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Montadoras se associam a chinesas visando melhorar competitividade e vender mais no Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 11/04/2025 ร s 22:51
Montadoras se aliam ร s gigantes chinesas para melhorar competitividade no Brasil, trazendo inovaรงรฃo e veรญculos mais acessรญveis ao mercado.
Montadoras se aliam ร s gigantes chinesas para melhorar competitividade no Brasil, trazendo inovaรงรฃo e veรญculos mais acessรญveis ao mercado.
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O setor automotivo brasileiro se prepara para uma revoluรงรฃo, enquanto gigantes da indรบstria se unem ร s fabricantes chinesas. Alianรงas estratรฉgicas prometem um novo capรญtulo, mas com desafios inesperados para o futuro do mercado local.

Diante da crescente presenรงa de marcas chinesas no mercado automotivo brasileiro, montadoras tradicionais tรชm buscado alianรงas estratรฉgicas com fabricantes da China para ampliar a competitividade, reduzir custos e aumentar as vendas no paรญs.

O movimento, que se intensificou nos รบltimos anos, representa uma adaptaรงรฃo das empresas a um cenรกrio global em constante transformaรงรฃo, no qual as cadeias produtivas se tornaram cada vez mais interdependentes.

Parcerias como a da CAOA com a Chery e os acordos recentes firmados por Volkswagen e Renault com montadoras chinesas ilustram essa tendรชncia.

Com a chegada expressiva de veรญculos elรฉtricos e hรญbridos da China โ€” conhecidos por oferecer boa qualidade a preรงos acessรญveis โ€” empresas jรก estabelecidas no Brasil passaram a rever suas estratรฉgias de operaรงรฃo.

A busca por inovaรงรฃo tecnolรณgica, reduรงรฃo de custos e acesso a plataformas modernas motivou diversas fabricantes a estreitar relaรงรตes com companhias asiรกticas.

Alianรงas entre Brasil e China ganham forรงa no setor automotivo

Um dos primeiros e mais emblemรกticos exemplos dessa sinergia รฉ a parceria entre a CAOA e a Chery, anunciada oficialmente no final de 2017.

Desde entรฃo, a uniรฃo resultou em operaรงรตes conjuntas no paรญs, com foco na produรงรฃo de SUVs da linha Tiggo, montados no complexo industrial da CAOA em Anรกpolis (GO).

A marca, que antes enfrentava dificuldades de aceitaรงรฃo, conseguiu ganhar forรงa no mercado nacional ao aliar a expertise de distribuiรงรฃo e pรณs-venda da CAOA ร  engenharia e design dos modelos chineses.

Outro movimento relevante foi o anรบncio recente da Volkswagen, que revelou que a nova geraรงรฃo da picape Amarok serรก construรญda sobre a plataforma da Maxus T90 โ€” um projeto da SAIC Motors, uma das maiores montadoras da China.

A escolha pela estrutura chinesa demonstra nรฃo apenas a confianรงa na tecnologia asiรกtica, mas tambรฉm a viabilidade econรดmica de importar projetos jรก testados e aprovados em outros mercados emergentes.

A Renault, por sua vez, tambรฉm aderiu ao movimento. A montadora francesa firmou uma alianรงa estratรฉgica com a gigante chinesa Geely, buscando desenvolver e produzir veรญculos hรญbridos e elรฉtricos com maior eficiรชncia e menor custo.

Essa uniรฃo deve viabilizar novos modelos para mercados como o brasileiro, que vem crescendo em interesse por automรณveis sustentรกveis.

Globalizaรงรฃo da produรงรฃo: uma lรณgica que se fortalece

As parcerias entre montadoras brasileiras e chinesas refletem uma lรณgica que domina a indรบstria global hรก dรฉcadas: fabricar onde for mais eficiente.

Com a globalizaรงรฃo, tornou-se prรกtica comum distribuir etapas da produรงรฃo em diferentes paรญses, considerando fatores como custo de mรฃo de obra, proximidade de matรฉrias-primas, incentivos fiscais e know-how tecnolรณgico.

Essa dinรขmica contrasta com propostas protecionistas, como as defendidas por figuras como o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Durante seu mandato, Trump tentou impulsionar uma polรญtica de “reindustrializaรงรฃo”, promovendo tarifas de importaรงรฃo e incentivando a produรงรฃo local.

Contudo, segundo especialistas em economia, essa abordagem ignora as complexidades e a interdependรชncia das cadeias produtivas globais.

Ao tentar romper com esse modelo, corre-se o risco de desorganizar uma estrutura que levou dรฉcadas para ser construรญda.

Competitividade, custo e acesso ร  tecnologia

No contexto brasileiro, os acordos com empresas chinesas se mostram vantajosos nรฃo apenas pela questรฃo do custo, mas tambรฉm pelo acesso ร  tecnologia de ponta em um ritmo mais acelerado.

A China, que investe pesadamente em pesquisa e desenvolvimento, tornou-se lรญder em segmentos como o de baterias para veรญculos elรฉtricos e sistemas de direรงรฃo autรดnoma.

Ao se associar a montadoras chinesas, empresas brasileiras conseguem lanรงar novos modelos com tecnologias avanรงadas sem precisar arcar sozinhas com os altos custos de desenvolvimento.

Alรฉm disso, essas parcerias permitem que o Brasil se mantenha competitivo em um mercado global cada vez mais voltado ร  sustentabilidade e inovaรงรฃo.

Para o consumidor, o impacto รฉ positivo: mais opรงรตes de veรญculos modernos, com preรงos acessรญveis e tecnologias antes restritas a modelos importados de alto valor.

Essa mudanรงa tende a elevar o padrรฃo do mercado automotivo nacional, pressionando atรฉ mesmo marcas premium a oferecer mais por menos.

Cenรกrio futuro: novos acordos e expansรฃo

A expectativa รฉ que novas parcerias sigam sendo firmadas nos prรณximos anos.

O governo brasileiro, atento ao potencial de investimentos estrangeiros e ร  geraรงรฃo de empregos locais, tem buscado criar um ambiente favorรกvel para a instalaรงรฃo de novas fรกbricas e centros de distribuiรงรฃo.

Programas de incentivo ร  mobilidade elรฉtrica e acordos bilaterais com a China tambรฉm devem fortalecer essa tendรชncia.

Segundo dados da Associaรงรฃo Nacional dos Fabricantes de Veรญculos Automotores (Anfavea), o Brasil registrou um aumento de mais de 30% nas vendas de veรญculos eletrificados entre 2023 e 2024, e a previsรฃo รฉ de crescimento contรญnuo em 2025.

Marcas como BYD, GWM (Great Wall Motors) e Nio jรก anunciaram planos ambiciosos para ampliar suas operaรงรตes no paรญs, o que deve acelerar ainda mais as parcerias com fabricantes locais.

Estratรฉgia inteligente ou dependรชncia?

Embora os acordos tragam benefรญcios evidentes, alguns analistas alertam para a necessidade de equilรญbrio, a fim de evitar uma dependรชncia excessiva da tecnologia estrangeira.

Para que o Brasil nรฃo se torne apenas um montador de peรงas importadas, รฉ fundamental investir tambรฉm em inovaรงรฃo local, formaรงรฃo de mรฃo de obra qualificada e desenvolvimento de soluรงรตes prรณprias.

A relaรงรฃo com a China deve ser de cooperaรงรฃo, e nรฃo de subordinaรงรฃo.

Se bem estruturadas, essas parcerias podem alavancar a indรบstria nacional e posicionar o Brasil como um hub automotivo estratรฉgico na Amรฉrica Latina.

E vocรช, acredita que essas parcerias entre montadoras brasileiras e chinesas sรฃo o caminho certo para impulsionar o setor automotivo no paรญs ou representam um risco ร  autonomia industrial? Comente abaixo e participe da conversa!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na รกrea desde 2015, com seis anos de experiรชncia em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicaรงรตes online. Especialista em polรญtica, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se vocรช tiver alguma dรบvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Nรฃo aceitamos currรญculos!

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