MIT apresenta lista com as tecnologias mais inovadoras para o ano de 2025. Descubra como essas novas tecnologias podem impactar a vida de bilhões de pessoas.
Todos reconhecem a importância do desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras, que influenciam diversas áreas, como comunicação, educação, medicina e trabalho. Além disso, essas inovações afetam nossas conexões pessoais, tanto no ambiente virtual quanto nas interações presenciais.
O maior evento global de inovação e criatividade, o South by Southwest (SXSW), iniciou sua edição de 2025 no dia 7 de março, em Austin, Texas (EUA), e seguirá até o dia 15 de março. Durante o evento, executivos, inventores e entusiastas da tecnologia se reúnem para apresentar tendências e debater os próximos passos para o futuro.
Mais do que um espaço para discutir avanços tecnológicos, o festival anual também celebra a cultura, incluindo música, cinema, games e inovação em diversas áreas.
-
Fóssil gigante revela novo dinossauro herbívoro na Argentina — espécie de 95 milhões de anos tem características únicas
-
Conheça a BlueVolt, bateria exclusiva da JOVI com até 6.500 mAh e carregamento de 90 W — potência sem abrir mão do design
-
Celulares: coisa do passado? China apresenta nova tecnologia que projeta tela invisível diante dos olhos e permite acessar redes sociais, traduzir falas e muito mais
-
F-35C de R$ 550 milhões cai durante treinamento na Califórnia — é o segundo acidente com caças do modelo neste ano
Um dos destaques da programação foi a divulgação da tradicional lista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que aponta as tecnologias com potencial para transformar o mundo. O anúncio ocorreu no dia 7 de março e foi apresentado por Niall Firth, editor do relatório produzido pela MIT Technology Review.
Observatório Vera C. Rubin
Começando a lista de tecnologias mais inovadoras temos um novo e poderoso telescópio que entrará em operação este ano em uma região remota do Chile, para estudar o céu do Hemisfério Sul.
Dentro dele está a maior câmera digital já desenvolvida para a astronomia, que irá capturar imagens contínuas, ajudando astrônomos a investigar a matéria escura, a Via Láctea e outros mistérios do Universo, sendo uma das tecnologias que podem mudar o mundo.
Pesquisa de IA generativa
A pesquisa generativa é uma das tecnologias mais inovadoras que promete tornar a busca pelo que o mundo procura simples e rápida. Quando você digita uma consulta, um modelo de Inteligência Artificial (IA) resume dados de muitas fontes online para trazer uma resposta única.
Já no seu dispositivo, essa forma de pesquisa pode vasculhar documentos, fotos e vídeos, reconhecendo objetos e pessoas para contribuir com que você encontre-os mais rápido.
Robôs-táxi
Após anos sendo testados, os robôs-táxi é uma das novas tecnologias inovadoras que estão se tornando disponíveis ao público.
Em várias cidades do mundo, os passageiros já podem solicitar um robô táxi a qualquer momento. Agora, as principais empresas da área se preparam para uma disputa acirrada enquanto ampliam suas operações para novas regiões do mundo.
Combustível de aviação limpo
Novos tipos de combustíveis para aviação feitos de óleo de cozinha usado, resíduos industriais ou até mesmo gases atmosféricos podem ser utilizados em aviões sem depender dos combustíveis fosseis, sendo uma das tecnologias que podem mudar o mundo, visto que o setor é um dos que mais geram emissões de gases.
Os combustíveis apresentados pelo MIT estão se tornando um grande negócio, com novas fábricas surgindo para sua produção e regulamentações governamentais recomendando seu uso.
Robôs de aprendizagem rápida
Graças à Inteligência Artificial Generativa, os robôs estão se tornando uma das tecnologias mais inovadoras ao aprenderem novas tarefas mais rápido do que nunca. São robôs que podem fazer uma variedade de tarefas por nós, como servir um copo de bebida, varrer, ficar de vanguarda em casa, servir um sorvete, atender uma ligação, fazer anotações na agenda eletrônica.
Aço verde
A produção de aço é uma das maiores fontes industriais de dióxido de carbono (CO2). A primeira usina industrial de aço verde, que utiliza o hidrogênio produzido a partir de energia limpa, está sendo construída pela startup Stegra e deve começar suas atividades em 2026 na Suécia, sendo uma das novas tecnologias inovadoras apresentadas pelo MIT.
Terapias com células-tronco
As células-tronco de embriões humanos podem curar doenças, sendo esta a grande promessa que cientistas fizeram décadas atrás. Agora, esta é uma das tecnologias que podem mudar o mundo e que estão se tornando realidade. Transplantes experimentais de células-tronco feitos em laboratório estão ajudando a tratar duas condições diferentes: a epilepsia e a diabetes tipo 1.