1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Moto voadora futurista no estilo Star Wars é real e não feito com IA, confirma inventor — mas custa uma fortuna
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Moto voadora futurista no estilo Star Wars é real e não feito com IA, confirma inventor — mas custa uma fortuna

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 25/07/2025 às 09:34
Moto voadora
Um vídeo viral de uma hoverbike estilo Star Wars cruzando a paisagem dividiu opiniões no início deste ano, com muitos sugerindo que truques de computador foram usados
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Volonaut confirma autenticidade da moto voadora, que terá produção limitada, preço de £ 649.000 e reservas abertas em agosto.

A imagem de uma moto voadora no estilo Star Wars voando sobre um campo chamou atenção do mundo inteiro no início deste ano.

O vídeo viral, que mostrava um pequeno veículo para apenas uma pessoa, dividiu opiniões e gerou dúvidas sobre sua autenticidade.

Muitos acreditavam que se tratava de uma criação digital. Agora, a empresa polonesa Volonaut confirmou que o veículo é real e está pronto para chegar ao mercado.

Airbike entra em produção

A Volonaut anunciou que a Airbike, nome oficial da moto voadora como hoverbike, começará a ser produzida em quantidade limitada já na próxima semana.

O modelo será lançado por um preço inicial de cerca de US$ 880.000. A empresa também divulgou novas imagens de voo, com áudio original, para comprovar que o projeto é da moto voadora é verdadeiro.

O vídeo mostra o veículo sobrevoando um campo de testes, utilizando um método de propulsão barulhento.

Segundo informações da Volonaut, o protótipo é capaz de atingir uma velocidade impressionante de 199 km/h, pilotado pelo próprio inventor e fundador da empresa, Tomasz Patan.

Autenticidade do projeto

Tomasz Patan comentou que a gravação adicional foi uma resposta à grande repercussão do vídeo inicial. “Embora o lançamento original tenha se tornado viral, ele também dividiu opiniões.

Muitos alegaram que a hoverbike não era real, acusando o uso de IA ou CGI”, afirmou. Ele reforçou que todas as imagens oficiais são de um veículo totalmente funcional, sem efeitos digitais.

A Volonaut revelou que a Airbike é movida por propulsão a jato e utiliza um sistema de estabilização patenteado.

O mecanismo é controlado por um computador de voo, garantindo a capacidade de pairar e oferecendo facilidade para o piloto.

Futuro comercial da Airbike

O inventor disse que sempre sonhou em criar uma máquina voadora pessoal, futurista e icônica, com aparência de filme de ficção científica. “O resultado é um veículo pioneiro, com desempenho incrível, visual deslumbrante e que realmente lembra uma moto esportiva”, declarou Patan.

A versão comercial da Airbike será limitada a uma velocidade máxima de 101 km/h para atender à categoria “ultraleve”.

Com isso, poderá ser pilotada fora de áreas densamente povoadas sem a necessidade de licença de piloto.

A empresa promete oferecer treinamento especializado para os compradores, garantindo segurança e responsabilidade na operação.

A Volonaut informou que já trabalha em uma versão de pré-produção e pretende divulgar as primeiras imagens do voo em 2026. As reservas antecipadas para adquirir a moto voadora serão abertas no dia 1º de agosto.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x