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Carro elétrico 0 km chega ao mercado custando R$ 58 mil e com autonomia de 180 km, mas tem um problema: minicarro elétrico urbano está sendo vendido apenas no Vietnã; empresa pode pintar no Brasil em breve

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 01/06/2025 às 10:39
Minicarro elétrico compacto e barato conquista Vietnã, mas poderá revolucionar também o mercado brasileiro com autonomia e design urbano inovador. (Imagem: divulgação)
Minicarro elétrico compacto e barato conquista Vietnã, mas poderá revolucionar também o mercado brasileiro com autonomia e design urbano inovador. (Imagem: divulgação)
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Veículo compacto, econômico e elétrico surge no Vietnã com preço atraente, autonomia para trajetos urbanos e tecnologia simples. A aposta em carros ultracompactos pode revolucionar a mobilidade, mas ainda esbarra em desafios para ganhar espaço em outros mercados.

A VinFast, fabricante vietnamita de veículos elétricos, acaba de lançar no mercado o Minio Green, um minicarro elétrico urbano que chama atenção pelo preço acessível e design compacto.

O modelo, que custa cerca de R$ 59 mil, é uma aposta da marca para conquistar o público das grandes cidades asiáticas, mas ainda não está disponível oficialmente no Brasil.

Com apenas 3,09 metros de comprimento, o Minio Green é um dos carros elétricos mais pequenos do mercado, porém consegue acomodar quatro ocupantes com conforto razoável para um veículo urbano.

Segundo a VinFast, o motor elétrico traseiro de 20 kW (27 cv) entrega torque de 65 Nm, o que garante uma velocidade máxima limitada a 80 km/h, ideal para o trânsito das cidades.

A aceleração de 0 a 50 km/h ocorre em 6,5 segundos, um desempenho adequado para deslocamentos curtos e rotineiros.

Minicarro elétrico compacto e barato conquista Vietnã, mas poderá revolucionar também o mercado brasileiro com autonomia e design urbano inovador. (Imagem: divulgação)
Minicarro elétrico compacto e barato conquista Vietnã, mas poderá revolucionar também o mercado brasileiro com autonomia e design urbano inovador. (Imagem: divulgação)

Autonomia e recarga: números modestos, mas eficientes para o uso urbano

A autonomia é um dos pontos que mais despertam interesse, especialmente para quem busca praticidade no dia a dia.

O Minio Green oferece uma autonomia declarada de 170 km por carga, baseada no ciclo NEDC, com uma bateria de 15,2 kWh.

Apesar de parecer modesta quando comparada a veículos elétricos de maior porte, essa autonomia é suficiente para a maioria das necessidades urbanas, como deslocamentos ao trabalho, escola e pequenos compromissos.

No quesito recarga, o modelo suporta carregamento em corrente contínua (DC) de até 12 kW, além de uma entrada em corrente alternada (AC) de até 3,3 kW.

Embora esses números sejam considerados modestos, são proporcionais à capacidade da bateria, permitindo recargas rápidas e práticas em pontos urbanos.

A altura livre do solo de 155 mm e o entre-eixos de 2.065 mm garantem estabilidade e conforto em ruas e avenidas, além de facilitar manobras em espaços apertados.

Minicarro elétrico compacto e barato conquista Vietnã, mas poderá revolucionar também o mercado brasileiro com autonomia e design urbano inovador. (Imagem: divulgação)
Minicarro elétrico compacto e barato conquista Vietnã, mas poderá revolucionar também o mercado brasileiro com autonomia e design urbano inovador. (Imagem: divulgação)

Interior funcional e modos de condução para diferentes necessidades

Internamente, o Minio Green apresenta um painel funcional com comandos centrais, bancos revestidos em material sintético e ar-condicionado, oferecendo o essencial para uma experiência confortável.

O carro também possui dois modos de condução, Eco e Normal, que permitem ao motorista escolher entre maior economia de energia ou melhor desempenho, de acordo com a necessidade do momento.

VinFast mira expansão no Brasil com novos modelos elétricos

Embora ainda não atue oficialmente no Brasil, a VinFast tem dado sinais claros de interesse no mercado nacional.

Conforme dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa já registrou o modelo VF3, um SUV compacto com proposta semelhante de custo acessível, que pode desembarcar em breve por aqui.

A VinFast foi fundada em 2017 e, desde 2021, opera exclusivamente com veículos elétricos, buscando expandir sua presença global com fábricas e centros de desenvolvimento fora da Ásia.

Minicarro elétrico compacto e barato conquista Vietnã, mas poderá revolucionar também o mercado brasileiro com autonomia e design urbano inovador. (Imagem: divulgação)
Minicarro elétrico compacto e barato conquista Vietnã, mas poderá revolucionar também o mercado brasileiro com autonomia e design urbano inovador. (Imagem: divulgação)

Elétricos ultracompactos ganham espaço nas cidades ao redor do mundo

O lançamento do Minio Green reforça uma tendência crescente no setor automotivo: a popularização dos elétricos ultracompactos para uso urbano.

Cidades ao redor do mundo enfrentam desafios como poluição, trânsito intenso e falta de vagas, o que torna os veículos menores, econômicos e limpos uma solução cada vez mais viável.

Na América do Sul, e especificamente no Brasil, a adoção de carros elétricos urbanos ainda é tímida, mas cresce a cada ano, impulsionada por políticas públicas e avanços tecnológicos.

Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2024 o mercado brasileiro de veículos eletrificados registrou um aumento superior a 40% em relação ao ano anterior, indicando que a demanda por alternativas sustentáveis está em expansão.

Contudo, o Brasil ainda enfrenta desafios importantes, como a infraestrutura de recarga limitada e o custo elevado dos veículos elétricos, que dificultam a popularização em massa.

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Minicarros acessíveis podem acelerar eletrificação nas cidades brasileiras

Nesse contexto, modelos como o Minio Green — com preço competitivo e dimensões reduzidas — poderiam representar uma oportunidade para acelerar a eletrificação do transporte nas cidades brasileiras.

Além disso, a fabricação local ou parcerias industriais poderiam reduzir custos e facilitar o acesso do consumidor final.

Especialistas também apontam que a sustentabilidade urbana não depende apenas do veículo, mas de um ecossistema integrado que inclui pontos de recarga eficientes, políticas de incentivo e conscientização dos usuários.

Países que investiram nesse conjunto, como a China e algumas nações europeias, já colhem resultados significativos na redução da poluição e melhoria da mobilidade urbana.

Além do impacto ambiental, a adoção crescente dos minicarros elétricos pode mudar a dinâmica das cidades, liberando espaço público e reduzindo congestionamentos.

Para quem mora em grandes centros urbanos, o Minio Green oferece uma combinação interessante de praticidade, economia e sustentabilidade, que pode transformar a forma como nos deslocamos diariamente.

De acordo com analistas do setor automotivo, a chegada de veículos compactos e acessíveis, como o Minio Green, pode impulsionar uma nova fase no mercado brasileiro, em que a mobilidade elétrica deixa de ser exclusividade de modelos caros para se tornar realidade para um público mais amplo.

Será que um minicarro elétrico com preço acessível, como o VinFast Minio Green, conseguiria conquistar o público brasileiro e fazer sucesso por aqui? Deixe sua opinião!

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geishofer
geishofer(@geishofer)
Member
28/07/2025 10:54

Alisson Ficher por favor vá aprender a Língua Portuguesa => “mais pequeno” não existe, é MENOR!
E usar um título de uma marca mundial, para ler um texto, que nada têm haver com um CELTA, é completamente INCOMPETÊNCIA, falta de CRIATIVIDADE sua e do responsável por esse website. Provavelmente seja o caso do ADULADOR → ADULADO = INCOMPETÊNCIA DE AMBOS “OS DOIS” , como MAX GEHRINGER diz em um de seus livros 📚, e falando em livros 📚, vá ler alguns, infelizmente você precisa URGENTEMENTE, para saber, aprender escrever melhor e com veracidade.

José
José
27/07/2025 12:29

Usa o nome da Chevrolet na cara dura e ainda faz uma baita matéria mentirosa! Vão procurar o que fazer ao invés de ficar enganando com propagandas enganosas e uma matéria lixo

Luís Claudio
Luís Claudio
26/07/2025 18:58

Com este governo de M. é capaz de colocar 50 k de imposto !

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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