A nova parceria entre a Petrobras e a Halliburton é celebrada como uma grande conquista tecnológica entre as empresas de poço de petróleo
A empresa norte-americana de serviços petrolíferos Halliburton instalou uma conexão úmida eletro-hidráulica de fundo de poço em águas profundas para a petrolífera brasileira Petrobras, que é vista como “uma conquista significativa” na tecnologia de completação elétrica de fundo de poço.
Ao anunciar esta instalação de poços, a Halliburton a descreveu como “a primeira conexão úmida eletro-hidráulica do setor em águas profundas” e destacou que o conector eletro-hidráulico Fuzion EH de fundo de poço ajuda a aumentar os fatores de recuperação do poço, mantendo a integridade do Sistemas de completação SmartWell durante todo o ciclo de vida do poço.
Mark Dawson, vice-presidente da Halliburton Completion Technology, comentou: “O conector Fuzion-EH é o primeiro passo na jornada de conclusão inteligente totalmente elétrica e é um produto de desenvolvimento colaborativo com a Petrobras e a Shell. Essa conquista abre caminho para que possamos oferecer aos clientes a capacidade autônoma de controlar e gerenciar reservatórios em seus poços e ativos.”
-
Brasil e Argentina avançam em acordo histórico para importação de gás natural de Vaca Muerta e integração energética no Cone Sul
-
Recessão global na área de petróleo e gás é intensa! Cortes de empregos se intensificam e abalam a indústria com perspectivas pessimistas para 2025
-
ANP intensifica fiscalização e interdita base de combustíveis envolvida em esquema de “barriga de aluguel” no Mato Grosso do Sul
-
China aposta pesado: US$ 6,7 bilhões para transformar carvão em petróleo e gás, reduzir importações e dobrar capacidade energética com projetos gigantes até 2030
Conexão de fundo de poço da Petrobras visa evitar possíveis danos
Além disso, espera-se que o conector Fuzion-EH ajude a facilitar operações de intervenção mais seguras e simples e evite possíveis danos à formação devido a operações de workover. A gigante dos serviços petrolíferos planeja uma versão futura de um conector Fuzion-EH do sistema de disparo duplo para qualificação e implementação pela Petrobras em 2023.
Este sistema fornece “benefícios adicionais” nas instalações do sistema SmartWell enquanto “mantém os benefícios do sistema de disparo único”, delineou Halliburton.
Olivier Wambersie , gerente geral de Tecnologia do Brasil, Shell, comentou: “Este significativo desenvolvimento de tecnologia de poço marca a primeira viagem única, múltiplas zonas, completação de poço aberto. Foi um exemplo notável de trabalho em equipe, parceria e colaboração técnica entre as operadoras e a Halliburton no ecossistema brasileiro. A primeira aplicação dessa tecnologia foi viabilizada por meio da ANP Levy.”
Halliburton: pioneira no assunto de poços
A Halliburton foi pioneira no desenvolvimento e implantação da tecnologia do sistema SmartWell por 25 anos, instalando quase 1.400 sistemas SmartWell globalmente e mais de 100 no Brasil, fornecendo aos seus clientes o controle de mais de 3.000 intervalos zonais.
Em relação às outras atividades recentes da Halliburton, vale a pena notar que o player dos EUA é uma das empresas que assinou acordos de compras corporativas (CPAs) com a Aramco no início deste mês.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.