1. Início
  2. / Economia
  3. / Quando a nova regra do Banco Central começa a valer?
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Quando a nova regra do Banco Central começa a valer?

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 31/08/2025 às 16:05
Quando a nova regra do Banco Central começa a valer?
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O Banco Central anunciou mudanças importantes nas regras do Pix que começam a valer em outubro. A medida promete dificultar golpes e agilizar a devolução de valores para quem for vítima de fraude.

O Banco Central anunciou mudanças no Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix. A resolução, publicada na quinta-feira (28), busca dar mais rapidez e eficiência à devolução de recursos para vítimas de fraudes, golpes ou situações de coerção.

As novas regras começam a valer em 1º de outubro.

Atendimento 100% digital

A principal mudança é a digitalização completa do MED.

A partir de outubro, os clientes poderão contestar transações diretamente pelo ambiente Pix dos aplicativos bancários, sem precisar recorrer às centrais de atendimento.

Segundo o BC, essa medida trará mais agilidade e aumentará as chances de que ainda existam recursos disponíveis na conta do fraudador, o que torna a devolução mais viável.

Rastreamento das contas

Outra novidade importante foi definida na resolução. Até agora, a devolução só podia ocorrer a partir da conta usada na fraude.

A partir de 23 de novembro, de forma facultativa, será possível recuperar valores também de outras contas envolvidas nas movimentações.

Esse aprimoramento é considerado essencial porque fraudadores costumam esvaziar rapidamente a conta inicial e transferir os recursos para outras.

Portanto, o rastreamento dos caminhos do dinheiro aumenta as chances de recuperação. A medida será obrigatória a partir de fevereiro do próximo ano.

Prazos e compartilhamento de dados

Com a atualização, as devoluções poderão ocorrer em até 11 dias após a contestação. O sistema vai identificar o trajeto dos recursos e compartilhar as informações entre as instituições financeiras participantes.

O Banco Central destacou que essa troca de dados deve ajudar a bloquear contas usadas para fraudes, impedindo que sejam reutilizadas em novas práticas ilegais. Além disso, o compartilhamento tende a desestimular criminosos.

Uso do MED

O Mecanismo Especial de Devolução existe desde 2021. Ele pode ser acionado em casos comprovados de fraude ou em erros operacionais das instituições financeiras.

Entretanto, o MED não cobre desacordos comerciais, situações entre terceiros de boa-fé nem transferências feitas para contas erradas por erro do próprio pagador, como digitação incorreta de uma chave Pix.

Com as mudanças anunciadas, o Banco Central espera aumentar a eficiência do sistema, proteger os usuários e reduzir o espaço para criminosos explorarem a ferramenta de pagamento instantâneo mais utilizada do país.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x