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NHTSA aperta o cerco: Tesla é investigada por modo “Mad Max” que permite operar acima do limite de velocidade legal

Escrito por Carla Teles
Publicado em 24/10/2025 às 21:00
NHTSA aperta o cerco: Tesla é investigada por modo "Mad Max" que permite operar acima do limite de velocidade legal
“O modo “Mad Max” da Tesla está sob investigação da NHTSA nos EUA. Entenda por que o sistema FSD, que opera acima dos limites de velocidade, preocupa a agência.”
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Relatos indicam que a nova função do sistema Full Self-Driving da Tesla permite que veículos operem acima dos limites de velocidade, gerando alerta na NHTSA.

A Tesla está novamente sob os holofotes da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos Estados Unidos. Conforme reportado pelo portal InfoMoney, a agência federal confirmou nesta sexta-feira que está buscando informações sobre um novo modo de assistência ao motorista apelidado de “Mad Max”. A principal preocupação é que esta versão, descrita como mais agressiva do sistema Full Self-Driving (FSD), estaria permitindo que os veículos operem acima dos limites de velocidade estabelecidos nas rodovias.

Este novo questionamento se soma a uma série de investigações já em andamento sobre a tecnologia de assistência da Tesla. A NHTSA fez questão de enfatizar que, independentemente do sistema ativado, “o ser humano ao volante é totalmente responsável por dirigir o veículo e cumprir todas as leis de segurança no trânsito”. A polêmica surge em um momento delicado, enquanto a montadora de Elon Musk enfrenta escrutínio crescente sobre a segurança real de seus sistemas FSD.

O que é o modo “Mad Max” e por que preocupa?

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O alerta sobre o modo “Mad Max” ganhou força após diversos relatos de motoristas em mídias sociais. Segundo essas publicações, os veículos da Tesla que utilizam a versão mais agressiva do Full Self-Driving demonstraram capacidade de operar consistentemente acima dos limites de velocidade permitidos nas estradas. Essa característica levanta sérias questões sobre a conformidade do sistema com as leis de trânsito vigentes.

A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a investigação da NHTSA. No entanto, conforme apurado pelo InfoMoney, a montadora republicou recentemente uma mensagem em uma rede social que parecia endossar a funcionalidade. A postagem descrevia o modo “Mad Max” como capaz de acelerar e atravessar “o tráfego em um ritmo incrível, tudo isso enquanto é super suave”. A mensagem ainda sugeria: “Ele dirige seu carro como um carro esportivo. Se você estiver atrasado, esse é o modo ideal para você.”

NHTSA amplia investigações sobre o FSD da Tesla

A investigação sobre o “Mad Max” chega em um momento em que a NHTSA já analisa profundamente o FSD da Tesla. No início deste mês, a agência abriu uma investigação formal sobre 2,9 milhões de veículos da montadora equipados com o sistema. Essa investigação principal foi motivada por dezenas de relatos documentados de violações de segurança no trânsito e acidentes ocorridos enquanto o FSD estava ativo.

Os dados que baseiam essa investigação maior são preocupantes. A NHTSA informou estar analisando 58 relatos de problemas graves envolvendo violações de segurança no trânsito com o uso do FSD. Esse conjunto de incidentes inclui 14 acidentes confirmados e resultou em 23 feridos. A agência destacou que o sistema FSD “induziu um comportamento do veículo que violou as leis de segurança no trânsito”.

Um histórico de escrutínio e colisões

O Full Self-Driving da Tesla, que é consideravelmente mais avançado que o sistema Autopilot padrão da montadora, está sob investigação da NHTSA há pelo menos um ano. O InfoMoney recorda que, em outubro de 2024, a agência já havia aberto uma investigação sobre 2,4 milhões de veículos da Tesla com FSD. Essa investigação anterior foi desencadeada por quatro batidas ocorridas em condições de visibilidade reduzida na estrada.

A agência reguladora dos EUA detalhou que, na investigação maior aberta este mês, possui seis relatórios específicos em que um veículo Tesla, operando com o FSD ativado, “se aproximou de um cruzamento com um sinal de trânsito vermelho, continuou a viajar para o cruzamento contra o sinal vermelho e se envolveu posteriormente em uma colisão com outros veículos motorizados”. Apesar das polêmicas, a Tesla afirma oficialmente que o FSD “conduzirá você a praticamente qualquer lugar com sua supervisão ativa, exigindo intervenção mínima”, mas reforça que a tecnologia não torna o carro autônomo.

O que você acha dessa funcionalidade “Mad Max”? Você confiaria em um sistema de assistência que opera acima dos limites de velocidade? Deixe sua opinião nos comentários, queremos saber o que os motoristas realmente pensam sobre essa nova polêmica da Tesla.

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Carla Teles

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