Governo de Minas apresenta guia de investimentos de mineração em lítio, nióbio e terras raras durante o PDAC em Toronto.
O Governo de Minas, através da Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), lançou um guia revolucionário visando atrair investimentos em minerais estratégicos.
A publicação, intitulada “Minas Gerais – Brazil: a strategic materials hub for the world”, foi divulgada durante a convenção anual do Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC), o maior evento de mineração global, sediado em Toronto, Canadá.
Clique aqui para baixar o guia “Minas Gerais – Brazil: a strategic materials hub for the world”.
-
Com 75% das obras concluídas, a Ponte de 1.294 metros de extensão da Rota Bioceânica promete ser inaugurada no segundo semestre de 2026, reduzindo custos logísticos e transformar o comércio do Mercosul com a Ásia
-
Nissan fecha fábrica no México e realoca produção para Aguascalientes
-
A estranha aliança por trás do couro vegano brasileiro que seduziu a alta-costura
-
Uma das maiores fábricas de chocolate do Brasil decretou falência e muita gente nem sabe — entenda o que aconteceu com a gigante do setor
Oportunidades de Investimento em Minerais Estratégicos de Minas Gerais
O guia, disponível em inglês, destaca o potencial de Minas Gerais na extração de minerais essenciais, incluindo lítio, nióbio, terras raras, silício, grafite, manganês, fosfato e potássio. Esses elementos são fundamentais para a fabricação de diversos produtos, como placas de energia solar, turbinas eólicas, baterias de celulares e carros elétricos, entre outros componentes eletrônicos. Além disso, traça um perfil abrangente do setor de mineração e das iniciativas governamentais para a descarbonização da economia.
Compromisso com a sustentabilidade e a descarbonização global
Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), destaca: “A demanda por esses minerais está em ascensão devido à crescente preocupação com a descarbonização global. Minas Gerais tem o potencial para se destacar como protagonista na transformação energética mundial, com capacidade técnica, capital humano e apoio governamental”.
Participação da Invest Minas na convenção do PDAC: Encontros estratégicos e debates promissores
Durante o evento, a equipe da Invest Minas participou de diversos encontros e debates, incluindo uma palestra no painel “Por que investir no setor minerário no Brasil?”, coordenado pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (Adimb). Além disso, participavam de reuniões com representantes da Toronto Stock Exchange (TSX) e potenciais investidores, com o objetivo de apresentar as oportunidades de negócios em Minas Gerais.
Impulsionando o desenvolvimento sustentável e econômico de Minas Gerais
João Paulo Braga, CEO da Invest Minas, ressalta a importância do guia: “Ele sintetiza nosso potencial minerário, políticas públicas e serviços disponíveis para os investidores. Além disso, destaca o compromisso de Minas Gerais com a descarbonização global e a sustentabilidade”.
A convenção do PDAC, realizada há 92 anos, é reconhecida como a principal plataforma global de exploração mineral e mineração, atraindo mais de 1.100 expositores de todo o mundo. Toronto, atualmente considerada a capital mundial de investimento em mineração, hospeda mais da metade das sedes mundiais de empresas do setor.
Se os governantes do Brasil fizesse investimento para transformação desse material todo aqui no país, teria uma gama tão grande de empregos para desenvolver melhor o Brasil, mas vende essa tudo barato compra o produto caro já transformado.
Excelente iniciativa!
O governo do Zema está entregando o lítio em terras mineira região do vale do jequitinhonha a região mineira que sempre viveu em quase absoluto abandono em condições de miséria da maioria das populaçães da região, agora está entregando de graça a única coisa de real valor que eles tem para vender.Como ficará o vale quando o lítio acabar ou for substituído por outro mineral,eles ficariam com os buracos,rejeitos e destruição do meio ambiente.O que está sendo feito pára a população que sempre viveram lá não para os abutres que estão sobrevoando a região em busca das melhores oportunidades,lembren se de Sabará,Nova LIMA, santa Luzia Mariana e outras cidades de Minas só ficou destruição as riquezas foram pára Canada e Inglaterra e tenho dito…