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Montadora da China que promete revolução no Brasil finalmente inaugura sua fábrica colossal de R$ 5,5 bilhões que deve criar 20 mil empregos; Lula esteve na inauguração da BYD

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 10/10/2025 às 17:18
BYD inaugura megafábrica de R$ 5,5 bilhões em Camaçari (BA), promete 20 mil empregos e impulsiona a produção de carros elétricos no Brasil.
BYD inaugura megafábrica de R$ 5,5 bilhões em Camaçari (BA), promete 20 mil empregos e impulsiona a produção de carros elétricos no Brasil.
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BYD abriu sua primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos no Nordeste, reativando o antigo complexo da Ford em Camaçari (BA) com investimento bilionário, foco em energia limpa e promessa de impulsionar a indústria automotiva brasileira.

A BYD inaugurou, nesta quinta-feira (9), sua fábrica em Camaçari (BA), marcando o início da produção local de veículos elétricos e híbridos.

O complexo recebeu R$ 5,5 bilhões e tem potencial de gerar 20 mil empregos diretos e indiretos quando operar plenamente.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República, participou da cerimônia ao lado do fundador da empresa, Wang Chuanfu.

BYD inaugura megafábrica de R$ 5,5 bilhões em Camaçari (BA), promete 20 mil empregos e impulsiona a produção de carros elétricos no Brasil.
BYD inaugura megafábrica de R$ 5,5 bilhões em Camaçari (BA), promete 20 mil empregos e impulsiona a produção de carros elétricos no Brasil.

O que foi inaugurado

A nova unidade começa a operar em regime de montagem, com foco em modelos eletrificados, e foi apresentada pelo governo federal como um passo estratégico para a reindustrialização e para a transição energética no país.

Segundo a administração federal, o complexo é apontado como o maior da montadora fora da Ásia.

Onde fica a planta e o que mudou no antigo terreno da Ford

Instalada no endereço que abrigava a Ford, a BYD ocupa o espaço desativado desde janeiro de 2021, quando a montadora norte-americana encerrou a produção no Brasil.

As obras de adaptação da nova fábrica começaram em março de 2024 e incluíram a modernização de instalações para eletrificados.

O complexo recebeu certificação I-REC, que atesta o uso de 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas e renováveis.

Capacidade e etapas de produção

A planta abre com capacidade inicial de 150 mil veículos por ano, com meta de alcançar 300 mil na segunda fase.

No começo, a operação é SKD (Semi Knocked-Down), com montagem a partir de conjuntos importados.

A empresa planeja ampliar o conteúdo local a partir de 2026, quando entram estamparia, soldagem e pintura.

Publicações especializadas relatam que a nacionalização ocorrerá de forma progressiva ao longo de 2026.

Empregos e efeito na cadeia automotiva

O governo projeta 20 mil postos entre diretos e indiretos quando o parque estiver em pleno funcionamento, somando empregados, prestadores e fornecedores.

Nas primeiras semanas de operação, o cronograma oficial prevê a expansão gradual do quadro, com contratações em curso.

Tecnologia desenvolvida para o Brasil

Durante a cerimônia, a empresa apresentou o primeiro híbrido plug-in flex do mundo, capaz de rodar com qualquer proporção de etanol e gasolina, além da bateria recarregável.

O sistema, segundo a BYD e o governo, foi desenvolvido em parceria entre engenheiros brasileiros e chineses para atender às condições do mercado nacional.

O que disse Lula na inauguração

Em discurso, Lula elogiou Wang Chuanfu e vinculou a inauguração à confiança da companhia no país.

O presidente afirmou: “Esse homem conseguiu se transformar num gênio do carro elétrico, num gênio da tecnologia mais avançada do mundo e constrói essa fábrica extraordinária e deposita confiança no Brasil.”

Ao final, agradeceu: “Então, meus agradecimentos, eu quero que você saiba que o povo brasileiro e o povo baiano agradecem a sua disposição.”

Sustentabilidade e uso de energia limpa

A certificação I-REC obtida pelo complexo baiano confirma que toda a eletricidade consumida na operação é de fonte renovável, alinhando a planta aos compromissos de descarbonização da cadeia automotiva.

Esse selo é usado no rastreamento de origem da energia e tem emissor acreditado no Brasil.

Cronograma e maturação industrial

Relatórios oficiais e da imprensa especializada indicam que a produção nacional começa com montagem de kits importados e evolui para processos completos conforme as novas linhas entrarem em operação.

Autoridades estaduais e a própria empresa projetam a fábrica plenamente funcional até o fim de 2026, após ajustes no cronograma.

A inauguração de outubro confirma a partida industrial e mantém a meta de elevar o conteúdo local ao longo do próximo ano.

Outras operações da BYD no Brasil

Além da Bahia, a empresa mantém unidades em Campinas (SP) e Manaus (AM), ativas há quase uma década no país.

Nessas unidades, produz chassis de ônibus elétricos, módulos fotovoltaicos e packs de baterias.

A presença industrial da marca no Brasil começou em 2015 e vem sendo ampliada desde então, o que sustenta a integração com a nova planta de Camaçari.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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