Buracos e rachaduras no asfalto podem estar com os dias contados. Uma inovação desenvolvida no Reino Unido utiliza grafeno — material 200 vezes mais resistente que o aço — para criar pavimentos mais duráveis e flexíveis, capazes de suportar variações de temperatura e tráfego intenso sem se degradar rapidamente
Os buracos nas ruas são um problema universal, que afeta motoristas em todo o mundo. Porém, uma nova tecnologia britânica pode representar o fim desse transtorno. O segredo está em um material reforçado com grafeno, uma das substâncias mais fortes já conhecidas pela ciência.
Tecnologia testada em estradas britânicas
No Reino Unido, o novo tipo de asfalto tem apresentado resultados muito promissores em comparação com o modelo tradicional.
Segundo reportagem da BBC, um conselho local declarou estar “muito encorajado” com o desempenho do material, após os primeiros testes realizados.
-
Com câmera de 50 MP, bateria de 5.000 mAh e preço equivalente a R$ 1.399, o Galaxy M17 5G chega para rivalizar com o Redmi Note 13, Moto G85 e Realme 12x no mercado intermediário global
-
Drone de entrega que voa a 90 km/h promete revolucionar os negócios em São Paulo e em todo o Brasil
-
Terra cruza limite crítico do CO₂ em 2024, e ONU adverte que a falta de ação na COP 30 pode selar o destino climático das próximas gerações
-
Xiaomi dá passo ousado e anuncia data do lançamento do Redmi Note 15 Pro+, 1º intermediário capaz de enviar mensagens via satélite
Assim como no Brasil, as estradas britânicas são compostas por uma mistura de pedras e betume. A diferença, agora, está no reforço de grafeno, que torna o pavimento mais resistente às variações de temperatura e ao tráfego intenso.
Asfalto mais caro, mas muito mais durável
Em 2022, a Essex Highways aplicou o asfalto com grafeno na A1016, em Chelmsford. O material foi desenvolvido pela empresa britânica Eurovia, que buscava maneiras de aprimorar o pavimento tradicional.
“Quando encontramos um aditivo de grafeno — uma forma fina, forte e flexível de carbono — que poderíamos misturar ao asfalto laminado quente, a Essex Highways aceitou ser a primeira a testá-lo”, afirmou o diretor da empresa, Paul Goosey, em entrevista à BBC.
Apesar do custo mais elevado, o ganho de durabilidade é considerável. A BBC informa que o material aprimorado custa £ 2,50 (cerca de R$ 18,26) por metro quadrado a mais do que o asfalto padrão, mas a expectativa é de que ele dure muito mais tempo.
O que torna o grafeno tão resistente
De acordo com o Mundo Educação, o grafeno é obtido pela extração de camadas superficiais do grafite, um material abundante na natureza.
Ele é considerado o material mais resistente já descoberto, suportando pressões de até 130 gigapascal (130 × 10⁹ Pa).
Essa combinação de leveza, flexibilidade e força faz do grafeno um potencial aliado para o futuro das estradas em todo o mundo.
Com informações de Correio Braziliense.