O músculo sóleo, conhecido como “segundo coração”, desempenha papel vital na postura e circulação sanguínea. Situado na parte inferior da panturrilha, ele auxilia o corpo a permanecer em pé, movimenta o sangue contra a gravidade e contribui para o bom funcionamento do metabolismo, segundo especialistas da Universidade de Barcelona e da Universidade de Houston.
Localizado abaixo do gastrocnêmio, o sóleo é responsável por sustentar o corpo em pé e durante a caminhada. Composto predominantemente por fibras de contração lenta, esse músculo apresenta grande resistência e consegue se manter ativo por longos períodos sem sinais de fadiga.
Essa característica está ligada à alta densidade de mitocôndrias, organelas responsáveis pela geração de energia. Conforme o médico Carles Pedret, da Universidade de Barcelona, “quando o estimulamos, o sóleo produz grande quantidade de energia devido ao volume de fibras e mitocôndrias”.
Embora represente apenas 1% do peso corporal, o sóleo possui capacidade energética superior a vários outros órgãos, fator que o torna essencial para a locomoção e estabilidade.
-
Nova lei proíbe que motoristas da Uber atuem caso essa regra não seja cumprida e relatos já mostram consequências diretas para quem desrespeita a norma
-
Ultrarraro Porsche 356 Speedster 1955 muito bem conservado, escondido em celeiro por 70 anos, é vendido por R$ 3 milhões
-
Obra de arte saqueada há mais de 80 anos pelos nazistas aparece na Argentina e desaparece misteriosamente logo após ser identificada
-
O programador que sabotava o próprio trabalho para ser chamado de volta e ganhar mais dinheiro
A função de “bomba” que auxilia o coração
Além de manter a postura, o sóleo possui uma função cardiovascular estratégica. Em seu interior, há veias de grande calibre que são comprimidas sempre que o músculo se contrai. Essa ação empurra o sangue acumulado nos pés e tornozelos de volta para o coração.
De acordo com o pesquisador Marc Hamilton, da Universidade de Houston, “a gravidade favorece o acúmulo de sangue nas pernas, mas a contração do sóleo atua como uma bomba auxiliar, impulsionando o retorno venoso”. Esse mecanismo, chamado de bomba poplítea, também envolve veias do pé e do músculo gastrocnêmio.
A cada passo, o movimento repetitivo desse músculo facilita a circulação, prevenindo problemas como inchaço e varizes em indivíduos ativos.
Como manter o sóleo saudável e funcional
Para preservar a saúde do sóleo, especialistas recomendam atividades leves e constantes. Ao contrário dos músculos de fibras rápidas, que respondem bem ao treino de força, o sóleo necessita de estímulos contínuos e de baixa intensidade.
Segundo Pedret, caminhar diariamente é a forma mais eficaz de manter o sóleo ativo, evitando prejuízos causados pelo sedentarismo ou sobrecarga de exercícios intensos. O equilíbrio entre movimento e recuperação é apontado como a melhor forma de preservar a função desse músculo.
Estudos destacam que um tônus muscular adequado está diretamente associado à qualidade de vida e à redução de doenças metabólicas e cognitivas, incluindo o menor risco de demência em idosos.
As informações foram divulgadas em reportagem da BBC News Mundo, com declarações de Carles Pedret, médico da Universidade de Barcelona, e Marc Hamilton, professor da Universidade de Houston, que explicaram o papel fisiológico e circulatório do músculo sóleo.