O contrato entre a BAE Systems e a Marinha do Brasil prevê o fornecimento pelos próximos cinco anos de serviços de apoio e manutenção ao radar ARTISAN no navio NAM Atlântico, visando mais segurança e qualidade operacional na embarcação.
Durante a última terça-feira, (26/07), a companhia BAE Systems anunciou o fechamento de um contrato com a Marinha do Brasil para apoiar o seu radar ARTISAN no navio-aeródromo multipropósito (NAM) Atlântico da organização brasileira. Dessa forma, serão garantidos serviços de apoio, manutenção e entrega de equipamentos no navio pelos próximos cinco anos e a Marinha do Brasil será beneficiada com mais segurança operacional durante o período do acordo.
Marinha do Brasil firma acordo com a BAE Systems para serviços de apoio e manutenção ao radar ARTISAN no navio NAM Atlântico pelos próximos anos
A companhia multinacional de serviços e equipamentos da indústria aeronaval BAE Systems anunciou mais um de seus grandes contratos no território brasileiro, dessa vez com a Marinha do Brasil, para o fornecimento de atividades de apoio e manutenção ao seu radar ARTISAN no navio NAM Atlântico pelos próximos anos. Além disso, o contrato também prevê os serviços ao Sistema de Combate DNA2 da BAE Systems, instalado no navio, para assim oferecer disponibilidade operacional para a nau capitânia.
O acordo tem prazo final de cinco anos e pode ser renovado pela Marinha do Brasil em caso de necessidade e prevê a entrega de serviços de apoio e manutenção preventiva no radar ARTISAN para garantir mais segurança ao navio NAM Atlântico. Ademais, também está no acordo o fornecimento de peças de reposição, que serão fabricadas pela BAE Systems no Reino Unido e instaladas no Brasil, bem como um serviço de help-desk, que será operado remotamente do Reino Unido, para auxiliar as equipes do Brasil.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
A companhia BAE Systems ainda ficará responsável por visitas técnicas periódicas ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, localizado na região da Baía de Guanabara. Durante essas visitas, serão realizadas também palestras e pequenos cursos acerca da manutenção e operação do radar ARTISAN, como forma de compartilhar informações e conhecimento com os operários da Marinha do Brasil, o que foi estabelecido no acordo.
O radar da companhia é essencial ao navio e fornece ao NAM Atlântico vigilância de superfície e ar e gestão de tráfego aéreo de aeronaves de asa fixa e rotativa, garantindo mais qualidade e segurança na navegação.
Marinha do Brasil comemora contrato de serviços de apoio ao radar ARTISAN firmado com a BAE Systems e reforça importância para o NAM Atlântico
O Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, comentou sobre a importância do acordo de apoio e afirmou: “A assinatura do contrato representa um relevante passo para garantir a plena disponibilidade do Sistema de Combate e do radar ARTISAN do Navio Aeródromo Multipropósito ATLÂNTICO. É um importante compromisso assumido pela BAE Systems com a Marinha do Brasil, não somente na manutenção da capacidade operacional do nosso Capitânia, mas também na transferência de conhecimento ao nosso pessoal”.
Já Laurie Ellis, Gerente de Radares do setor marítimo da BAE Systems, destacou que esse é o momento perfeito para os investimentos em segurança e qualidade de navegação que será uma ótima oportunidade para a operação de radares no Reino Unido e para a equipe fornecer suporte, capacidade e conhecimento para a Marinha do Brasil.
Agora, a Marinha do Brasil finaliza os detalhes do acordo de 5 anos com a companhia BAE Systems e espera começar a aproveitar os serviços no radar ARTISAN em breve, expandindo assim a segurança operacional nas atividades realizadas pelo navio NAM Atlântico.