Com chegada de novas baterias que podem ser recarregadas em poucos minutos, o mercado de veículos elétricos poderá se tornar cada vez mais sustentável.
A empresa Morand anunciou essa semana que seu empenho na fabricação de uma nova bateria para veículos elétricos finalmente gerou um resultado positivo. A promessa da Morand é que as baterias que foram fabricadas possam ser recarregadas em no máximo 72 segundos. A linha de baterias recebeu o nome de Morand eTechnology e recebeu m altíssimo investimento de tecnologia de carregamento ultrarrápido.
Novas baterias com tecnologia de carregamento ultrarrápido serão destaque no mercado automotivo
As novas baterias da Morand foram fabricadas com um sistema híbrido, responsável por combinar as capacidades de ultra capacitor e bateria química, com o intuito de criar um pacote de energia que é durável e ultrarrápido, podendo ser recarregado de forma prática, em menos de 2 minutos.
De acordo com a empresa, esse tipo de tecnologia é indicado para aplicações que exigem cargas ultrarrápidas e frequentes, por um período de no máximo 5 minutos ou menos que isso. Ou seja, tecnologias como essa são destinadas a veículos elétricos urbanos, tais como microcarros, bikes elétricas, scooters elétricos, agrotech, defesa e locomotivas ferroviárias.
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A empresa Geo Technology realizou testes independentes, onde constatou que a tecnologia desenvolvida pela Morand foi perfeitamente capaz de recarregar uma bateria de 7,2 kWh em cerca de 120 segundos (98% de carregamento) até 900A (360 kW), e 72 segundos para 80% da carga.
Os pacotes usam o chamado HUC, também conhecido como células híbridas de ultracapacitores, exclusivamente da empresa Sech AS, após firmarem uma excelente parceria. Essas células híbridas são utilizadas em combinação com as unidades de controle avançados da empresa responsável.
Teste revela grande potencial nas novas baterias para veículos elétricos
Mesmo que os testes tenham sido realizados em uma bateria pequena, de apenas 7,2 kWh, pode-se dizer que se multiplicarmos por 6 os 72 segundos essenciais para atingir 80% da capacidade, uma suposta capacidade de 42 kWh, por exemplo, levaria em torno de 7 minutos para uma recarga de 0 a 80%.
Por isso, podemos considerar que o tempo de recarga durante os testes da Geo Technology é considerado inovador, com alto potencial. Atualmente, há diversas tecnologias de recargar ultrarrápida, que estão em fase de testes.
No entanto, elas acabam sendo barradas por uma limitação, que é o número de ciclos antes de sofrer uma degradação em sua capacidade. Devido a isso, a Morand está empenhada em reverter essa situação, tanto que a empresa garante que sua tecnologia consegue garantir cerca de 50 mil ciclos de carga e descarga.
Outra vantagem das baterias eTechnology é a diminuição da dependência de materiais como lítio e cobalto. Mesmo que as baterias ainda tenham que utilizar o lítio, o diferencial delas é que a sua composição química é baseada em alumínio, grafeno e carbono.
Equipe da Morand pretende aumentar a produção de novas células destinadas às baterias para veículos elétricos
Segundo o fundador e diretor administrativo da Morand, Benoît Morand, a empresa acredita que a tecnologia eletrônica encontrará uma ampla adoção muito em breve, como a solução ideal para aplicações específicas. Benoît disse ainda que, com a extrema durabilidade e tempo de recarga ultrarrápidos, a tecnologia eletrônica patenteada da Morand possui um alto número de aplicações possíveis.
A produção dessa tecnologia ainda é baixa, no entanto, a Morand planeja aumentar a produção das células muito em breve, algo que ajudará a baixar os custos.
Outra questão bastante interessante é a respeito do ciclo de vida total dessas baterias, que vão de 5 a 10 vezes mais do que o número de ciclos de descarga possíveis, algo que favorece o custo de manutenção no longo prazo, se comparado às baterias de íons de lítio equivalentes.