MENU
Menu
Início O gigante do petróleo brasileiro Petrobras deixa de vez a Argentina para concentrar esforços na extração de hidrocarbonetos no pré-sal de São Paulo e Rio de Janeiro

O gigante do petróleo brasileiro Petrobras deixa de vez a Argentina para concentrar esforços na extração de hidrocarbonetos no pré-sal de São Paulo e Rio de Janeiro

23 de dezembro de 2022 às 12:33
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
petrobras - hidrocarbonetos 0 Rio de Janeiro - São Paulo - petróleo - emprego - vagas
Petrobras põe a venda sua subsidiária na Argentina – Imagem Petrobras

Petrobras concentra cada vez mais seus recursos em ativos de classe mundial em águas profundas e ultra-profundas e coloca à venda sua subsidiária integral na Argentina

Vai completamente! Petrobras vende sua participação no gás patagônico e completa a saída após a compra da Mindlin. Petrobras voltou a mover as peças e procura um comprador para a participação que lhe resta num projecto patagónico de extracção de gás, após a venda quase completa dos seus activos há mais de 6 anos.

O gigante do petróleo brasileiro notificou o regulador de valores mobiliários de São Paulo que procurará comprador para sua porção de 33,6 por cento no projeto Rio Neuquén que até agora vinha compartilhando com a YPF e a Pampa Energia.

Artigos recomendados

A decisão da Petrobras representa a saída total da Argentina, processo que começou em maio de 2016 com a venda da Pampa Energia, controlada por Marcelo Mindlin, de estações de gasolina, uma refinaria e outros negócios por um valor superior a 890 milhões de dólares.

Desde 2020 a Petrobras tem encerrado negócios em vários países da América Latina como Argentina, Colômbia e Uruguai.

Ao argumentar este novo movimento, a Petrobras observou que visa “otimizar” sua carteira de ativos de classe mundial em águas profundas e ultra-profundas. Esta venda a ser concretizada soma-se a um plano de desinvestimentos em vários países da América Latina desde 2020, principalmente com fechamento de escritórios e outros negócios da companhia petrolífera na mesma Argentina, Colômbia e Uruguai.

Vale lembrar que este ano, a Petrobras também anunciou a venda de ativos da Petrobras Colombia Combustibles, distribuidor com 124 pontos de venda. Com o encerramento destas operações na América do Sul e Londres, o objectivo da Petrobras é reduzir as despesas em pelo menos 13,5 milhões de dólares.

O plano de negócios estabelecido pela cúpula da Petrobras propõe concentrar os esforços operacionais da companhia petrolífera na extração de hidrocarbonetos na bacia pré-s sal em frente aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A história da petroleira brasileira no país vizinho

No projeto Rio Neuquén, a Petrobras chegou a explorar 16 poços e faturar 250 milhões de dólares. Além de sua venda de 2016 à Pampa Energía, a companhia petrolífera brasileira concretizou o fechamento de escritórios em Buenos Aires durante dezembro de 2020. Naquela época, a empresa garantiu que concentraria suas operações comerciais fora do Brasil nos Estados Unidos, Holanda e Cingapura.

Tal decisão envolveu o fim da história administrativa da empresa no país. A Petrobras desembarcou na Argentina em 2002 com a compra da PeCom Energia, pela qual pagou pouco mais de 1.100 milhões de dólares.

Apenas alguns anos depois, em 2010, vendeu a refinaria de San Lorenzo, localizada em Santa Fe, e 345 estações de serviço a Cristóbal López, por US$ 110 milhões, a que passou a ser chamada de Oil Combustibles.

Estatal e uma saída com polêmica

Em novembro de 2020, a iProfesional disse que a Pampa Energía processou a Petrobras perante o Tribunal de Comércio Internacional por “omissões fraudulentas” na operação de transferência.

A apresentação do grupo que lidera a Mindlin teve a ver com suspeitas em certas operações de exportação, no âmbito do contrato de compra e venda das ações da Petrobras Argentina (PESA)

Em julho do ano passado, e após novas acusações de alegada manipulação de livros contábeis, a companhia petrolífera teve que enfrentar um julgamento de 730 milhões de dólares que em primeira instância teve um resultado a favor da Petrobras.

A Justiça na Argentina, através de uma decisão em primeira instância, resolveu que a Petrobras não é judiciável no país em virtude da aplicação da lei 24.488. Este quadro estabelece que não pode ser submetido a julgamento a um estado soberano, condição que se aplica a estatal enquanto a maioria acionista da empresa está nas mãos do estado do Brasil.

Vagas de emprego no Estaleiro Brasfels: profissionais com e sem experiência na construção naval são convocados para trabalhar em obras de construção de plataformas offshore da Petrobras

Keppel fatura contrato bilionário da Petrobras para a construção da plataforma P-83 que vai operar em Búzios – o maior campo de petróleo do mundo; obras serão realizadas em estaleiros do Brasil, China e Singapura

De acordo com o informe da Petrobras, a construção da P-83 será realizada em estaleiros de Singapura, China e Brasil, e atingirá o percentual de conteúdo local de 25% e muitos empregos serão gerados no estaleiro de Angra dos Reis. Sua produção está prevista para 2027 e contribuirá para ampliar a capacidade instalada do campo, dos atuais 600 mil bpd para 2 milhões bpd.

Inscrição: os interessados podem conferir todas as vagas de emprego disponíveis pelo Estaleiro Brasfels e cadastrar o currículo, diretamente no site da empresa, NESTE LINK.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR