Evento da Embrapa Roraima incentiva mulheres na agricultura com debates sobre capacitação, empoderamento feminino rural e inovação sustentável
As mulheres na agricultura enfrentam desafios históricos no acesso a conhecimento técnico, políticas públicas e oportunidades de capacitação.
Pensando nisso, a Embrapa Roraima promove, nos dias 16 e 17 de outubro, o II Encontro Técnico de Mulheres Rurais, no campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR), em Rorainópolis, segundo uma matéria publicada.
O evento, realizado em parceria com o Sebrae, o Sistema FAERR/Senar e a própria UERR, tem como foco ampliar o protagonismo feminino no campo, conectando experiências e saberes de diferentes regiões.
-
Exportação de beterraba impulsiona novos acordos comerciais, abrindo mercado agrícola sustentável, fortalecendo o agronegócio brasileiro e ampliando parcerias internacionais estratégicas com a Nicarágua
-
Mapa Conecta Brasil: evento pioneiro integra inovação agropecuária, ecossistemas estaduais, conectividade, bioinsumos e agricultura digital
-
Produção de mandioca no Amazonas ganha força com novo cultivar BRS Jacundá da Embrapa e impulsiona a produtividade agrícola sustentável
-
Regularização ambiental no Rio Grande do Sul impulsiona agricultura familiar com crédito rural sustentável, CAR atualizado, incentivos públicos e apoio técnico da Anater
Com inscrições gratuitas, que podem ser feitas até 13/10, a programação é voltada a agricultoras familiares, indígenas, pescadoras, representantes de cooperativas e organizações sociais ligadas ao setor.
A expectativa é reunir mais de 400 participantes, vindas de municípios como Boa Vista, Normandia, Cantá, Caroebe, São Luiz, Bonfim, Pacaraima e Baliza.
O objetivo é fortalecer o papel das mulheres na agricultura familiar, promovendo inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável. Inscreva-se clicando aqui.
Evento mulheres rurais promove troca de experiências com enfoque em agroecologia e sistemas agroflorestais
Durante dois dias de atividades, as participantes terão acesso a mais de 50 ações técnicas, incluindo palestras, oficinas, rodas de conversa e demonstrações práticas, para as mulheres na agricultura.
A programação aborda temas como bioeconomia, sustentabilidade dos sistemas agropecuários e políticas públicas voltadas às mulheres do campo.
Também serão apresentadas experiências sobre agroecologia e sistemas agroflorestais, com ênfase em boas práticas de cultivo e manejo de culturas regionais como açaizeiro, bananeira, maracujazeiro, pitaya, batata-doce, hortaliças, algodão e melão.
Outros temas incluem o beneficiamento de pimentas, a multiplicação de mandioca e o processamento mínimo de alimentos.
Além disso, a programação contempla debates sobre o beneficiamento da castanha-da-amazônia e as oportunidades da cajucultura.
O evento mulheres rurais busca, assim, integrar conhecimentos e valorizar as tecnologias adaptadas à realidade amazônica. Confira a programação completa clicando aqui.
Fortalecimento feminino no campo com apoio social e rede de serviços complementares
As ações do encontro vão além da parte técnica, incluindo atividades sociais voltadas ao bem-estar das participantes.
Serão oferecidos atendimentos psicológicos, por meio do Programa Mulher: Viver sem Violência, e distribuídos kits de higiene pessoal.
Uma das inovações desta edição é a criação de uma sala de acolhimento infantil, pensada para permitir a participação integral das mães agricultoras.
Dessa forma, o fortalecimento feminino no campo é promovido de maneira prática e sensível às realidades locais.
Segundo a chefe-geral da Embrapa Roraima, pesquisadora Hyanameyka Lima Primo, o encontro é uma oportunidade de interiorizar pesquisas e fortalecer comunidades rurais.
Ela destaca que o protagonismo das mulheres na agricultura é essencial para o desenvolvimento sustentável e para a segurança alimentar do estado.
Tecnologias para mulheres na agricultura e parcerias estratégicas na valorização do protagonismo rural
O encontro é uma ação de transferência de tecnologia da Embrapa Roraima, viabilizada por emenda parlamentar do senador Mecias de Jesus.
A iniciativa conta com a parceria do Sebrae, Sistema FAERR/Senar, UERR, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Senai, Conab, Governo de Roraima, FAPERR, Sistema OCB/RR, IFRR, IATER e prefeituras de Rorainópolis e Caroebe.
Pesquisadores da Embrapa, especialistas de universidades, órgãos públicos e do setor privado farão parte das palestras e oficinas.
Além das apresentações técnicas, haverá degustações de produtos regionais e demonstrações práticas de inovação agrícola.
As tecnologias para mulheres na agricultura envolvem desde o manejo de espécies nativas até o aproveitamento de resíduos da produção rural, reforçando a importância da ciência como ferramenta de inclusão produtiva.
Com essas ações, o evento consolida o compromisso com a valorização do trabalho feminino e o estímulo ao empreendedorismo rural. Mulheres na agricultura são, portanto, protagonistas da mudança e da sustentabilidade no campo.