Volonaut confirma autenticidade da moto voadora, que terá produção limitada, preço de £ 649.000 e reservas abertas em agosto.
A imagem de uma moto voadora no estilo Star Wars voando sobre um campo chamou atenção do mundo inteiro no início deste ano.
O vídeo viral, que mostrava um pequeno veículo para apenas uma pessoa, dividiu opiniões e gerou dúvidas sobre sua autenticidade.
Muitos acreditavam que se tratava de uma criação digital. Agora, a empresa polonesa Volonaut confirmou que o veículo é real e está pronto para chegar ao mercado.
-
O “sol artificial” da China atinge 100 milhões de graus por 1.066 segundos, um recorde mundial que muda o futuro da energia limpa
-
BMW cria tecnologia que “lê a mente” do motorista e promete revolucionar a forma de dirigir em 2025
-
Toyota desafia Tesla ao lançar combustível de última geração que promete superar a eletricidade e dominar setores onde carros elétricos falham
-
A nova corrida espacial: enquanto a China teme a nave secreta americana X-37B como arma, o Ocidente aponta que o Shenlong chinês pode mirar satélites de adversários
Airbike entra em produção
A Volonaut anunciou que a Airbike, nome oficial da moto voadora como hoverbike, começará a ser produzida em quantidade limitada já na próxima semana.
O modelo será lançado por um preço inicial de cerca de US$ 880.000. A empresa também divulgou novas imagens de voo, com áudio original, para comprovar que o projeto é da moto voadora é verdadeiro.
O vídeo mostra o veículo sobrevoando um campo de testes, utilizando um método de propulsão barulhento.
Segundo informações da Volonaut, o protótipo é capaz de atingir uma velocidade impressionante de 199 km/h, pilotado pelo próprio inventor e fundador da empresa, Tomasz Patan.
Autenticidade do projeto
Tomasz Patan comentou que a gravação adicional foi uma resposta à grande repercussão do vídeo inicial. “Embora o lançamento original tenha se tornado viral, ele também dividiu opiniões.
Muitos alegaram que a hoverbike não era real, acusando o uso de IA ou CGI”, afirmou. Ele reforçou que todas as imagens oficiais são de um veículo totalmente funcional, sem efeitos digitais.
A Volonaut revelou que a Airbike é movida por propulsão a jato e utiliza um sistema de estabilização patenteado.
O mecanismo é controlado por um computador de voo, garantindo a capacidade de pairar e oferecendo facilidade para o piloto.
Futuro comercial da Airbike
O inventor disse que sempre sonhou em criar uma máquina voadora pessoal, futurista e icônica, com aparência de filme de ficção científica. “O resultado é um veículo pioneiro, com desempenho incrível, visual deslumbrante e que realmente lembra uma moto esportiva”, declarou Patan.
A versão comercial da Airbike será limitada a uma velocidade máxima de 101 km/h para atender à categoria “ultraleve”.
Com isso, poderá ser pilotada fora de áreas densamente povoadas sem a necessidade de licença de piloto.
A empresa promete oferecer treinamento especializado para os compradores, garantindo segurança e responsabilidade na operação.
A Volonaut informou que já trabalha em uma versão de pré-produção e pretende divulgar as primeiras imagens do voo em 2026. As reservas antecipadas para adquirir a moto voadora serão abertas no dia 1º de agosto.