Carro de montadora muitas vezes deixada de lado pelos brasileiros tem dois dos novos queridinhos do mercado automotivo no país. Ambos são provas do renascimento das montadoras francesas, que agora disputam os prêmios mais cobiçados do setor.
Durante muitos anos, uma famosa montadora francesa foi alvo de piadas no Brasil, vista como sinônimo de baixa confiabilidade, manutenção cara e carros que não agradavam ao gosto nacional.
No entanto, a história deu uma reviravolta e, hoje, essa mesma fabricante, a Peugeot, colocou no mercado um modelo que tem conquistado os corações dos brasileiros e surpreendido até os críticos mais céticos.
O que parecia improvável agora se tornou realidade: a Peugeot está novamente no topo.
- Milionário perde a carteira de motorista e constrói um circuito de R$ 50 milhões no quintal para acelerar seus supercarros
- BMW F 450 GS: Conheça a nova motocicleta Trail de média cilindrada que promete revolucionar o mercado de duas rodas
- Por que os caminhões-tanque têm formato de cilindro?
- Conheça as novas diretrizes da Uber: o uso do ar-condicionado é recomendado para garantir o conforto dos passageiros, e a não conformidade pode impactar as avaliações dos motoristas
O Peugeot 2008, eleito como o melhor carro do ano pela equipe da revista Cidade Conecta, destaca-se como uma verdadeira revolução automotiva, combinando design inovador, tecnologia de ponta e um desempenho digno de um modelo de alto padrão.
O renascimento da Peugeot com o 2008
O novo Peugeot 2008 é um dos maiores sucessos da marca nos últimos anos. Disponível em três versões – Active, Allure e GT – o modelo se destaca por sua sofisticação e pelo desempenho oferecido a um preço acessível.
Equipado com rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas e a nova central multimídia Peugeot i-Connect de 10,3 polegadas, o 2008 traz funcionalidades que o colocam na vanguarda dos carros da atualidade.
A central multimídia é compatível com espelhamento sem fio para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, oferecendo total conectividade ao motorista.
No campo da motorização, o Peugeot 2008 vem com o motor Turbo 200, que entrega uma potência impressionante de 130 cv com etanol (ou 125 cv com gasolina), além de um torque máximo de 20,4 kgfm a apenas 1.750 rpm.
Esse motor, produzido pela Stellantis, é equipado com turbocompressor com wastegate eletrônica, que ajusta rapidamente a resposta ao acelerador.
A injeção direta de combustível e o bloco de motor 100% em alumínio também são características que contribuem para a eficiência do modelo.
No entanto, o grande destaque fica por conta da versão eletrificada, o Peugeot E-2008.
Com um aumento de 15% na potência, o modelo passou de 136 cv para 158 cv, e a capacidade da bateria foi ampliada de 50 kWh para 54 kWh.
Com essa mudança, a autonomia do modelo subiu consideravelmente e, de acordo com o Inmetro, agora é possível rodar até 261 quilômetros com uma única carga.
Isso representa um ganho significativo, já que o Peugeot E-2008 foi projetado para atender tanto motoristas urbanos quanto aqueles que fazem viagens mais longas.
Citroën Basalt: um compacto que desafia padrões
Enquanto o Peugeot 2008 lidera as vendas no segmento de SUVs, a Citroën também tem se destacado com um lançamento que promete conquistar uma grande fatia do mercado brasileiro: o Citroën Basalt.
Premiado como o melhor compacto do ano, o Basalt apresenta uma proposta única, unindo a robustez e versatilidade de um SUV com o estilo esportivo e elegante de um coupé.
O Citroën Basalt faz parte do projeto C-Cubed, uma iniciativa da Stellantis para criar modelos que atendam às exigências dos consumidores mais exigentes.
Produzido no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real (RJ), o Basalt é um modelo compacto, mas que surpreende pela sua capacidade interna.
Com uma distância entre eixos de 2,64 metros, o Basalt oferece mais espaço que muitos concorrentes, garantindo conforto para os passageiros mesmo em viagens mais longas.
O design é um dos pontos que mais chama atenção no Basalt. Cada curva, cada linha, foi projetada para conferir não apenas beleza, mas também funcionalidade.
Os vincos nos para-choques, laterais e no teto transmitem uma sensação de solidez e resistência, enquanto as elevações na parte posterior do teto ajudam a otimizar a aerodinâmica, proporcionando um desempenho ainda mais eficiente.
Esses detalhes mostram a preocupação da Citroën em entregar um produto não apenas atraente, mas também altamente funcional.
Em termos de motorização, o Citroën Basalt oferece duas opções: o motor 1.0 Firefly, que é extremamente econômico e ideal para quem prioriza o baixo consumo de combustível, e o motor Turbo 200, que entrega 130 cv de potência e está acoplado a um câmbio CVT de sete velocidades.
Essa combinação garante um desempenho impressionante, aliado a um consumo eficiente, o que faz do Basalt uma excelente opção para quem busca um carro versátil e de baixo custo operacional.
Peugeot e Citroën: o futuro é agora
O mercado automotivo brasileiro tem se mostrado cada vez mais competitivo, com novas montadoras e novos modelos tentando conquistar o consumidor.
No entanto, é inegável que tanto o Peugeot 2008 quanto o Citroën Basalt estão mudando a percepção que os brasileiros tinham das marcas francesas.
Ambos os modelos das montadoras mostram como inovação, design arrojado e desempenho eficiente podem agradar os consumidores mais exigentes.
O Peugeot 2008, com sua versão elétrica e a motorização turbo, se destaca pela versatilidade e pela oferta de tecnologia avançada.
Já o Citroën Basalt, com seu design moderno e motorização eficiente, é uma excelente opção para quem busca um modelo compacto, mas com características de um SUV de alto desempenho.
Você compraria um carro de uma marca francesa após ver essas inovações e designs? Deixe sua opinião nos comentários!
Peugeot excelente custo benefício
Parece matéria paga para vender mais carros . Podem ter lá suas inovações mas , a bola ficou muito grande para ser carregada .
Excentes carros, acabamentos diferenciados…