Estudantes desenvolvem carro movido a hidrogênio que pode ultrapassar os 2 mil km de autonomia com apenas 1 kg de hidrogênio em seu tanque de combustível.
Um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Delft, localizada nos Países Baixos, apresentou no começo de maio deste ano um veículo que em breve poderá ser reconhecido como o carro movido a hidrogênio mais eficiente do mundo. O modelo, que recebeu o nome de Eco-Runner XIII, foi apresentado pela Team Delft como um veículo que possui capacidade para percorrer mais de 2 mil quilômetros com apenas 1 kg de hidrogênio.
Carro movido a hidrogênio pode alcançar 45 km/h
Com esta autonomia, o carro a hidrogênio dos estudantes deve ter capacidade para percorrer, por exemplo, a distância entre Porto, localizado em Portugal e Amsterdã, localizado nos Países Baixos, sem exigir qualquer reabastecimento.
O ERXIII é um pequeno carro movido a hidrogênio com carroceria desenvolvida a partir da fibra de carbono que pesa cerca de 80 kg e conta com uma aerodinâmica aperfeiçoada que lhe permite alcançar uma velocidade máxima de 45 km/h. Para se locomover o carro conta com um gerador elétrico e usa hidrogênio como fonte de energia.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Para ter certeza que a meta proposta pela equipe será alcançada e colocar o nome da Team Delft no Guinness Book of Records, o carro movido a hidrogênio participará da Eco-Maratona Shell, que acontecerá no mês de junho deste ano na França. O veículo competirá com carros de equipes do mundo inteiro. O objetivo no evento será desta forma superar o atual recorde de 2056 km em apenas três dias, com apenas 1 kg de hidrogênio no depósito.
Embora seja um projeto realizado por uma Universidade e o Eco-Runner III estar inscrito na Eco-Maratona, que é uma prova realizada em circuito fechado, a Team Delft assegura que a ideia é provar as capacidades deste tipo de tecnologia e permitir às pessoas um acesso cada vez melhor a tecnologias de transporte eficiente e sustentável.
Como o carro a hidrogênio foi construído?
De acordo com a equipe, ao desenvolver o carro movido a hidrogênio, seu foco principal foi encontrar o equilíbrio entre eficiência e robustez. O modelo precisava ser eficiente e confiável o suficiente para alcançar seu objetivo final, que é estabelecer o recorde mundial de maior distância percorrida por um veículo urbano movido a hidrogênio com um único tanque de combustível.
O Eco-Runner XIII representa a transição que todos os carros devem fazer, se tornando mais eficientes, sejam movidos a combustíveis fósseis ou não. O Eco XIII ultrapassa os limites técnicos dessa eficiência, tornando o carro menor, mais aerodinâmico e mais leve. Um exemplo é otimizar o formato do veículo para reduzir o arrasto aerodinâmico e gerar uma estrutura de carga que seja o mais leve possível sem quebrar.
Por que o hidrogênio?
O hidrogênio é atualmente um tema essencial quando se trata da descarbonização do sistema energético.
O combustível, como a eletricidade, é o que se chama de portador de energia. Não é uma fonte de energia, visto que o mesmo ocorre naturalmente na Terra, o que significa que é necessário produzi-lo primeiro. O hidrogênio deve ser extraído de outras moléculas, um processo que demanda energia, mas resulta em uma molécula altamente densa energeticamente.
Como um transportador de energia versátil, o hidrogênio pode ser utilizado para várias finalidades, por exemplo, para produção de calor, combustível e matéria-prima. Em primeiro lugar, pelo fato do hidrogênio ser tão denso em energia, muita energia é liberada na forma de calor se você queimar suas moléculas. Quando queimado, o hidrogênio não gera emissões e CO2, gerando apenas vapor de água e calor, fazendo deste combustível o substituto perfeito para o gás natural.