O pesadelo da Ranger chegou: Nova picape da Toyota, a Hilux MHEV, vem mais potente e oferece uma eficiência de combustível até 10% superior!
A Austrália, assim como o Brasil, figura entre os principais mercados globais para caminhonetes médias. A Toyota introduziu uma nova configuração híbrida leve (MHEV) de 48V para a Hilux, acompanhada de uma atualização visual do modelo. A novidade está prevista para chegar ao mercado brasileiro em 2025.
A versão da sua picape média que incorpora o sistema MildHybrid, ou “híbrido-leve”, como a empresa japonesa descreve, atualmente importado da Tailândia, será também fabricado na Argentina em breve, conforme informações do Motor1.com.
O pesadelo da Ranger! Essa é a nova Toyota Hilux diesel híbrida que vem para o Brasil
O que é um híbrido leve?
Identificado pela sigla MHEV, que significa Mild Hybrid Electric Vehicle, o híbrido leve é um dos três tipos de carros híbridos, ao lado do HEV (Hybrid Electric Vehicle) e do PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle). Dentre estes, o MHEV oferece o menor suporte ao motor térmico.
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Este sistema pode operar com 12V ou 48V, variando conforme a fabricante, mas seu funcionamento é essencialmente o mesmo. Um pequeno motor elétrico assume as funções do alternador e do motor de arranque, alimentando a bateria de 12V e ajudando nas arrancadas ou durante a condução em velocidade de cruzeiro, embora apenas por períodos curtos.
Embora o MHEV ofereça uma ajuda limitada e cause apenas uma pequena redução no consumo de combustível, ele contribui para a diminuição das emissões de poluentes. Além disso, uma vantagem significativa deste sistema é a sua simplicidade comparativa aos HEV ou PHEV, o que facilita e barateia sua implementação.
Ou seja, de forma mais simplista, o sistema MildHybrid, típico em veículos híbrido-leve, não permite que o carro opere exclusivamente no modo elétrico. A função principal deste sistema é fornecer energia aos sistemas elétricos do carro quando o motor de combustão está inativo ou quando o recurso Start&Stop é utilizado, como em paradas em semáforos ou em congestionamentos. A recarga da bateria de 48V é efetuada através de um alternador e pelo sistema regenerativo, que capta a energia cinética gerada nas frenagens.
Nova Hilux MHEV conta com motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, uma bateria de 48V e eficiência de combustível até 10% superior
Equipada com um motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, a Hilux MHEV possui uma bateria de 48V e um conversor DC/AC, que transforma corrente contínua em alternada e vice-versa. Este sistema é integrado ao já conhecido motor 2.8 turbodiesel da picape, que é popular no mercado brasileiro e entrega 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, sempre acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
Na Europa, onde já se utiliza o sistema híbrido leve, a Hilux 48V registrou um aumento de 16 cv na potência e de 6,6 kgfm no torque, alcançando 220 cv e 57,5 kgfm. A Toyota destacou que a Hilux MHEV oferece uma eficiência de combustível até 10% superior e um desempenho melhorado, o que reforça as capacidades já notáveis do veículo tanto em estradas pavimentadas quanto em terrenos acidentados.
Segundo a empresa, essa picape garante uma resposta mais ágil no asfalto e um desempenho mais robusto em terrenos off-road, beneficiando-se de uma aceleração mais suave e da frenagem regenerativa em declives.
Mesmo com a incorporação do sistema híbrido leve, a picape manteve sua capacidade de imersão na água até 70 centímetros.
Apresentada em novembro do ano passado, a Toyota assegurou que as capacidades off-road da caminhonete permanecem inalteradas, assim como as capacidades de reboque e carga. Um aspecto positivo é que, mesmo com a incorporação do sistema híbrido leve, a picape manteve sua capacidade de imersão na água até 70 centímetros.
A Toyota também ressalta que as melhorias na dirigibilidade foram alcançadas sem comprometer a capacidade de reboque e carga do veículo, que se mantêm excepcionais em 3.500 e 1.000 kg, respectivamente.
Além da implementação do sistema MHEV, a Toyota Hilux na Austrália recebeu atualizações visuais significativas. O para-choque foi redesenhado, apresentando agora uma grade octogonal flanqueada por novas entradas de ar e uma proteção inferior de alumínio. Enquanto o restante da carroceria mantém o design da versão anterior da Hilux, a porta traseira foi aprimorada com amortecedores que facilitam sua abertura.
A nova versão da Hilux 48V com frente atualizada no Brasil são consideravelmente altas!
Até o momento, a Toyota exibiu a Hilux MHEV apenas como protótipo, sendo utilizado como veículo de segurança no Kenya Safari Rally. Essa versão MildHybrid é parte da estratégia da Toyota de lançar nove novas picapes, algumas das quais já estão confirmadas para produção na Argentina, onde a Hilux é fabricada atualmente.
Importante destacar que a Hilux disponível na Austrália é importada da Tailândia, que frequentemente serve como ponto de referência para a filial sul-americana da Toyota no desenvolvimento de novos produtos. Com isso, as possibilidades de vermos essa nova versão da Hilux 48V com frente atualizada no Brasil são consideravelmente altas.
Paralelamente, na Argentina, a cidade de Rio Grande revogou em novembro do ano passado a isenção de impostos para veículos híbridos, elétricos e híbridos-leves. O conselho municipal justificou a decisão pelo fato de que os sistemas MildHybrid não operam em um modo exclusivamente elétrico, e após um período extenso de avaliações, considerou-se necessário ajustar a legislação vigente.