“Nomofobia”, a nova palavra no português é oficialmente reconhecida na língua portuguesa! Descubra o significado desse termo e como ele impacta milhões de pessoas no mundo digital.
A palavra “nomofobia” foi oficialmente reconhecida na língua portuguesa e incorporada ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) pela Academia Brasileira de Letras (ABL) na sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025. O termo, derivado do inglês “no mobile phone phobia“, refere-se ao medo irracional de ficar sem acesso ao celular ou à internet, um fenômeno cada vez mais presente na sociedade moderna. A inclusão no VOLP reflete a crescente dependência tecnológica e os impactos que o uso excessivo de dispositivos móveis pode causar no comportamento humano. Segundo especialistas, a nomofobia tem sido objeto de estudos em áreas como psicologia e neurociência, pois pode desencadear ansiedade, estresse e outros efeitos negativos na saúde mental. Confira os detalhes a respeito da nova palavra no português.
Entenda o significado da nova palavra no português
Nesse sentido, a inclusão de novos vocábulos no idioma surge da demanda de nomear fenômenos modernos que impactam o cotidiano dos brasileiros. Esses neologismos ou expressões expandem a nossa capacidade de se comunicar e compreender o mundo, denotando que a linguagem se desenvolve como um espelho das transformações culturais e tecnológicas que vivemos.
A nomofobia descreve o medo patológico de ficar sem acesso ao telefone celular ou a dispositivos eletrônicos parecidos, como computadores e tablets. Essa condição reflete a dependência moderna em relação à tecnologia, especialmente, em relação à conectividade com a internet, contatos e aplicativos.
-
Esse cara entrou para a história ao derrotar o ChatGPT no jogo de xadrez sem perder nenhuma peça, e ainda fez piada
-
Cientistas liberam 200 mil larvas de ostras no mar e o motivo por trás disso vai te surpreender
-
A Guerra Fria foi tão tensa que os EUA testaram aviões contra bombas nucleares em megatorre de madeira sem um único parafuso ou prego
-
Starlink de Elon Musk se populariza entre motoristas no Brasil, mas instalação incorreta pode levar à retenção do veículo, alerta PRF
A nova palavra no português, curiosamente, vem do inglês nomophobia, uma união de no mobile (Sem celular) e Phobia (medo), e se tornou importante devido ao uso intensivo desses dispositivos no cotidiano. Podemos usar como exemplos para a nomofobia, nova palavra no português, as seguintes frases:
- Especialistas alertam que a nomofobia se torna um problema mais comum de saúde mental;
- Durante a pandemia, devido ao isolamento social e ao uso maior da tecnologia, os casos de nomofobia aumentaram;
- Aqueles que sofrem de nomofobia sentem pânico ao pensar em ficar sem acesso à internet ou sem bateria no celular;
- A qualidade de vida pode ser afetada pela nomofobia;
- Para combater a nomofobia, é fundamental estabelecer limites no uso do celular e buscar atividades offline.
Impactos da nomofobia com a chegada de nova lei do governo
No começo deste ano, uma lei sancionada pelo presidente Lula restringiu o uso de celulares nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A medida, já utilizada em outros países como França, Finlândia e Estados Unidos, vai de encontro à nomofobia, um problema que pode impactar adolescentes, crianças e até mesmo adultos.
Sentir ansiedade quando fica muito tempo sem utilizar o celular, necessidade de fazer várias pausas nas atividades para usar o dispositivo, se desesperar ao ficar sem internet, acordar durante a noite para checar se há uma nova notificação e verificar o celular com frequência em busca de novas mensagens a ponto de chamar a atenção das pessoas são apenas alguns dos sintomas da Nomofobia.
A nomofobia, desde 2018, é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como medo irracional de estar sem o celular ou outros aparelhos eletrônicos, contudo, apenas agora foi reconhecido como nova palavra no português.
Além de prejudicar o dia a dia da pessoa, impactando desde os estudos ou o trabalho até relações pessoais, esse vício pode gerar alterações cerebrais, afetando o comportamento, principalmente, em adolescentes.
VOLP também adiciona outras palavras
Além da nova palavra no português, Nomofobia, o VOLP também adicionou novas palavras. Entre elas está Apneísta, termo que se refere a um atleta que pratica o mergulho em apneia, uma modalidade em que o mergulhador prende a respiração voluntariamente para permanecer submerso pelo maior tempo possível, atingir grandes profundidades ou percorrer distâncias.
O termo também pode ser utilizado como adjetivo para descrever atividades ou equipamentos relacionados ao mergulho em apneia. A palavra ganhou relevância com o crescimento do apneísmo como esporte e prática recreativa.
Entre outras palavras também temos o Criovulcão, um tipo de vulcão encontrado em corpos celestes gelados, como luas de planetas distantes, que permite substâncias como vapor de água, gelo, metano e amoníaco, em vez de lava.