1. Início
  2. / Indústria
  3. / Mina de carvão na Colômbia: sete pessoas ficam soterradas após explosão
Tempo de leitura 3 min de leitura

Mina de carvão na Colômbia: sete pessoas ficam soterradas após explosão

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 20/04/2023 às 14:21
Mina de carvão na Colômbia
Mina de carvão na Colômbia (foto/divulgação)

Na madrugada desta quinta-feira (20), sete pessoas ficaram soterradas em uma mina de carvão no município de Cucunubá, que fica no centro da Colômbia.

A explosão ocorreu em dois túneis interligados, por volta de 1h da manhã, a cerca de 90 quilômetros ao norte de Bogotá. Segundo as autoridades, até o momento, quatro mineiros foram resgatados com vida, e as buscas continuam pelos sete trabalhadores restantes.

Explosão afeta minas El Roble e El Manto

via El Universal

As minas El Roble e El Manto foram duramente afetadas pela explosão, cujas causas ainda estão sendo investigadas. Não se sabe se os operadores possuíam as licenças necessárias para extrair carvão legalmente. A região, que é um importante polo minerador, tem sofrido com acidentes frequentes.

A ministra de Minas e Energia, Irene Velez, disse no Twitter que as agências de resgate estão na área e “continuam as ações para localizar” as pessoas soterradas. Infelizmente, as tragédias de mineração são comuns na Colômbia, especialmente em explorações ilegais em Cundinamarca e outros departamentos do centro e nordeste do país.

Mortes em minas: um problema constante no país

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, houve 1.262 acidentes em minas de carvão entre 2011 e maio de 2022, com uma média de 103 mortes por ano. O acúmulo de gases é a causa mais comum desses acidentes, em um país que é o maior produtor de carvão da América Latina.

Em março, uma explosão em Sutatausa – também em Cundinamarca – matou 21 pessoas, em uma das piores tragédias recentes na Colômbia. As organizações sociais frequentemente denunciam as condições de trabalho precárias enfrentadas pelos trabalhadores das minas – tanto das empresas nacionais quanto das multinacionais.

Mina de carvão na Colômbia: crueldade em uma atividade tradicional

Cucunubá e os municípios vizinhos têm uma importante tradição mineradora que ajuda a sustentar suas economias. Infelizmente, a mineração muitas vezes é uma atividade precária que oferece riscos à vida dos trabalhadores. Mesmo assim, seus habitantes optam por ela, já que os salários pagos no setor são melhores do que o salário mínimo colombiano de pouco mais de 200 dólares (1.009 reais, na cotação atual).

Por mais que a mineração seja uma tradição na região, é preciso investir em boas condições de trabalho e na prevenção de acidentes. Pelo menos 130 mil pessoas trabalham na mineração legal na Colômbia, segundo dados do Ministério de Minas e Energia. O petróleo e os minerais são os principais produtos de exportação nacional, o que demonstra a importância do setor para a economia do país.

O jornalismo tem a responsabilidade de retratar os acontecimentos, especialmente quando eles estão relacionados à vida humana. No caso da mina de carvão na Colômbia, é preciso que a sociedade se atente ao fato de que a atividade mineradora, tão importante para a economia do país, representa riscos reais à vida dos trabalhadores.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos