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Novo Chevrolet Onix chega ao mercado usando truque do HB20 e do Polo para consumir menos combustível e salvar o bolso dos motoristas brasileiros

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 29/09/2024 às 14:15
O Chevrolet Onix 2026 chega com um truque de injeção direta para reduzir consumo e enfrentar concorrentes como Hyundai HB20 e VW Polo.
O Chevrolet Onix 2026 chega com um truque de injeção direta para reduzir consumo e enfrentar concorrentes como Hyundai HB20 e VW Polo.

Chevrolet Onix 2026 vai revolucionar o mercado com uma tecnologia de injeção direta que promete economizar combustível e aumentar o desempenho do motor 1.0 turbo. Concorrentes como Hyundai HB20 e VW Polo que se cuidem!

Enquanto o mercado automotivo continua a surpreender com inovações tecnológicas, um detalhe discreto, mas essencial, pode transformar a maneira como os motoristas enxergam o Chevrolet Onix 2026.

Apesar de um design renovado e atualizações mecânicas significativas, o que realmente promete atrair atenção é uma estratégia que já conquistou concorrentes, como o Hyundai HB20 e o Volkswagen Polo.

No coração da questão, está a adoção de um sistema de injeção direta de combustível, semelhante ao utilizado pelos rivais, como o Hyundai HB20, desde 2019.

A nova geração do Chevrolet Onix, tanto na versão hatch quanto no sedan Onix Plus, não só exibirá um visual atualizado, como também adotará um truque mecânico que promete reduzir os custos com combustível, aumentando a eficiência energética do modelo.

Essa mudança, já confirmada para o motor 1.0 turbo, vem como uma resposta às novas diretrizes de emissão do Proconve L8 e deve elevar o Onix a um novo patamar de desempenho.

Injeção direta: a tecnologia que pode salvar o bolso dos motoristas

Ao longo dos últimos anos, o Chevrolet Onix ganhou fama por sua economia e praticidade, especialmente nas versões com motor turbo.

Entretanto, as variantes mais potentes do modelo sempre utilizaram um sistema de injeção multiponto, conhecido por ser mais simples e acessível em termos de manutenção. Isso, no entanto, está prestes a mudar.

Segundo especialistas do setor, a grande novidade do Onix 2026 será a implementação da injeção direta de combustível, tecnologia que já equipava outros modelos como o Hyundai HB20, Peugeot 208 e o Volkswagen Polo.

A principal diferença está no funcionamento: enquanto no sistema multiponto o combustível é injetado no coletor de admissão, na injeção direta ele vai direto à câmara de combustão, o que permite uma queima mais eficiente e, consequentemente, um menor consumo de combustível.

Essa alteração, além de melhorar o desempenho em termos de potência e torque, torna o motor mais econômico, algo extremamente valorizado pelos consumidores brasileiros.

De acordo com fontes da indústria automotiva, o novo sistema pode elevar a potência do motor 1.0 turbo para algo próximo de 120 cavalos, com um torque na casa dos 17,5 kgfm, ultrapassando o desempenho atual.

Atualizações mecânicas e design renovado

As mudanças não se limitam apenas ao motor. O novo Onix foi flagrado em testes nas ruas de Teresina (PI), revelando um visual mais moderno e agressivo.

Ainda que as principais alterações visuais não tenham sido completamente divulgadas, espera-se que o modelo siga as tendências globais de design, buscando atrair um público mais jovem e exigente.

Segundo informações do setor automotivo, o Onix manterá as motorizações 1.0 aspirada e 1.0 turbo, mas agora com a adição da injeção direta.

Além disso, há rumores de que o modelo possa receber algum nível de eletrificação no futuro, inspirado no Chevrolet Monza chinês.

Isso colocaria o Onix em uma posição ainda mais competitiva no mercado, que caminha cada vez mais para soluções sustentáveis e ecologicamente corretas.

Vantagens e desvantagens do novo sistema de injeção

Apesar de suas vantagens claras, como maior eficiência e desempenho, a injeção direta traz consigo alguns desafios.

Um deles é a sensibilidade do sistema a combustíveis de baixa qualidade, algo comum no Brasil.

Conforme relatado por especialistas, esse tipo de sistema requer uma manutenção mais rigorosa e tem peças mais caras em comparação à injeção multiponto, o que pode impactar o custo a longo prazo.

Por outro lado, a melhoria na economia de combustível e no desempenho geral do veículo pode compensar esses custos adicionais, especialmente para quem utiliza o carro com frequência.

Hoje, o Chevrolet Onix com motor 1.0 turbo apresenta números de consumo bastante competitivos: 8,3 km/L (etanol) e 11,6 km/L (gasolina) na cidade, e 10,4 km/L (etanol) e 14,9 km/L (gasolina) na estrada.

A expectativa é que, com a nova injeção direta, esses números se tornem ainda mais favoráveis.

Chevrolet Onix 2026: uma resposta aos rivais

O Chevrolet Onix, que já é um dos carros mais vendidos do Brasil, busca com essas novidades se manter competitivo frente a modelos como Hyundai HB20, VW Polo e Peugeot 208, que já utilizam a tecnologia de injeção direta há algum tempo.

A adoção desse sistema representa uma tentativa de conforme fontes do setor, reduzir a defasagem tecnológica e oferecer aos motoristas brasileiros uma opção mais econômica e eficiente.

Com a estreia prevista para os próximos anos, o novo Onix deve ser uma escolha atraente para quem busca um veículo moderno, econômico e com bom desempenho.

E, claro, para os motoristas preocupados com o custo de combustível, essa pode ser a grande revolução que estavam esperando.

Será que o novo Onix conseguirá manter sua liderança no mercado brasileiro com essas mudanças?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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