1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Montadora japonesa projeta nova fábrica de baterias e utiliza caminhões cegonha elétricos no país
Tempo de leitura 2 min de leitura

Montadora japonesa projeta nova fábrica de baterias e utiliza caminhões cegonha elétricos no país

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 03/03/2023 às 13:29
montadora, caminhões, baterias, fábrica
Foto: Reprodução CNBC

A utilização de caminhões elétricos para o transporte de carros pode ajudar a compreender melhor o uso desse tipo de veículo

A Nissan iniciou o uso de caminhões cegonha elétricos para a entrega de automóveis novos no porto de Los Angeles, na Califórnia. Os caminhões são fornecidos pelas fabricantes Nikola e Kenworth e as primeiras entregas incluíram o novo crossover Ariya 2023 da montadora japonesa.

De acordo com a marca, a utilização de veículos pesados movidos a novas propulsões para entregas ajudará a Nissan e seus parceiros de logística a entenderem mais sobre o uso desse tipo de veículo. Inicialmente, foi realizado um teste com quatro caminhões basculantes elétricos movidos a bateria (BEV). Agora, a montadora já planeja implantar mais caminhões na região de Los Angeles.

A montadora japonesa planeja a construção de sua segunda fábrica, que deve ser feita nos EUA

Segundo o Mobilitynow, além de divulgar a novidade dos caminhões cegonha elétricos, a Nissan está estudando a construção de uma segunda fábrica de baterias, o que pode contribuir para o aumento do fornecimento da marca nos Estados Unidos. Vale lembrar que a montadora já possui uma fábrica de veículos elétricos em Smyrna, no Tennessee, e pretende construir trens de força elétricos em sua fábrica de Decherd, no mesmo estado.

A marca japonesa deseja atender aos requisitos da Lei de Redução da Inflação com seus novos projetos de fabricação, de acordo com o diretor de operações Ashwani Gupta. “A lei é desafiadora, mas, por outro lado, é uma oportunidade de acelerar a eletrificação competitiva”, afirmou.

Nova meta da montadora é que os veículos eletrificados representem mais de 55% das vendas globais

A Nissan aumentou suas metas globais de vendas de carros eletrificados visando se destacar no setor, que é dominado por montadoras como a Tesla nos Estados Unidos. Agora, a marca planeja que os modelos eletrificados representem mais de 55% das vendas globais até o fim de 2030.

O mix de veículos elétricos, que inclui os caminhões cegonha, aumentará de 40% para 44% até o ano fiscal de 2026, segundo a Nissan. A montadora japonesa planeja lançar 27 veículos eletrificados neste ano, sendo 19 totalmente elétricos. O antigo projeto era colocar 23 veículos eletrificados no mercado em 2023, incluindo 15 BEV.

Tags
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos