Uso de transformadores movidos a óleo vegetal e reaproveitamento de podas de árvores são iniciativas que promovem benefícios para o meio ambiente
A modernização e a mudança no perfil dos clientes do setor elétrico têm acelerado transformações, ganhos de eficiência e desenvolvimento de novos produtos e serviços. A Neoenergia Brasília, por exemplo, passou a adquirir apenas transformadores ecológicos para utilização na rede elétrica. Além disso, recentemente, a distribuidora lançou uma iniciativa que busca promover a gestão sustentável dos resíduos triturados nas podas feitas em árvores localizadas próximas à rede.
Por meio de ações como essas, que reforçam o compromisso da Neoenergia com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua, a companhia mantém práticas responsáveis de ASG (sigla para ambiental, social e governança) e agrega valor para a sociedade, os acionistas e todos os stakeholders. Presente há 25 anos no Brasil, a empresa é pioneira na transição energética no país. Entre as metas para 2030, está situar a intensidade das emissões abaixo de 50 gramas de CO2 por kWh gerado, visando alcançar a neutralidade em carbono em 2050.
Os transformadores isolados a óleo vegetal apresentam uma série de vantagens em relação ao tradicional, que utiliza óleo mineral. Além da redução do impacto ambiental, os novos modelos são mais eficientes, seguros e estáveis. Por serem resistentes a altas temperaturas, possuem o ponto de combustão maior – o que diminui o risco de incêndio -, além de não liberarem dióxido de carbono (CO²). Em 2022, a Neoenergia Brasília investiu R$ 4 milhões na aquisição de 314 transformadores; desse total, 200 unidades foram entregues e 105 já estão em funcionamento nas ruas do Distrito Federal.
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Impulsionando o Futuro: MTR Solar Revoluciona o Setor com Complexo Inovador e Soluções Verdes
- Sil Fios e Cabos Elétricos: Vencedor do Prêmio Anamaco 2024 pelos 50 Anos de Excelência em Condutores Elétricos.
Outro destaque é a parceria firmada com a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (SEAGRI) para que todo resíduo sólido triturado de podas de árvores realizadas pela distribuidora seja doado e repassado aos produtores rurais locais. Desde o segundo semestre de 2021, cerca de 350 toneladas de resíduos entregues beneficiaram 65 produtores rurais, que passaram a utilizar o material em atividades como compostagem, cobertura morta de solo, substrato para cultivo de plantas e flores, entre outras ações.
SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.
Fonte: NeoEnergia