Com 44 painéis solares e potência de 79 kWp, o cargueiro MV Vertom Tula, da Holanda, tornou-se o primeiro navio do mundo a operar com sistema solar em grande escala, reduzindo emissões e consumo de combustível
Uma empresa de energia solar marítima na Holanda realizou um feito inédito ao instalar o primeiro sistema de energia solar em grande escala em um navio cargueiro.
A iniciativa representa um avanço importante rumo ao transporte marítimo sustentável e à redução de emissões no setor naval.
O projeto foi desenvolvido pela Wattlab, empresa especializada em energia limpa sediada em Roterdã. O sistema foi instalado no navio diesel-elétrico MV Vertom Tula, que possui 7.280 toneladas de porte bruto e pertence à operadora de serviços marítimos Vertom Group.
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Com 44 painéis solares planos e capacidade de 79 quilowatts de pico (kWp), a nova solução é capaz de suprir aproximadamente 20% da demanda energética do navio, incluindo sistemas de iluminação, navegação e ar condicionado. “Agradecemos à Vertom pela confiança e pela colaboração tranquila nos últimos três anos”, afirmou Bo Salet, CEO e cofundador da Wattlab.
Energia solar chega aos mares
A instalação ocorreu em setembro, no Porto de Harlingen, e foi concluída em apenas um dia, graças ao design modular dos equipamentos. Isso tornou o MV Vertom Tula o primeiro navio de alto mar do mundo a contar com uma instalação solar completa.
“Para os armadores, tempo é dinheiro, então rapidez e facilidade de uso são importantes”, explicou Salet. Ele destacou que o espaço também representa um custo: “Se for necessário remover os painéis para dar lugar a uma carga especial, a tripulação pode empilhá-los e armazená-los no espaço de um contêiner de 20 pés”.
Os painéis solares foram fabricados e montados nas novas instalações da Wattlab. Sua estrutura modular permite instalação e remoção rápidas, com conexões padrão usadas em contêineres marítimos.
Antes da implementação final, a Wattlab e a Vertom realizaram dois projetos-piloto ao longo de três anos em condições costeiras adversas. “Durante os testes piloto, os resultados mostraram que o sistema Solar Flatrack tem um bom desempenho no ambiente difícil do transporte marítimo costeiro”, disse Thomas van Meerkerk, gerente de desenvolvimento de negócios da Vertom.
Um impulso solar para embarcações
Os testes foram validados pela Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada (TNO), que confirmou a confiabilidade do desempenho e da integridade estrutural dos painéis em ambiente marinho.
“Esses fatores dependem das condições em que nossos navios operam, mas é evidente que o sistema pode proporcionar um retorno positivo sobre o investimento e contribuir para a redução de CO₂ no transporte marítimo”, afirmou Salet.
O executivo ressaltou ainda que os painéis podem permanecer nas tampas das escotilhas durante as operações de carga e descarga. “A tripulação estava cética a princípio, temendo muito trabalho extra”, revelou. “Mas logo descobriram que os painéis solares planos são fáceis de usar e exigem manutenção mínima.”
Outra vantagem observada foi que os painéis não acumulam crostas de sal, já que a água escoa naturalmente de sua superfície, mantendo o desempenho constante mesmo em ambiente salgado.
Apoio europeu e metas climáticas
O projeto recebeu cofinanciamento do Fundo para uma Transição Justa (FTJ) da União Europeia, iniciativa alinhada à meta continental de neutralidade climática até 2050.
Tanto a Wattlab quanto a Vertom acreditam que essa tecnologia poderá impulsionar a sustentabilidade no transporte marítimo costeiro e de curta distância, servindo de exemplo para uma nova geração de embarcações movidas por energia limpa e renovável.



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