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Novo motor marinho de amônia: Descubra como engenheiros coreanos projetaram um motor marinho inovador que reduz as emissões de CO₂ em até 50%

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 13/06/2024 às 11:57
Motor - combustíveis - combustível - amônia - navios - transporte - naval
Amônia como combustível naval: Saiba como a amônia está sendo utilizada como uma fonte de energia renovável para motores marinhos, garantindo alta eficiência térmica e redução significativa de CO₂

Amônia como combustível naval: Saiba como a amônia está sendo utilizada como uma fonte de energia renovável para motores marinhos, garantindo alta eficiência térmica e redução significativa de CO₂

A tecnologia de combustão de motores marinhos de classe MW que utiliza amônia, uma futura fonte de energia renovável, como combustível, será aplicada pela primeira vez na Coreia. Espera-se que um motor de navio alimentado com amônia acelere sua competitividade no mercado global, que visa desenvolver um motor marinho ambientalmente amigável.

Um time de pesquisa conjunto, liderado pelo pesquisador principal Cheol-Woong Park do Instituto de Maquinário e Materiais da Coreia (KIMM), o Registro Coreano, HD Hyundai Heavy Industries, HD Korea Shipbuilding & Offshore Engineering, o Instituto Coreano de Pesquisa de Navios e Engenharia Oceânica (KRISO) e a Universidade Nacional de Kunsan, demonstrou com sucesso a tecnologia utilizando motores de combustível dual GNL-amônia no Centro de Testes e Certificação KR (KR TCC).

A equipe de pesquisa demonstrou o teste injetando amônia em alta pressão na câmara de combustão de um motor marinho e manteve uma combustão estável com alta potência e eficiência térmica. A amônia é um combustível promissor e neutro em carbono. No entanto, é um material difícil de manusear como fornecimento de combustível devido a preocupações como corrosividade e toxicidade. Além disso, existem problemas que resultam na diminuição da potência e eficiência do motor alimentado com amônia, pois requer alta energia de ignição para acender e a combustão incompleta aumenta devido à velocidade de combustão lenta.

A demonstração da tecnologia testando a amônia como combustível foi verificada mudando o material do anel de vedação no sistema de fornecimento no motor de combustível dual GNL-amônia de classe MW. A mudança de material preveniu a corrosão e o vazamento externo de amônia e reduziu as emissões de dióxido de carbono em mais de 50%.

Cheol-Woong Park, pesquisador principal do KIMM. Fonte: KIMM

A equipe de pesquisa satisfez o requisito da condição de ignição que requer alta energia ao otimizar o tempo de injeção de combustível de amônia e a velocidade de combustão. Além disso, a demonstração da tecnologia resolveu tanto a melhoria do desempenho de saída de potência quanto a redução de emissões ao mesmo tempo, injetando combustível de amônia em alta pressão diretamente na câmara de combustão e maximizando a eficiência térmica através da mistura de combustão pobre com ar.

Os navios de classe MW, a tecnologia de combustão de motores de combustível dual GNL-amônia, é uma tecnologia excepcional que pode satisfazer as regulamentações de emissões de gases de efeito estufa e garantir a vanguarda no futuro da indústria de construção naval. A tecnologia pode ser aplicada aos motores dos navios; também pode expandir sua aplicação para várias fontes de energia que precisam reduzir as emissões de gases de efeito estufa, como automóveis e geradores.

Cheol-Woong Park, pesquisador principal do KIMM

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Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

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