Energia eólica: Turbina sem pás (ou hélices) aerodinâmica é indicada em ambientes urbanos, não ameaça padrões de migração de aves, ou vida selvagem.
Uma nova turbina eólica sem pás (hélices), patenteada pela Aeromine Technologies, está enfrentando o desafio de competir com a energia solar no telhado como uma fonte local de energia limpa que pode ser integrada ao ambiente urbano. O novo aerogerador pode produzir 50% mais energia do que a proveniente de painel solar ao mesmo custo, disse a empresa.
A tecnologia aproveita a aerodinâmica semelhante aos aerofólios em um carro de corrida para capturar e amplificar o fluxo de ar de cada edifício. A unidade requer cerca de 10% do espaço exigido pelos painéis solares e gera energia 24 horas por dia.
Assista o vídeo abaixo e veja como ter energia eólica em casa com um funcionamento igual ao de grandes turbinas!
A Aeromine disse que, ao contrário das turbinas eólicas convencionais (com pás), que são barulhentas, visualmente intrusivas e perigosas para as aves migratórias, o sistema patenteado é imóvel e praticamente silencioso.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
“É muito silencioso, muito seguro e muito barato de construir; você não precisa de nenhum material sofisticado como fibra de carbono, não há nada de especial no próprio ventilador, e a coisa toda se desfaz para transporte e um processo de construção relativamente simples no local”, disse a empresa.
A turbina eólica sem pás (ou hélices) são mais baratas, mais resistentes, mais seguras e menos intrusivas
A Aeromine ainda não nomeou uma capacidade padrão para seus dispositivos. Mas em uma solução apresentada ao desafio AFWERX Reimagining Energy em janeiro de 2021, essas unidades foram classificadas para 5 kW – muito próximas da produção de um sistema solar doméstico de telhado doméstico de 21 painéis.
Várias unidades podem, é claro, ser instaladas ao longo da borda de um edifício, espaçadas com cerca de 4,6 m de distância, e cada unidade promete gerar cerca de 14,3 MWh por ano. Apenas para efeito de comparação, um sistema solar doméstico no telhado de 6,5 kW produz cerca de 9 MWh por ano.
“Ao contrário das turbinas eólicas comuns, a estrutura não se move e é mais como um pedaço do prédio do que uma turbina eólica. Para todos os fins práticos, não há limitação de vida útil. As peças móveis mecânicas estão dentro de um duto protegido do vento e do clima, e são carregadas levemente em comparação com outros equipamentos de telhado, como ventiladores de ventilação, para que durem muito mais tempo”, disse a empresa.
Vale ressaltar que as turbinas eólicas sem pás aerodinâmicas, são mais baratas, mais resistentes, mais seguras e menos intrusivas do que os projetos de usina eólica com pás, e oferecem uma maneira altamente acessível de introduzir energia eólica confiável em um sistema de energia distribuída.
Além disso, a combinação do Aeromine com a energia solar no telhado pode gerar localmente até 100% das necessidades de energia de um edifício, ao mesmo tempo minimizando a necessidade de armazenamento de energia.