Radar de velocidade média promete mudar o jeito de dirigir no Brasil. Frear antes já não resolve. Será o fim do truque dos motoristas?
A partir de agora, não adianta mais aquele truque de frear antes do radar para evitar a multa.
Um novo sistema de fiscalização está sendo testado nas estradas brasileiras, e os motoristas que não se adaptarem podem estar prestes a cair na armadilha.
Com uma tecnologia que mede a velocidade média em um trecho da rodovia, a novidade promete complicar a vida dos apressadinhos que costumam reduzir apenas ao passar pelo radar.
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Será o fim de uma era nas estradas?
Como funciona o novo radar e por que ele é diferente?
A diferença entre este novo radar e os tradicionais está na forma como ele monitora a velocidade.
Em vez de captar a velocidade em um ponto específico, ele mede a velocidade média entre dois locais ao longo da via.
Ou seja, o sistema monitora o tempo que o motorista leva para percorrer um determinado trecho e, a partir daí, calcula se ele estava dentro do limite permitido.
Segundo especialistas, isso significa que o velho truque de pisar no freio pouco antes do radar não vai mais funcionar.
Mesmo que o motorista reduza a velocidade ao passar pelo radar, se ele tiver acelerado no resto do trajeto, o sistema vai detectá-lo.
A estreia do radar de velocidade média em Uberaba (MG)
Este sistema já começou a ser instalado em alguns pontos das estradas brasileiras, como o trecho da BR-050, em Uberaba, Minas Gerais.
Desde a manhã de segunda-feira, 14 de outubro, dois novos radares começaram a operar nos quilômetros 171 e 182 dessa rodovia, que tem uma extensão de 11 km.
O limite de velocidade estabelecido é de 80 km/h, e quem passar por ali precisa ficar atento, pois esse é o primeiro radar de velocidade média em uma concessão federal no Brasil.
Mas calma, as multas ainda não começaram!
De acordo com a concessionária Eco050, que administra a rodovia, por enquanto, os motoristas não serão multados por ultrapassar o limite de velocidade.
A fiscalização está em fase experimental, e o principal objetivo é conscientizar os condutores sobre os riscos de dirigir acima da velocidade.
Mas é bom não se empolgar! A expectativa é que, em breve, a penalidade passe a valer.
Radares como esses são comuns em países europeus
Se a ideia de radar de velocidade média parece nova por aqui, na Europa, essa tecnologia já está em uso há algum tempo.
Países como a Itália implementaram o sistema em várias rodovias, e a redução no número de acidentes foi notável.
Conforme especialistas, em alguns casos, a redução de mortes por acidentes de trânsito pode chegar a 50%.
Mudanças nos hábitos dos motoristas brasileiros
Com a implantação desse sistema, será necessário mudar a maneira como muitos motoristas brasileiros dirigem.
A estratégia de acelerar e frear ao se aproximar do radar não será mais eficaz. Agora, será preciso manter uma velocidade constante ao longo do trajeto para evitar ser pego.
Essa mudança vem ao encontro de um crescimento gradual do uso da tecnologia nas estradas brasileiras, e o sistema está sendo implementado de maneira cuidadosa e experimental.
Porém, como visto em outros países, ele pode ser um importante aliado na redução de acidentes e na segurança viária.
O futuro das estradas: mais segurança ou mais multas?
Com a adoção dessa tecnologia, o futuro das rodovias brasileiras pode estar prestes a mudar radicalmente.
Por um lado, há a promessa de maior segurança e redução no número de acidentes. Por outro, os motoristas brasileiros terão que se adaptar para não se tornarem alvos de mais multas.
A expectativa é que outros trechos de rodovias pelo Brasil comecem a adotar essa tecnologia nos próximos meses, trazendo mais uma camada de fiscalização nas estradas.
Para quem está acostumado a dirigir nas rodovias brasileiras, talvez seja o momento de reavaliar os hábitos ao volante.
Será que esse novo sistema vai, de fato, mudar o comportamento dos motoristas ou apenas servir para aumentar o número de infrações e multas? O que você acha?