Com motor de até 11 mil watts, design premiado e autonomia de 129 km, a nova moto elétrica Yadea Keeness chega ao Brasil em agosto por R$ 28.900 e promete agitar o mercado urbano.
O mercado de motos elétricas no Brasil ainda engatinha, mas algumas marcas já chegaram com propostas ousadas — e uma delas é a gigante chinesa Yadea, líder mundial em vendas de motos elétricas desde 2017. E o modelo que promete chamar atenção em 2025 é a recém-apresentada Yadea Keeness, que acaba de ser confirmada com produção nacional, design premiado e preço sugerido de R$ 28.900.
Apresentada no Festival Interlagos Motos 2025, a nova moto elétrica da Yadea traz visual arrojado, especificações que miram o público jovem e desempenho comparável a uma moto 125 cc a combustão — tudo isso sem gastar uma gota de gasolina. Com fabricação em Manaus (AM), a Keeness começa a ser vendida no Brasil em agosto e promete agitar o segmento.
Será que ela tem o que é preciso para competir com as populares 150cc e 160cc? A ficha técnica e a proposta indicam que sim.
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A nova moto elétrica que aposta alto no Brasil
De olho na expansão do segmento, a Yadea aposta no Brasil como mercado-chave na América do Sul. Com produção nacional em parceria com a Jabil Industrial, a marca quer abrir 300 pontos de venda até 2027, mostrando que sua chegada não é pontual, mas parte de um plano agressivo de crescimento.
Segundo He Dongsheng, diretor de marketing da Yadea na América do Sul, “escolher o Brasil como mercado de lançamento desses modelos demonstra nosso compromisso em oferecer soluções de mobilidade mais inteligentes, seguras e sustentáveis no país”.
E a Keeness é exatamente isso: uma moto elétrica com pegada futurista, desempenho urbano e custo de uso praticamente nulo.
Design premiado e inspirado em aviões de combate
O visual da Yadea Keeness é um dos pontos que mais chamam atenção. Com linhas inspiradas em caças militares, superfícies bem definidas e perfil robusto, ela se afasta completamente do estereótipo de moto elétrica simples.
Não à toa, o modelo foi vencedor do Red Dot Design Award em 2023, um dos prêmios mais prestigiados do mundo do design industrial. O resultado é uma moto elétrica com cara de naked esportiva, que chama atenção tanto pelo estilo quanto pela proposta.
Potência de até 11.000 watts e desempenho de moto a combustão
Mas o destaque da nova moto elétrica Yadea Keeness não está só no visual. Seu motor central elétrico tem potência nominal de 5.500 W e pico de 11.000 W, o que equivale a 14,9 cv — número muito próximo de motos 125 cc como Honda CG 160 e Yamaha Factor.
De acordo com a Yadea, a Keeness acelera de 0 a 50 km/h em apenas 3 segundos e atinge velocidade máxima de 100 km/h. A transmissão é automática, como em praticamente todas as motos elétricas, e a tração final é feita por corrente.
Com esse conjunto, a Keeness entrega exatamente o que o público urbano quer: agilidade no trânsito, facilidade de condução e custo operacional extremamente baixo.
Autonomia de até 129 km com baterias removíveis
Um dos pontos mais relevantes para quem considera migrar para uma moto elétrica é a autonomia — e nesse quesito, a Keeness traz bons números. Equipada com baterias de íons de lítio removíveis, o modelo pode levar duas unidades e rodar até 129 quilômetros com carga cheia.
Além disso, as baterias são 20% mais leves do que as de chumbo e contam com regeneração de energia via frenagem, aumentando a eficiência geral. Isso significa que, dependendo do uso diário, o motociclista pode passar vários dias sem precisar recarregar.
O compartimento de baterias também serve como porta-objetos, com 16 litros de capacidade útil — espaço raro em motos dessa categoria.
Ciclística equilibrada e freios com CBS
A ergonomia da Yadea Keeness lembra muito a de uma naked tradicional. O modelo utiliza rodas de 17 polegadas, pneus sem câmara e freios a disco nas duas rodas com sistema de frenagem combinada (CBS). Apesar de não contar com ABS, a segurança ativa é adequada para a proposta urbana.
A posição de pilotagem é neutra e acessível, voltada tanto para iniciantes quanto para quem busca uma moto ágil para o dia a dia.
Painel digital, full-LED e chave de presença
Entre os itens de série, a nova moto elétrica da Yadea não decepciona. Ela vem equipada com painel digital completo, iluminação 100% em LED e chave presencial, oferecendo uma experiência moderna e conectada.
Apesar do preço um pouco acima de motos 150 cc tradicionais, o pacote tecnológico e o baixo custo de operação colocam a Keeness como uma alternativa bastante atrativa para quem busca economia e estilo no uso urbano.
Cores disponíveis e lançamento no Brasil
A Yadea Keeness chega ao Brasil com três cores: branco, preto e cobre metálico. Todas as versões compartilham a mesma motorização e conjunto ciclístico.
Com preço sugerido de R$ 28.900, a Keeness será vendida nas lojas oficiais da Yadea a partir de agosto de 2025. Mesmo custando mais que motos 150 cc a combustão, o modelo oferece economia no médio e longo prazo, especialmente para quem roda bastante no dia a dia.
Vale a pena trocar uma moto a gasolina por uma elétrica?
Essa é a pergunta que muitos motociclistas fazem. Com consumo zero de combustível, manutenção mínima (sem troca de óleo, embreagem ou corrente de comando) e recarga simples em tomadas comuns, a moto elétrica pode sim representar economia real no dia a dia.
A Yadea Keeness, com desempenho semelhante ao de uma 125 cc, atende bem às necessidades urbanas com um bônus: emissão zero de poluentes.
No fim das contas, a decisão entre uma moto a combustão e uma elétrica depende do perfil do piloto. Mas se você roda muito na cidade, busca um modelo moderno, quer economia real e ainda se preocupa com sustentabilidade, a nova Yadea Keeness pode ser a escolha certa.
Sai de lá por 5 mil . 28 mil é muito di heiro para essa crise do Brasil.