1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Novo cemitério de carros elétricos: Alemanha desbanca a China e acumula mais de 100 mil veículos abandonados!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Novo cemitério de carros elétricos: Alemanha desbanca a China e acumula mais de 100 mil veículos abandonados!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 23/08/2024 às 00:35
Novo cemitério de carros elétricos Alemanha desbanca a China e acumula mais de 100 mil veículos abandonados!
Foto: Dall-e

Um novo “cemitério” de carros elétricos surge na Alemanha devido às baixas vendas no país. Descubra por que milhares de carros elétricos estão sendo abandonados na Alemanha e o impacto dessa situação no mercado automotivo.

A Alemanha, conhecida por ser um dos maiores e mais importantes mercados automotivos do mundo, enfrenta agora um novo desafio no setor de carros elétricos. Recentemente, o governo alemão cortou os generosos incentivos fiscais que antes impulsionavam a venda de carros elétricos no país. Esses incentivos, que estavam entre os mais expressivos do mundo, permitiram o emplacamento de milhares de veículos elétricos, tornando a Alemanha um dos líderes globais na adoção dessa tecnologia. No entanto, com a retirada desses benefícios, o segmento se tornou economicamente inviável para muitos consumidores, resultando em um preocupante “cemitério” de carros elétricos no país.

Agora, esses veículos, que antes simbolizavam o futuro da mobilidade sustentável, estão sendo abandonados, refletindo as dificuldades enfrentadas pelo mercado automotivo alemão diante das mudanças nas políticas de incentivo. Descubra o impacto dessa reviravolta no mercado e o que isso significa para o futuro dos carros elétricos na Alemanha.

Vendas caem em 30% e há muitos carros elétricos abandonados

Mais de 100 mil carros elétricos abandonados estão nos pátios das fábricas, revendas e também nos portos. Todos eles esperam seus futuros donos, entretanto, as vendas estão difíceis até mesmo no país que possui a maior renda da Europa, com uma economia altamente desenvolvida.

Sem ajuda de Berlim, as vendas de veículos elétricos estagnaram no mercado local, com 29.700 deles em maio, numa queda de 31% em relação ao mês anterior, formando um cemitério de carros elétricos na Alemanha.

Segundo informações do jornal alemão Wirtschafts Woche, esses carros elétricos abandonados são fruto de uma super produção da indústria do país, eles simplesmente não vendem no mercado local devido aos altos preços. Para especialistas, a única saída para se livrar desse enorme cemitério de carros elétricos na Alemanha é exportar, visto que no mercado interno, os descontos terão de ser dados e a margem de lucro cairá drasticamente.

No último ano, o país europeu aumentou as exportações de carros elétricos em 58% com receita de 36 bilhões de euros para 786 mil carros. Ainda que os números sejam bons, o país ainda deve se eletrificar e isso ficará mais difícil.

Entenda melhor o mercado automotivo alemão

Da metade dos 15 milhões de carros elétricos previstos em circulação em 2030, hoje estima-se em 13,4 milhões. A redução também se dará nos pontos de recarga, cuja meta era de um milhão e agora será de 680 mil com, atualmente, existindo 380 mil.

Como o fomento de até 9 mil euros foi um grande negócio para muita gente, o fato passou como onda e ela já se desfez. A partida nos carros elétricos da Alemanha fez a indústria e o mercado interno evoluírem rápido.

Mas com a chegada dos chineses, ou Berlim libera mais dinheiro para ajudar a indústria ou os chineses assumirão as vendas no país, aumentando o cemitério de carros elétricos na Alemanha. É certo que a China continua como o maior mercado de carros totalmente elétricos do mundo devido aos subsídios explícitos e implícitos, além das imposições por parte do governo ditatorial.

Tesla também conta com centenas de carros elétricos abandonados

Centenas de carros elétricos abandonados da Tesla foram encontrados em um campo na Flórida, próximo ao Tesla Service Center, em Tampa, criando o que muitos chamam de cemitério de carros elétricos. A descoberta chamou a atenção de moradores e curiosos, que rapidamente fotografaram os veículos abandonados, e as imagens viralizaram na internet.

Essa situação intrigante levantou várias questões sobre o destino desses modelos da Tesla e o que poderia estar acontecendo com a frota da empresa nos EUA. Entre os carros elétricos abandonados no ‘cemitério’, muitos eram versões de 2024 do Model 3, além de alguns carros atuais da linha Model Y, que já estavam praticamente sendo cobertos pela vegetação.

Segundo informações, a foto dos carros da Tesla abandonados nos EUA, que se tornou viral no Reddit, foi compartilhada por um usuário chamado Eric. Segundo ele, os elétricos foram produzidos entre abril e maio deste ano e observou que eles possuem um interior diferente dos padrões, além de que nenhum deles é um modelo de desempenho.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x