Após uma reforma milionária em 2025, o ícone soteropolitano e primeiro elevador público do planeta continua sendo o coração vertical da cidade, transportando milhares de pessoas por dia entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta.
Poucas estruturas definem tão bem uma cidade quanto o Elevador Lacerda em Salvador. Mais do que um dos cartões-postais mais famosos do Brasil, ele é uma artéria vital, um monumento em movimento que, há mais de 150 anos, cumpre a missão de conectar dois mundos separados por uma muralha de pedra de 72 metros.
Sua história é uma fascinante mistura de inovação, controvérsia e resiliência. Em 2025, após sua mais completa reforma, o Elevador Lacerda em Salvador não é apenas uma peça de museu; ele continua em plena operação como um transporte público essencial, unindo o passado e o futuro da primeira capital do Brasil.
Como a geografia de Salvador deu origem ao elevador
No século XIX, Salvador era uma cidade dividida. Na Cidade Baixa ficava o porto e o comércio. Na Cidade Alta, a sede do governo e as casas da elite. Vencer a ladeira íngreme que separava os dois níveis era uma tarefa exaustiva. Foi para resolver esse problema que o empresário Antônio de Lacerda idealizou a construção de um elevador.
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A obra, um feito de engenharia para a época, começou em 1869 e foi inaugurada em 8 de dezembro de 1873. Em seu início, era chamado de Elevador Hydraulico da Conceição da Praia. O financiamento veio do pai de Antônio, um rico comerciante cujo capital, segundo registros históricos da época, também tinha origem no comércio de pessoas escravizadas, um paradoxo que marca a complexa história do monumento.
A cara de Salvador: A grande reforma de 1930 que deu ao elevador seu estilo Art Deco
A imagem icônica que conhecemos hoje nasceu de uma grande transformação em 1930. A estrutura de ferro original ganhou a companhia de uma segunda torre de concreto, e sua altura foi elevada para os atuais 72 metros. O número de cabines dobrou de duas para quatro, e todo o conjunto foi revestido com a estética moderna e elegante do Art Deco.
Essa reforma não foi apenas técnica; foi um ato que consolidou o Elevador Lacerda em Salvador como um símbolo de progresso. A escolha do Art Deco, o estilo da vanguarda da época, transformou o elevador em um dos cartões-postais mais reconhecidos do Brasil e do mundo.
A grande reforma que modernizou o elevador em 2025
Para garantir sua relevância no século XXI, o elevador passou por sua mais completa requalificação. Após dez meses fechado, foi reinaugurado em 25 de fevereiro de 2025. Com um investimento de cerca de R$ 15 milhões, o projeto trouxe o monumento para a era moderna.
As quatro cabines foram substituídas por modelos novos, climatizados com ar-condicionado e com acabamento mais sofisticado. Um novo motor de resgate foi instalado, aumentando a segurança, e toda a parte elétrica e hidráulica foi renovada. A fachada foi completamente restaurada, resgatando a aparência da reforma de 1930, e as varandas laterais foram reabertas ao público, devolvendo a vista panorâmica da Baía de Todos-os-Santos.
Transporte para milhares e a nova tarifa de 2025
Apesar de ser um ponto turístico, a principal função do Elevador Lacerda em Salvador sempre foi o transporte público. Ele chega a transportar cerca de 28.000 pessoas por dia, sendo um modal essencial para milhares de trabalhadores.
Com a reforma de 2025, o modelo de cobrança mudou para se tornar mais justo e sustentável. A antiga tarifa de R$ 0,15 foi extinta. Agora, o acesso é gratuito para todos os moradores que utilizam o SalvadorCard, o cartão do transporte público da cidade. Para turistas e usuários ocasionais, foi instituída uma nova tarifa de R$ 1,00, garantindo que o monumento possa gerar receita para sua própria manutenção sem onerar o cidadão local.
O tombamento pelo IPHAN e o pioneirismo mundial
O valor histórico do elevador foi oficialmente reconhecido em 7 de dezembro de 2006, quando foi tombado pelo IPHAN. O órgão destacou não apenas sua importância como marco da engenharia, mas também seu valor artístico e seu papel na vida social e econômica de Salvador.
Seu pioneirismo também é inquestionável. Para se ter uma ideia, o famoso Elevador de Santa Justa, em Lisboa, só foi inaugurado em 1902. O Elevador Lacerda em Salvador o antecede em quase 29 anos, o que o consolida, de fato, como o primeiro elevador urbano de serviço público do mundo.