Com desempenho de superesportivo, acabamento premium e preço competitivo, o modelo elétrico da Geely chega para incomodar o segmento de luxo.
O Zeekr 001 é um carro chinês que chegou para surpreender o mercado. Lançado em 2021, a Zeekr pertence ao grupo Geely, o mesmo dono da Volvo. Seu objetivo é ousado: competir diretamente com o Porsche Taycan. E ele chega perto. Em testes, o modelo fez de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, um número impressionante que o coloca como um rival de peso no cenário dos elétricos de luxo.
A silhueta shooting brake que impressiona
A primeira impressão do Zeekr 001 é seu design. A carroceria é do tipo shooting brake, uma elegante mistura de perua com esportivo. Essa escolha confere uma silhueta única e atraente, com uma queda de teto acentuada que remete à esportividade.
As dimensões são generosas: quase 5 metros de comprimento e incríveis 3 metros de entre-eixos. A suspensão pneumática é um destaque, permitindo elevar a altura do carro em até 18 cm, dando a ele uma capacidade para encarar obstáculos urbanos, como as ruas de São Paulo. Detalhes como as rodas aro 22 (na versão topo de linha), o teto preto e as maçanetas ocultas reforçam a modernidade. Na dianteira, os faróis divididos e em alto relevo conferem uma personalidade única.
-
Sedã híbrido da BYD promete rodar até 2.000 km com uma carga e tanque, entenda a tecnologia
-
Parou de ser fabricado na geração anterior, mas ainda é um dos favoritos dos motoristas de app: o sedã automático da Nissan com porta-malas gigante e manutenção barata
-
O segredo das ‘estradas submersas’ do Ceará não é a maré
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
Um interior espaçoso e conectado
Por dentro, o Zeekr 001 entrega o que se espera de um carro chinês de luxo. O interior é um verdadeiro latifúndio, graças ao longo entre-eixos. O espaço para os ombros e pernas é generoso, mesmo para três ocupantes no banco de trás. Os materiais são de alta qualidade, com couro Nappa nos bancos e Alcântara no revestimento do teto.
O painel é dominado por uma grande tela de 15 polegadas, que controla quase todas as funções do veículo. A operação é intuitiva, com pareamento fácil com Android Auto e Apple CarPlay. No entanto, a ausência de botões físicos pode prejudicar a ergonomia em algumas situações. Para os passageiros traseiros, uma tela de 5 polegadas permite controlar o ar-condicionado, a inclinação dos bancos e o sistema de som premium da Yamaha.
A potência que supera expectativas
O Zeekr 001 é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo, garantindo tração integral. Juntos, eles entregam 544 cavalos de potência e 70 kgf.m de torque. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4 segundos, um número muito próximo do Taycan. Com mais de 2.300 kg, o desempenho impressiona.
A suspensão pneumática se ajusta conforme o modo de condução. No modo Esporte, o carro fica mais baixo e rígido, garantindo estabilidade em curvas de alta velocidade. Apesar do conforto, o acerto geral é mais firme. Um ponto de atenção, porém, são os sistemas de assistência ao motorista. Tecnologias como o assistente de faixa e a frenagem de emergência se mostraram invasivas em condições de trânsito brasileiras, podendo causar sustos desnecessários.
Base Volvo, autonomia real e recarga rápida
A base do Zeekr 001 é a moderna plataforma SEA, compartilhada com modelos da Volvo, como o EX30. Trata-se de uma arquitetura de 800V, que permite recargas muito mais rápidas. Com uma bateria de 100 kWh, é possível carregar até 80% em apenas 30 minutos em um carregador DC. Em uma tomada AC de 22 kW, o tempo é de cerca de 5 horas e 30 minutos.
A autonomia declarada pelo Inmetro é de 426 km. Contudo, em testes com uso majoritariamente rodoviário, o veículo superou os 500 km com uma carga. Essa eficiência é um grande diferencial, permitindo viagens mais longas sem a preocupação constante com a recarga.
Preço e proposta no mercado brasileiro
Este carro chinês chegou ao Brasil em duas versões. A Premium tem o preço de R$ 428.000, enquanto a topo de linha Flagship custa R$ 475.000. Para comparação, o Porsche Taycan parte de R$ 820.000, quase o dobro do valor, e oferece 408 cavalos em sua versão de entrada.
Entre outubro e maio, a Zeekr vendeu 117 unidades do 001, um número considerado expressivo e dentro das expectativas da marca. No mesmo período, o Porsche Taycan acumulou 221 vendas em todo o ano de 2024. Com um pacote de luxo, alta tecnologia e performance superior por um preço muito mais competitivo, o Zeekr 001 se posiciona como um forte concorrente, pronto para desafiar o domínio alemão no segmento de esportivos elétricos.