos tornam esse projeto um sonho quase impossível, para fizer o mínimo. Vamos explorar os detalhes dessa proposta ambiciosa.

O conceito de um túnel transatlântico

A ideia central de um túnel transatlântico seria conectar a Europa e a América do Norte por meio de uma gigantesca estrutura submarina.

Em vez de voar, passageiros e mercadorias poderiam cruzar o Atlântico em trens de alta velocidade que viajariam a velocidades de até 1.600 km/h.

Algumas propostas teóricas sugerem o uso de túneis pressurizados fixados ao fundo do oceano ou até mesmo tubos flutuantes submersos a grandes profundidades para evitar os efeitos de tempestades e ondas.

Custo e desafios financeiros

Estimar o custo de uma obra dessa magnitude é um desafio em si. Especialistas apontam valores que variam de US$ 15 trilhões a US$ 20 trilhões, dependendo do método de construção, dos materiais utilizados e da rota exata. Para colocar esses números em perspectiva:

  • O Eurotúnel, que conecta o Reino Unido à França, custou cerca de US$ 15 bilhões em valores ajustados. E ele tem apenas 50 km de extensão, em comparação com os 5.000 a 6.000 km necessários para cruzar o Atlântico.
  • O custo de manutenção também seria monumental, considerando os riscos de corrosão, pressão extrema e movimentos geológicos no fundo do oceano.

Além disso, o tempo necessário para recuperar o investimento seria absurdamente longo. Mesmo que a demanda de passageiros e cargas fosse alta, as tarifas precisariam ser acessíveis para competir com os voos transatlânticos, que hoje custam entre US$ 300 e US$ 1.500. Isso tornaria a viabilidade econômica do túnel altamente questionável.

Desafios tecnológicos

Construir um túnel submarino dessa escala enfrentaria obstáculos técnicos sem precedentes:

  • Pressão e profundidade: O Oceano Atlântico atinge profundidades de até 5.000 metros. Estruturas precisariam resistir a pressões colossais por milhares de quilômetros.
  • Riscos geológicos: A movimentação das placas tectônicas e a atividade sísmica no fundo do oceano representam riscos permanentes.
  • Materiais: Seriam necessários avanços significativos em materiais capazes de suportar corrosão, pressão e o desgaste ao longo de décadas.

Além disso, tecnologias para construir e operar um sistema de transporte eficiente em longas distâncias, com velocidades superiores a aviões comerciais, ainda não estão totalmente desenvolvidas.

Alternativas existentes

O transporte aéreo continua sendo a maneira mais eficiente de cruzar o Atlântico. Voos comerciais são rápidos, acessíveis e amplamente disponíveis. Para que um túnel fosse competitivo, ele precisaria oferecer vantagens significativas, como:

  • Maior eficiência energética.
  • Maior conforto e conveniência para passageiros.
  • Velocidades muito superiores às dos aviões atuais.

Impacto ambiental

Apesar dos desafios financeiros e tecnológicos, um túnel transatlântico poderia ter um impacto ambiental positivo se fosse alimentado por fontes de energia limpa. Ele poderia reduzir significativamente as emissões de carbono associadas ao transporte aéreo.

No entanto, o impacto ambiental da construção em si, especialmente no fundo do oceano, também precisaria ser cuidadosamente avaliado.

Por enquanto, um túnel transatlântico permanece no domínio das ideias futuristas. Os custos exorbitantes, as barreiras tecnológicas e a competição com alternativas existentes tornam o projeto inviável no momento.

Contudo, avanços em engenharia, materiais e energia limpa podem, no futuro, tornar essa visão menos utópica. Até lá, cruzar o Atlântico continuará sendo algo reservado aos céus – e não ao fundo do mar.

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Mariza cândida dos Santos
Mariza cândida dos Santos
13/12/2024 07:16

Gostei Gostei! É um projeto insano, porém não impossível. Coisas mais impossíves os seres humanos já fizeram que foi desmatar e
Poluir rios e oceanos.construir ,é uma definição de propósito basta querer que o
Imaginário acontece.

Helber
Helber
Em resposta a  Mariza cândida dos Santos
13/12/2024 18:08

Tomara que esse túnel não atormente a vidas dos inocentes animais do oceano. Dificilmente não atrapalhará…!
É preciso muito estudo e boas intenções para que isso não aconteça. Isso depende muito das pessoas responsáveis: se querem apenas lucro (o que seria um desastre para o oceano) ou se também pensam no bem-estar dos animais. Tem que haver pessoas bem intencionadas.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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