BYD abriu sua primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos no Nordeste, reativando o antigo complexo da Ford em Camaçari (BA) com investimento bilionário, foco em energia limpa e promessa de impulsionar a indústria automotiva brasileira.
A BYD inaugurou, nesta quinta-feira (9), sua fábrica em Camaçari (BA), marcando o início da produção local de veículos elétricos e híbridos.
O complexo recebeu R$ 5,5 bilhões e tem potencial de gerar 20 mil empregos diretos e indiretos quando operar plenamente.
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, participou da cerimônia ao lado do fundador da empresa, Wang Chuanfu.
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O que foi inaugurado
A nova unidade começa a operar em regime de montagem, com foco em modelos eletrificados, e foi apresentada pelo governo federal como um passo estratégico para a reindustrialização e para a transição energética no país.
Segundo a administração federal, o complexo é apontado como o maior da montadora fora da Ásia.
Onde fica a planta e o que mudou no antigo terreno da Ford
Instalada no endereço que abrigava a Ford, a BYD ocupa o espaço desativado desde janeiro de 2021, quando a montadora norte-americana encerrou a produção no Brasil.
As obras de adaptação da nova fábrica começaram em março de 2024 e incluíram a modernização de instalações para eletrificados.
O complexo recebeu certificação I-REC, que atesta o uso de 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas e renováveis.
Capacidade e etapas de produção
A planta abre com capacidade inicial de 150 mil veículos por ano, com meta de alcançar 300 mil na segunda fase.
No começo, a operação é SKD (Semi Knocked-Down), com montagem a partir de conjuntos importados.
A empresa planeja ampliar o conteúdo local a partir de 2026, quando entram estamparia, soldagem e pintura.
Publicações especializadas relatam que a nacionalização ocorrerá de forma progressiva ao longo de 2026.
Empregos e efeito na cadeia automotiva
O governo projeta 20 mil postos entre diretos e indiretos quando o parque estiver em pleno funcionamento, somando empregados, prestadores e fornecedores.
Nas primeiras semanas de operação, o cronograma oficial prevê a expansão gradual do quadro, com contratações em curso.
Tecnologia desenvolvida para o Brasil
Durante a cerimônia, a empresa apresentou o primeiro híbrido plug-in flex do mundo, capaz de rodar com qualquer proporção de etanol e gasolina, além da bateria recarregável.
O sistema, segundo a BYD e o governo, foi desenvolvido em parceria entre engenheiros brasileiros e chineses para atender às condições do mercado nacional.
O que disse Lula na inauguração
Em discurso, Lula elogiou Wang Chuanfu e vinculou a inauguração à confiança da companhia no país.
O presidente afirmou: “Esse homem conseguiu se transformar num gênio do carro elétrico, num gênio da tecnologia mais avançada do mundo e constrói essa fábrica extraordinária e deposita confiança no Brasil.”
Ao final, agradeceu: “Então, meus agradecimentos, eu quero que você saiba que o povo brasileiro e o povo baiano agradecem a sua disposição.”
Sustentabilidade e uso de energia limpa
A certificação I-REC obtida pelo complexo baiano confirma que toda a eletricidade consumida na operação é de fonte renovável, alinhando a planta aos compromissos de descarbonização da cadeia automotiva.
Esse selo é usado no rastreamento de origem da energia e tem emissor acreditado no Brasil.
Cronograma e maturação industrial
Relatórios oficiais e da imprensa especializada indicam que a produção nacional começa com montagem de kits importados e evolui para processos completos conforme as novas linhas entrarem em operação.
Autoridades estaduais e a própria empresa projetam a fábrica plenamente funcional até o fim de 2026, após ajustes no cronograma.
A inauguração de outubro confirma a partida industrial e mantém a meta de elevar o conteúdo local ao longo do próximo ano.
Outras operações da BYD no Brasil
Além da Bahia, a empresa mantém unidades em Campinas (SP) e Manaus (AM), ativas há quase uma década no país.
Nessas unidades, produz chassis de ônibus elétricos, módulos fotovoltaicos e packs de baterias.
A presença industrial da marca no Brasil começou em 2015 e vem sendo ampliada desde então, o que sustenta a integração com a nova planta de Camaçari.