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Naval: Os motores nucleares são testados rigorosamente para garantir segurança e eficiência; como funcionam os testes dos maiores motores diesel marítimos do mundo e mais

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 01/06/2024 às 13:39
Naval: Os motores nucleares são testados rigorosamente para garantir segurança e eficiência; como funcionam os testes dos maiores motores diesel marítimos do mundo e mais
Você sabia que os maiores motores de barco do mundo passam por rigorosos testes antes de serem usados em alto-mar? Vamos explorar como os motores nucleares e diesel são testados para garantir seu funcionamento seguro e eficiente. Foto: Construction Global/Divulgação

Você sabia que os maiores motores de barco do mundo passam por rigorosos testes antes de serem usados em alto-mar? Vamos explorar como os motores nucleares e diesel são testados para garantir seu funcionamento seguro e eficiente.

A construção e operação dos maiores motores de barco do mundo envolvem uma série de testes rigorosos para garantir que funcionem corretamente em condições marítimas extremas. Esses testes são fundamentais para assegurar a eficiência e a segurança dos motores.

Os motores diesel marítimos, por exemplo, são comparáveis em força motriz aos motores de automóveis, mas são imensamente maiores, pesando até 13 baleias azuis juntas. Esses gigantes dos oceanos são cruciais para o transporte de mercadorias pelo mundo.

Os testes de aceitação do fabricante são os primeiros passos

Aqui, os motores são submetidos a uma série de testes de bancada para verificar sua potência, consumo de combustível, estabilidade e resistência. Esses testes simulam diversas condições operacionais para garantir que o motor funcione de maneira confiável.

Após os testes de bancada, os motores passam para os testes no mar, onde são instalados em um barco e testados em condições reais. Esses testes são essenciais para verificar o desempenho do motor no ambiente marinho. Os testes incluem avaliações de velocidade, consumo de combustível, estabilidade e resposta a condições adversas.

A história dos motores marítimos evoluiu muito desde os motores a vapor até as tecnologias modernas

Os motores nucleares, por exemplo, são usados principalmente em porta-aviões e submarinos devido à sua capacidade de gerar grande quantidade de energia. Esses motores utilizam reatores nucleares para aquecer água e produzir vapor, que aciona as hélices dos navios. Apesar de sua eficiência, os motores nucleares são limitados a embarcações maiores devido aos desafios de segurança e logística.

Por outro lado, os motores diesel se tornaram a opção predominante para a maioria dos navios devido à sua eficiência, confiabilidade e facilidade de manutenção. Esses motores são amplamente utilizados em uma variedade de embarcações, desde pequenos barcos de recreio até grandes navios de carga.

Um dos maiores motores de barco do mundo foi construído pela empresa japonesa AOE Works

Este colosso pesa 2.300 toneladas e possui 14 cilindros capazes de produzir 115.000 cavalos de potência. Dentro do cárter deste motor, uma pessoa poderia ficar de pé e subir uma escada para realizar reparos, mostrando a magnitude desse motor.

Esses motores compartilham semelhanças com motores convencionais, mas em uma escala muito maior. Eles têm um virabrequim que aciona uma hélice gigantesca na parte traseira do navio. A maioria dos navios do mundo é movida pela ação dessas hélices colossais, que podem assumir várias formas, desde hélices convencionais até sistemas de propulsão inovadores.

O consumo de combustível desses motores é impressionante

Um petroleiro pode consumir aproximadamente 250 toneladas de combustível por dia para manter seus motores em funcionamento. Este combustível, conhecido como óleo combustível pesado, precisa ser aquecido antes de ser injetado nos motores para garantir uma combustão eficiente.

Antes de um navio ser considerado pronto para navegar, ele deve passar por uma série de testes de estabilidade. Esses testes incluem medições de calado, resistência do motor principal e testes de ancoragem. A estabilidade é crucial para garantir que o navio possa enfrentar as condições adversas do mar sem problemas.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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