A Bosch anunciou que este ano fabricará seu primeiro motor de combustão interna movido a hidrogênio, reafirmando seu compromisso com esse combustível.
O futuro da mobilidade não se limita apenas ao carro elétrico, mas o hidrogênio também está ganhando destaque como uma alternativa sustentável. Nesse sentido, a multinacional de engenharia e tecnologia Bosch tornou pública sua aposta no hidrogênio, anunciando que até o final deste ano de 2024 lançará um motor de combustão interna movido a hidrogênio para veículos automotores.
Durante o CES 2024, a feira de tecnologia mais importante do planeta, que está acontecendo em Las Vegas (Estados Unidos), a empresa alemã lembrou que está investindo muito em tecnologias ao longo da cadeia de valor do hidrogênio e está promovendo ativamente o hidrogênio como pilar da mobilidade do futuro.
A aposta da Bosch no hidrogênio é clara
A Bosch, que acabou de começar a fabricar células de hidrogênio em larga escala para uso em veículos pesados, considera que o hidrogênio desempenha um papel fundamental na transição para fontes de energia sustentáveis.
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Nesse sentido, anunciou a fabricação em larga escala de um motor de combustão interna movido a hidrogênio que estará pronto até o final deste ano. Inicialmente, será destinado a caminhões, mas representa o primeiro passo para desenvolvimentos posteriores para veículos 4×4 ou de menor porte.
“O motor de hidrogênio representa uma opção adicional na combinação de propulsores do futuro”, explica a Bosch. “Especialmente em condições ambientais difíceis, o motor de hidrogênio é caracterizado por sua grande robustez”.
Como funciona um motor a hidrogênio?
Mas esses veículos com células não são os únicos que poderíamos ver nesse futuro brilhante. Este ano, na CES, o gigante alemão Bosch compartilhou novos dados de seus planos para uma forma diferente de utilizar o hidrogênio para impulsionar carros: um motor a hidrogênio. E está previsto que esteja pronto até o final deste ano.
“A empresa também está trabalhando nos componentes para um motor a hidrogênio, que transforma este combustível diretamente em energia sem convertê-lo previamente em eletricidade”, afirmou a Bosch em comunicado. “Uma vez alimentado com hidrogênio verde, este motor é praticamente neutro em carbono”
Injeção de hidrogênio, a salvação dos motores a diesel?
“Para atender nossas futuras necessidades globais de energia de forma mais eficiente em termos de recursos, na Bosch estamos repensando o uso de energia e nos concentrando em uma abordagem dupla: eletrificação e hidrogênio”, explicou Tanja Rueckert, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. “Para um futuro com baixas emissões, estamos otimizando o uso de fontes de energia tradicionais impulsionando a eletrificação na mobilidade, em edifícios comerciais e residenciais. E estamos aproveitando novas fontes de energia sustentáveis, onde o hidrogênio desempenha um papel central”.
Bosch enxerga muito além dos fabricantes que já oferecem modelos a hidrogênio, em direção a um futuro onde o hidrogênio pode ser muito mais comum e estar disponível para abastecimento em veículos híbridos a gasolina-hidrogênio que enchem seus tanques ao lado dos de célula de combustível.
No entanto, estes últimos e os elétricos seriam seus principais concorrentes, pelo menos se os fabricantes que os oferecem continuarem fazendo isso enquanto aumenta o número de postos de abastecimento de hidrogênio disponíveis.