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NASA e Lockheed Martin testam o X-59, jato supersônico de 30 metros que promete cruzar o som sem barulho e cortar viagens pela metade

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 03/11/2025 às 10:00
Jato supersônico X-59 da NASA voa pela primeira vez e promete viagens comerciais mais rápidas e silenciosas, sem o barulho dos antigos Concorde
Jato supersônico X-59 da NASA voa pela primeira vez e promete viagens comerciais mais rápidas e silenciosas, sem o barulho dos antigos Concorde
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Com 30 metros de comprimento, o X-59 realizou seu primeiro voo sobre o deserto da Califórnia. O projeto busca eliminar o estrondo sônico e reduzir drasticamente o tempo de viagem entre grandes cidades

A NASA e a Lockheed Martin deram um passo importante no desenvolvimento de jatos supersônicos silenciosos. Nesta semana, um avião experimental projetado para voar mais rápido que o som com baixo ruído realizou seu primeiro voo de teste sobre o deserto do sul da Califórnia, logo após o nascer do sol. O evento marcou um avanço que pode transformar o transporte aéreo comercial.

O voo inaugural do X-59

O jato experimental, batizado de X-59, foi desenvolvido para atingir velocidades supersônicas sem provocar o estrondo sônico que historicamente limitou esse tipo de operação sobre áreas habitadas. Durante o teste, a aeronave ainda não ultrapassou a barreira do som.

O objetivo principal foi verificar a integridade estrutural e os sistemas de voo. Mesmo assim, a decolagem foi celebrada como um marco significativo pela NASA e pela Lockheed Martin.

Com 30 metros de comprimento, o X-59 partiu das instalações da Lockheed Martin Skunk Works, em Palmdale, a cerca de 100 quilômetros ao norte de Los Angeles, e pousou próximo ao Centro de Pesquisa de Voo Armstrong da NASA, a 64 quilômetros de distância. Segundo os engenheiros envolvidos, o voo ocorreu conforme o planejado e demonstrou a estabilidade do projeto.

Reduzindo o ruído e o tempo de viagem

Desde a década de 1940, aviões já alcançam velocidades supersônicas, mas o ruído explosivo — o chamado estrondo sônico — levou à proibição desses voos sobre terra nos Estados Unidos. O famoso Concorde, operado pela British Airways e Air France, chegou a oferecer viagens transatlânticas entre as décadas de 1970 e 2000, mas foi desativado em 2003 após um acidente e custos operacionais elevados.

O X-59 promete uma revolução ao voar mais rápido que o som com apenas um “leve solavanco”, como descreve a Lockheed Martin. Caso o projeto cumpra suas metas, viagens entre cidades como Nova York e Los Angeles poderão levar metade do tempo atual, reabrindo caminho para o renascimento das viagens supersônicas comerciais.

A NASA pretende usar os resultados para propor mudanças regulatórias que permitam o retorno desses voos sobre território americano, desta vez de forma silenciosa e eficiente.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

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