Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anuncia novo edital com milhares de vagas em cursos técnicos gratuitos. Saiba como participar dos cursos gratuitos sem precisar fazer prova!
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de inscrições para cursos técnicos gratuitos nas modalidades integrado e subsequente para o primeiro semestre de 2025. No total, a instituição oferece 4.335 vagas em cursos gratuitos neste processo seletivo, que é uma ótima forma de complementar o currículo, crescer profissionalmente ou entrar no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente.
Lista de cursos técnicos gratuitos do IFPB
As oportunidades estão distribuídas pelos Campi Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Campina Grande, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mangabeira, Monteiro, Patos, Pedras de Fogo, Picuí, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santa Rita, Sousa e Soledade. As mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos do Instituto Federal estão distribuídas da seguinte forma:
- Técnico em Meio Ambiente;
- Técnico em Recursos Pesqueiros;
- Técnico em Multimídia;
- Técnico em Serviços Jurídicos;
- Técnico em Edificações;
- Técnico em Eletromecânica;
- Técnico em Informática;
- Técnico em Mineração;
- Técnico em Petróleo e Gás;
- Técnico em Química;
- Técnico em Administração;
- Técnico em Sistemas de Energia Renovável;
- Técnico em Contabilidade;
- Técnico em Automação Industrial;
- Técnico em Controle Ambiental;
- Técnico em Eletrônica;
- Técnico em Eletrotécnica;
- Técnico em Instrumento Musical;
- Técnico em Mecânica;
- Técnico em Segurança do Trabalho;
- Técnico em Design de Modas;
- Técnico em Geologia;
- Técnico em Agroindústria;
- Técnico em Agropecuária.
Como estão distribuídas as vagas nos cursos técnicos gratuitos do IFPB?
O IFPB reserva metade das vagas para candidatos egressos de Escolas Públicas (EEP) que tenham cursado integralmente o ensino em escola pública.
- Fiocruz libera inscrições para cursos 100% EAD, gratuitos e com certificado! Há chances na Fundação Oswaldo Cruz em várias áreas sem que haja necessidade de prova para participar
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
Dentro deste percentual, há reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI), candidatos autodeclarados quilombolas (Q) e candidatos com deficiência (PcD), além da reserva para candidatos com renda familiar bruta igual ou menor a 1,0 salário-mínimo (R$ 1,420).
Para os cursos gratuitos integrados são oferecidas 3.110 vagas distribuídas pelos campi de Cabedelo, Cabedelo Centro, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Esperança, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, Monteiro, João Pessoa, Pedras de Fogo, Patos, Picuí, Santa Luzia, Princesa Isabel, Santa Rita e Sousa.
Já para os cursos técnicos gratuitos subsequentes são oferecidas 1.185 vagas nos campi de Areia, Cabedelo, Cajazeiras, Cabedelo Centro, Campina Grande, Itabaiana, João Pessoa, Mangabeira, Patos, Pedras de Fogo, Santa Luzia, Princesa Isabel, Soledade e Sousa. Também há outras 40 vagas voltadas para o curso técnicos subsequente de Instrumento Musical ofertado exclusivamente no campus João Pessoa.
Inscrições nos cursos gratuitos do Instituto Federal
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site do Instituto Federal, desde que detenha ou possua acesso a uma conta de e-mail válido e ativo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de outubro.
Para os cursos gratuitos subsequentes, os interessados devem ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da pré-matrícula. Para os cursos integrados é necessário ter concluído o 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental ou equivalente até a data da pré-matrícula.
Vale destacar que o IFPB não se responsabiliza por solicitação de inscrição via Internet não recebida por quaisquer motivos de ordem técnica dos computadores ou falhas de comunicação.
Já o processo seletivo para os cursos gratuitos técnicos integrados será realizado por meio de uma análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa/ Português, Matemática, História e Geografia ou disciplinas equivalentes no Ensino Fundamental II, no 6º, 7º e 8º ano, ou equivalente.
Já para os cursos subsequentes, a seleção será realizada por meio da análise das notas em Língua Portuguesa, Português e Matemática ou disciplinas equivalentes cursadas no 1º e 2º ano do Ensino Médio, ou equivalente.