Há anos, Elon Musk anuncia que planeja implantar neurochips em humanos. Com o cronograma atualizado, os experimentos devem começar em 2022
O co-fundador da Neuralink, uma sociedade comercial neurotecnológica, o bilionário Elon Musk já vem há anos anunciando o planejamento do implantante de neurochips em seres humanos. A primeira data prevista era de que isso acontecesse ainda em 2020. Porém, com o coronograma de Elon Musk oficialmente atualizado, a nova previsão é de que os primeiros experimentos comecem em 2022.
Leia também:
- Mercado aquecido com demandas de Natal exige últimas contratações temporárias e Luandre convoca para 4095 vagas de emprego no varejo, logística e outros segmentos
- Governo oferece mais de 21,5 mil vagas de emprego para médicos, em 5 MIL cidades do Brasil
- SENAC ES oferece 500 vagas em cursos gratuitos profissionalizantes para diversas áreas
Até o presente momento, a Neuralink conseguiu implantar, em primeiros testes, neurochips em porcos. Na sequência, os experimentos foram realizados, com sucesso, em macacos. A etapa seguinte é a implantação dos neurochips do tamanho de uma moeda em seres humanos.
Quando os neurochips serão instalados em cérebros humanos
Na segunda-feira 6 de dezembro, Elon Musk concedeu uma entrevista ao The Wall Street Journal, na qual foi perguntado sobre a meta da Neuralink em instalar os neurochips em humanos no próximo ano.
- Nova lei promete mudar tudo: Você sabe realmente por que foi multado?
- Bahia vai receber investimento de quase R$ 350 milhões para construção de nova Unidade de Processamento de Gás Natural; impulso na economia e geração de empregos
- Piauí recebe investimento histórico de R$ 100 milhões em corredor de escoamento agrícola para impulsionar produção e fortalecer economia
- Salário mínimo universal! Magnatas seguem Elon Musk na defesa por renda universal para minimizar impactos da tecnologia
“Esperamos ter isso em nossos primeiros humanos — que serão pessoas com lesões graves na medula espinhal, como tetraplégicos — no próximo ano, dependendo da aprovação do FDA”, declarou Elon Musk.
Todas as etapas do experimento de instalar neurochips em seres humanos precisarão de aprovação prévia pela Food and Drug Administration (FDA), a agência federal norte-americana do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.
Já na terça-feira 7 de dezembro, Elon Musk defendeu novamente que o prazo para a experiência ser realizada em seres humanos é o ano que vem. Além disso, o bilionário recordou as vantagens potências da tecnologia dos neurochips ao dar uma resposta a um usuário que ansiava pela ajuda das novas tecnologias.
Objetivo do neurochip
O neurochip que será implantado no cérebro dos seres humanos tem a função de registrar e estimular simultaneamente a atividade cerebral. O equipamento será destinado a aplicações médicas, por exemplo, para o tratamento de lesões graves da medula espinhal e de distúrbios neurológicos.
“Substituir neurônios defeituosos/ausentes por circuitos é a maneira certa de pensar a respeito. Muitos problemas podem ser resolvidos apenas ligando os sinais entre os neurônios existentes”, disse Elon Musk, como forma de defender a importância da técnica.
Sobre a Neuralink
Neuralink é uma equipe de pessoas excepcionalmente talentosas, que tem como um de seus fundadores Elon Musk. A empresa está criando o futuro das interfaces cerebrais: construindo dispositivos que ajudarão pessoas com paralisia e inventando novas tecnologias que irão expandir as habilidades, a comunidade e o mundo.
O desenvolvimento de interfaces neurais é um desafio interdisciplinar. A Neuralink procura contratar uma ampla gama de pessoas com diversos conhecimentos de engenharia, científicos e operacionais.