Com motor 1.3 turbo flex de até 163 cv e câmbio de dupla embreagem, o Renault Boreal estreia como primeiro SUV médio da marca feito no Brasil e promete enfrentar rivais fortes como Compass e Corolla Cross
O Boreal chega como o primeiro SUV médio da Renault produzido e vendido no Brasil e usa o conjunto mecânico como principal cartão de visitas.
A marca iniciou a fabricação em série no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), e prepara a chegada às lojas para novembro, com pré-venda nos próximos dias.
Enquanto preços e versões oficiais não foram revelados, o foco recai no motor 1.3 TCe turbo flex e no câmbio automatizado de dupla embreagem.
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Conjunto mecânico: 1.3 TCe e dupla embreagem EDC
A Renault equipa todas as versões do Boreal com o 1.3 TCe, um turbo flex de quatro cilindros e 16 válvulas com injeção direta, produzido pela Horse.
O propulsor entrega 163 cv com etanol e 156 cv com gasolina, além de 27,5 kgfm e 25,5 kgfm de torque, respectivamente. O câmbio EDC automatizado de dupla embreagem conta com seis marchas, buscando trocas rápidas e eficiência. O conjunto se completa com freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira e sólidos na traseira) e suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás.
Quando e onde: produção no Paraná e estreia em novembro
A Renault já produz o Boreal em São José dos Pinhais (PR), na primeira fábrica do mundo dedicada ao inédito SUV médio. Além do mercado brasileiro, a marca planeja exportar para outros 17 países da América Latina. A chegada às lojas está esperada para novembro, e a pré-venda começa nos próximos dias.
Posicionamento e versões: o que se sabe até agora
O Boreal estreia para rivalizar diretamente com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Preços e versões ainda não foram divulgados.
De acordo com apurações da Autoesporte, a gama deve ter três versões, com preços entre R$ 200 mil e R$ 250 mil. A estratégia comercial deverá repetir a do Kardian, e os nomes das configurações poderão ser os mesmos: Evolution, Techno e Iconic (além da Authentic voltada ao PcD).
Dimensões e espaço: entre-eixos de Corolla e porta-malas amplo
Nas medidas, o Boreal tem 4,56 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, o mesmo de um Toyota Corolla. O porta-malas oferece 522 litros (VDA) e pode chegar a 1.279 litros com os bancos rebatidos, proposta que favorece famílias e viagens.
Cabine e conectividade: duas telas de 10” e conforto
Por dentro, o SUV traz painel de instrumentos de 10” e central multimídia de 10” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Pelo menos na versão mais cara, a lista inclui freio de estacionamento eletrônico, carregador por indução, ar-condicionado digital de duas zonas e teto solar panorâmico.
Segurança e assistências: até 24 sistemas e visão 360º
Em segurança, o Boreal reúne até 24 assistentes de condução. Entre eles, alerta de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma emergencial, assistente de centralização e de mudança de faixa e alerta de saída segura. O pacote ainda inclui quatro câmeras para visão 360º, park assist para manobras automáticas e sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais.
Em síntese
A Renault coloca o conjunto 1.3 TCe + EDC de 6 marchas no centro da proposta do Boreal e constrói ao redor dele um SUV médio com produção nacional, amplo porta-malas, boa lista de tecnologia e assistências avançadas. Com estreia esperada para novembro e pré-venda iminente, o modelo se posiciona para disputar espaço direto com Compass e Corolla Cross, enquanto a marca finaliza a definição de versões e preços.