Novo SUV elétrico Geely EX5 promete desafiar BYD e GWM com preço competitivo, recarga rápida e parceria com a Renault
O novo SUV elétrico da Geely, o EX5, começa a ser vendido no Brasil com autonomia de até 413 km, tecnologia avançada e preço a partir de R$ 205.800. A chegada do modelo em julho de 2025 marca o retorno da marca chinesa ao país, agora em parceria com a Renault, com foco no mercado de veículos eletrificados.
O EX5 chama atenção por oferecer design moderno, pacote completo de segurança e conforto, além de um plano de expansão agressivo de pontos de venda e assistência técnica. A proposta é disputar espaço com modelos como BYD Yuan Plus, GWM Haval H6 HEV e GAC Aion V.
Geely EX5: o que ele entrega e por que está chamando atenção
Construído sobre a plataforma GEA (Global Intelligent New Energy Architecture), o EX5 é um SUV médio com dimensões próximas às do Jeep Compass. Tem 4,62 m de comprimento, motor elétrico de 218 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 s e bateria de 60,2 kWh. São duas versões à venda:
-
Por até R$ 79 mil, sedã da Toyota usado entrega espaço, conforto e até 153 cv sem sustos na manutenção
-
Yamaha Factor 150 é a nova queridinha dos motociclistas brasileiros com até 45 km/l e preço abaixo de R$ 18 mil
-
Com visual moderno e nova bateria, novo carro elétrico da Chevrolet será a porta de entrada para elétricos da GM
-
7 motos japonesas que são sinônimo de robustez: fazem 35 km/l e atravessam o Brasil sem sustos na oficina
- PRO: R$ 205.800, com autonomia de 413 km (Inmetro)
- MAX: R$ 225.800, com autonomia de 349 km, mas com mais equipamentos
Ambas contam com recarga rápida de 100 kW, capaz de elevar a carga de 30% para 80% em apenas 20 minutos. A Geely também oferece um ano de recarga gratuita via Mobilize Charge Pass, com acesso a 269 pontos públicos de abastecimento.
Conectividade e segurança de ponta
Entre os destaques do EX5 estão a central multimídia de 15,4 polegadas, assistente de voz com mais de 200 comandos, painel digital de 10 polegadas, bancos com aquecimento, ventilação e massagem, e sistema de som com 16 alto-falantes. No quesito segurança, ele oferece:
- Frenagem autônoma de emergência
- Piloto automático adaptativo
- Alerta de ponto cego e tráfego cruzado
- Monitoramento da pressão dos pneus
- Assistente de permanência em faixa
A carroceria traz faróis full LED com DRL, lanternas traseiras conectadas e maçanetas escamoteáveis. O interior minimalista e o uso de materiais sintéticos reforçam a proposta de sofisticação e funcionalidade.
Rede de suporte e produção nacional
O EX5 é importado em 2025, mas a produção local em São José dos Pinhais (PR) está prevista para 2026 ou 2027, em parceria com a Renault, que também responde pela distribuição e pós-venda. A rede deve atingir 105 pontos de atendimento até o fim de 2025, com atendimento técnico, veículo reserva em caso de manutenção prolongada e garantia de 6 anos para o carro e 8 anos para a bateria (ou 150.000 km).
Esse suporte robusto diferencia a Geely de outras marcas chinesas novas no Brasil, que ainda enfrentam desafios logísticos e reputacionais.
Como o EX5 se posiciona frente aos concorrentes
O EX5 enfrenta modelos já estabelecidos como o BYD Yuan Plus, que tem autonomia semelhante, mas preço superior, e o Haval H6, que oferece mais potência, porém com foco híbrido. O EX5 se destaca por:
- Autonomia competitiva com preço inferior
- Pacote de tecnologia de série mais completo
- Rede de pós-venda já estruturada via Renault
- Design mais arrojado e atual
Com 680 unidades desembarcadas no Porto de Paranaguá apenas em junho de 2025, a Geely sinaliza que entrou para disputar mercado com escala.
Você compraria um SUV elétrico chinês com essa proposta? Acha que o EX5 pode mudar o jogo no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários — queremos ouvir quem já dirige ou pensa em migrar para um elétrico em 2025.