1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Novo BMW i5 é anunciada ao público com grandes mudanças para concorrer diretamente com Mercedes, Porche e outras montadoras
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Novo BMW i5 é anunciada ao público com grandes mudanças para concorrer diretamente com Mercedes, Porche e outras montadoras

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 22/12/2022 às 11:15
Novo BMW i5
Novo BMW i5 (Foto/divulgação)

Com a introdução do modelo totalmente elétrico i5, a próxima geração do BMW Série 5 receberá a atualização mais radical de sua história com o novo BMW i5.

A BMW está a caminho de desenvolver sua primeira Série 5 totalmente elétrica com o i5, e podemos esperar uma revelação completa em 2023 do novo BMW i5.

O sedã enfrentará o Mercedes EQE e o Tesla Model S, mas o i5 Touring terá poucos concorrentes, com o MG5 EV com foco no orçamento e o Porsche Taycan Sport Turismo mais premium sendo os únicos EVs à venda.

Conheça o novo BMW i5

Como vimos com o sedã novo BMW i5 não é muito diferente do Series 5 Touring com o motor de combustão interna. Uma grade em branco, junto com um adesivo de “veículo elétrico”, foi uma benção para o trem de força deste carro de teste. Este carro de teste ainda usa muito revestimento, mas já podemos ver alguns detalhes importantes do design. A grade do rim será mais contida do que a do i4, e haverá apenas um único conjunto de faróis, em vez de uma configuração dupla como o novo recurso Série 7 e iX.

Na lateral do novo BMW i5, podemos ver as maçanetas embutidas nas portas que ajudam a melhorar o coeficiente de arrasto aerodinâmico e o novo design das rodas de liga leve de sete raios. Uma placa no pilar traseiro cobre a área onde o clássico recurso de design “Hofmeister kink” da BMW está localizado.

Como o i4, a escotilha de carregamento estará localizada no painel traseiro a três quartos do lado do motorista. Além da qualidade extra de hacienda na parte traseira, ele se parece amplamente com o sedã com as mesmas lanternas traseiras.

O novo BMW i5 compartilhará os mesmos fundamentos modulares CLAR da atual Série 5 com motor a combustão. Esperamos que a gama de powertrains totalmente elétricos do i5 seja semelhante à oferecida no i4 – que também usa a plataforma CLAR.

A próxima Série 5, com o codinome G60, será um dos últimos novos modelos da BMW antes de sua geração de carros Neue Klasse começar a ser lançada em 2025, provavelmente liderada por uma substituição totalmente elétrica para a Série 3 e o SUV X5.

Devemos ver um i5 eDrive40 básico com uma bateria de 80,7 kWh e um motor elétrico montado na parte traseira produzindo cerca de 335 cavalos de potência e 430 Newton-metros de torque. Um modelo M50 também é provável, com cerca de 469 cv e 730 Nm de torque. No i4, há um modo boost entre as opções mais potentes, produzindo até 537bhp e 795Nm de torque por 10 segundos, e é bem entregue.

Além disso, a variante rival M60 com o M5 poderia emprestar o trem de força do M60 iX. Isso incluirá uma bateria de 105kWh e dois motores elétricos produzindo 611bhp e 1.100Nm de torque. No iX, essa potência permite um tempo de 0-62 mph de 3,8 segundos. O i5 tem muito menos peso para manusear, então esperamos um tempo de sprint próximo a 3 segundos.

Quanto ao alcance, o i4 atinge o máximo de 365 milhas, e podemos ver algo semelhante, apesar do tamanho maior do i5, dependendo das melhorias que a BMW fez na eficiência da bateria desde a introdução do i4. O novo iX da BMW é capaz de carregar rapidamente 195kW, então o i5 deve pelo menos oferecer essa velocidade de carregamento. Isso pode significar que sua bateria carregará de 10 a 80% em 39 minutos.

Como outros BMW EVs, espera-se que um carregador de bordo de 11kWh chegue ao i5. O BMW Group confirmou que lançará 25 novos modelos eletrificados em toda a sua gama de marcas – cerca de metade dos quais abandonará a energia da combustão. Vimos o iX1 se juntar ao X1 este ano, enquanto o novo elétrico i7 se junta ao carro-chefe 7 Series sedan.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos