A Juice Technology, uma multinacional suíça acaba de desenvolver um carregador portátil que pode carregar basicamente todos os carros elétricos que utilizam tomada tipo 2 e 1.
A empresa Juice Technology, da Suíça, anunciou na ultima sexta-feira (8) que está trabalhando em um carregador portátil para carros elétricos que pode ser adaptado às tomadas tipo 2 e 1, e de pequenas dimensões, tornando seu transporte muito mais fácil e prático. O intuito do produto da multinacional é disponibilizar uma alternativa quando não há um posto de carregamento acessível para o veículo. De acordo com a empresa, em um comunicado à imprensa, é necessário tornar a energia mais acessível aos condutores de veículos elétricos.
Saiba como funciona o carregador portátil da multinacional suíça
O Juice Booster 2 atua como uma estação de carregamento portátil de 22 kW que funciona em todos os carros elétricos com tomadas de carregamento tipo 2 ou tipo 1, tornando possível seu uso no mundo todo, e em todas as tomadas de corrente, como as industriais e domésticas. Segundo a empresa, tudo isso é possível devido a um extenso sistema de adaptadores, que atuam de forma semelhante a um hub USB universal que unifica todas as tomadas de carregamento.
Essa função elimina o problema de autonomia e também uma das coisas menos intuitivas sobre a condução de carros elétricos: Saber e entender o que é necessário para recarregar o veículo por conta das várias potências de estações de carregamento.
- Fim de uma era: 5 Carros da Jeep, Renault e Fiat saem de linha no Brasil em 2025 — descubra por que e o que esperar do mercado automotivo!
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
- Desenvolvida na África, esta moto elétrica utiliza exclusivamente energia solar e impressiona ao alcançar 6.000 km de autonomia
- Stellantis surpreende com anúncio de demissões em massa: Crise no setor automotivo afeta Citroën, Fiat e Jeep, provocando turbulência no mercado global!
O carregador portátil para carros elétricos permite deste a carga monofásica até à trifásica, de 1,4 a 22 kW, com até 32 Amperes, tornando possível que o veículo seja totalmente carregado em 3 a 4 horas em condições ideais. O produto da multinacional também pode ser utilizado como caixa de parede ou com um cabo tipo 2. Também vem equipado com a tecnologia de disjuntores FI-AEV, excluindo a necessidade de uma adaptação dispendiosa e complicada.
Conheça alguns destaques do produto para carros elétricos
O carregador portátil ganha destaque por ser leve e facilmente carregado para qualquer lugar, entretanto também é robusto e está pronto para as mais variadas condições climáticas. Seu centro de controle também é composto por alumínio, tornando-o resistente a impactos, pó e, por incrível que pareça, a veículos com mais de três toneladas. A multinacional afirma ainda que o carregador é à prova de salpicos para IP67, entretanto também é totalmente à prova d’água.
O produto também foi desenvolvido com foco na segurança. O Juice Conector conta com um design inovador, que teve como base a engenharia aeroespacial, permitindo um controle inteligente de potência, graças ao seu reconhecimento automático no adaptador.
Devido à sua tecnologia integrada, ele desliga sozinho caso ocorra alguma falha perigosa de corrente alternada ou contínua. A monitorização contínua do condutor de terra assegura a proteção do dispositivo.
Bateria portátil para eventuais emergências
Para aqueles que se preocupam com estarem no meio do nada e seu carro elétrico descarregar, uma nova solução está sendo desenvolvida por dois especialistas em eletrônica, Jonathan Carrier e Richie Sibal. A proposta dos especialistas é disponibilizar uma bateria em uma mala.
Este carregador portátil é o primeiro componente em uma plataforma global de carregamento EV portátil que a empresa planeja configurar, o que inclui hardware, aprendizado de máquina, software e novos modelos de propriedade.
Da mesma forma que podemos ter gasolina no porta malas para casos de emergência, esta mala, que recebeu o nome de ZipCharge, fornecerá uma carga extra para “solucionar” os problemas de autonomia em carros elétricos. A bateria é de 4 kWh e tem capacidade de fornecer uma autonomia máxima de 32 km de autonomia máxima, dependendo do modelo, é claro.