Um forte rumor de mercado indica que a Honda pode simplificar sua linha trail, substituindo o motor da XRE 190 para otimizar custos e se adequar a novas regras ambientais
A Honda XRE 190, um dos modelos mais desejados da linha de baixa cilindrada da marca, pode estar com os dias contados — pelo menos como a conhecemos. Um forte rumor de mercado indica que a Honda planeja substituir seu motor de 190cc pelo consagrado propulsor de 160cc da NXR Bros. Essa mudança, especulada para acontecer por volta de 2026, não seria um mero ajuste, mas uma decisão estratégica impulsionada por custos, novas leis ambientais e um precedente que já se provou um sucesso.
Quatro fatores principais alimentam essa especulação e tornam a unificação da plataforma de baixa cilindrada da Honda quase inevitável: a enorme diferença de vendas entre a Bros e a XRE 190, a pressão das novas regras de emissões, a estratégia global da marca e, principalmente, um precedente de sucesso criado com a sua irmã maior, a Sahara 300.
O cenário atual: a gigante Bros 160 contra a XRE 190 de nicho
Para entender a lógica por trás do rumor, basta olhar os números de vendas. A NXR 160 Bros é um fenômeno comercial, figurando consistentemente entre as motos mais vendidas do Brasil, com emplacamentos que frequentemente superam as 17.000 unidades por mês. Em contrapartida, a Honda XRE 190 atende a um nicho de mercado muito menor e raramente aparece no ranking das dez mais vendidas.
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Tecnicamente, os modelos são muito parecidos. Ambos usam o mesmo chassi e suspensões. A diferença está no motor, com a XRE 190 oferecendo cerca de 12% a mais de potência e 14% a mais de torque. No entanto, para muitos consumidores, essa pequena vantagem não justifica a diferença de preço, que pode chegar a mais de R$ 3.000 nas concessionárias.
A conta que não fecha, como a lei ambiental PROMOT M5 ameaça o motor 190cc
O principal fator que acelera essa decisão é a regulamentação ambiental. O Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos (PROMOT M5) se tornará ainda mais rígido a partir de 2027, quando todas as motos produzidas no Brasil deverão ter o complexo sistema de diagnóstico a bordo OBD-M2.
O desenvolvimento e a homologação desse sistema são caros. Para a Honda, faz todo sentido diluir esse custo nas centenas de milhares de unidades do motor 160cc vendidas anualmente. Fazer o mesmo investimento para o motor da Honda XRE 190, que tem um volume de vendas muito menor, resultaria em um custo por unidade proibitivo, tornando o modelo ainda menos competitivo.
A estratégia global da Honda, unificar para simplificar e reduzir custos
A pressão pela mudança também vem de dentro. A estratégia global da Honda Motor Co. é clara: utilizar plataformas unificadas para aumentar a eficiência e reduzir custos de produção. Manter uma linha de montagem e uma cadeia de suprimentos de peças exclusivas para um motor de nicho, como o de 190cc, vai na contramão dessa diretriz mundial. A simplificação da linha no Brasil alinharia a operação local com a visão da matriz japonesa.
Um ‘spoiler’ do futuro, o que o fim da XRE 300 nos diz sobre a 190
A prova mais contundente de que a Honda está disposta a fazer essa mudança já aconteceu. No final de 2023, a marca descontinuou a icônica XRE 300, um modelo com uma legião de fãs. Em seu lugar, lançou a nova Sahara 300, que abandonou o motor antigo e adotou o propulsor mais moderno da CB 300F Twister.
Essa foi uma clara e bem-sucedida manobra de consolidação de plataforma. A Honda provou que a marca “XRE” é mais forte que um motor específico e que o mercado aceita essa racionalização. O sucesso da Sahara 300, que rapidamente entrou na lista das mais vendidas, serve como um roteiro e valida a aplicação da mesma lógica para a Honda XRE 190.
Design e ABS são mais importantes que o motor?
A análise de discussões em fóruns e no Reddit revela um ponto interessante. Embora o desempenho extra do motor 190cc seja um fator, muitos compradores da Honda XRE 190 são mais atraídos pelo design superior e, principalmente, pela segurança do freio ABS de série, que é opcional na Bros.
Essa percepção dos donos é a chave para o futuro da moto. Fica claro que a identidade da XRE 190 está mais ligada ao seu visual imponente e itens de segurança do que aos 30cc a mais. Isso abre um caminho claro para a Honda: criar uma ‘XRE 160’ que mantenha o design e o ABS de série seria a jogada perfeita para simplificar a produção sem perder um produto aspiracional e lucrativo.
Já tive uma 190, Ótima moto! Agora em 2025 comprei uma 160 que decepção! Motor não vai que diferença! Em 2026 vou adquirir outra XRE190 se não tiver nova compro usado mesmo.
O texto não me convenceu a retirar o motor 190. Penso que (inclusive) deveria ter também uma street com o mesmo motor 190.. motivo? Reforçar as opções no line up onde mais vende motos. A Honda estaria sem um degrau entre a entrada, 160, e a subida para as 300.. assim como tem concorrentes com 200 cc no mercado.
Quando substituíram a XRE 300 pela Samara foi um tiro no pé