1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Mercedes Vision EQXX bate novo recorde de autonomia ao percorrer 1.202 km com uma única recarga
Tempo de leitura 3 min de leitura

Mercedes Vision EQXX bate novo recorde de autonomia ao percorrer 1.202 km com uma única recarga

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/08/2022 às 16:56
Carro elétrico Mercedes Vision EQXX bate novo recorde de autonomia ao percorrer 1.202 km com uma única recarga
Mercedes-Benz VISION EQXX Divulgação/Mercedes-Benz

O Carro elétrico, Mercedes Vision EQXX, bateu um novo recorde de autonomia com uma única carga e conseguiu percorrer por 14 horas em um percurso de mais de 1,2 mil quilômetros.

Quando o carro elétrico Mercedes Vision EQXX bateu o recorde anterior de quilometragem com apenas uma carga, viajando da Alemanha para a Côte d’Azur por mais de 1 mil km sem parar para recarregar, cruzou a linha de chegada com uma autonomia restante de 140 km. Entretanto, desta vez, o conceito da marca alemã fez ainda melhor, chegando a viajar 1.202 quilômetros sem nenhuma necessidade de recarregar. 

Carro elétrico Mercedes faz viagem de 8 horas

Novo carro elétrico da Mercedes possui autonomia surpreendente

Em busca de um novo recorde, o Vision EQXX saiu de Stuttgart e foi até Silverstone, no Reino Unido, passando pela França, Calais e depois pelo Eurotúnel para chegar ao famoso circuito de Fórmula 1. Em comparação com o desafio anterior, o modelo elétrico, Mercedes Vision EQXX, teve que passar por um percurso diferente. Não se caracterizou mais pelas subidas e descidas das estradas alpinas onde trabalhou ocasionalmente a regeneração de energia e o acelerador.

O veículo com ótima autonomia viajou em uma pista mais plana, mas com temperaturas mais altas, que atingiram 30 graus Celsius e com ar-condicionado ligado durante as 8 horas de viagem. Além disso, o carro elétrico da Mercedes passou perto de grandes cidades como Stuttgart e Londres, tendo ainda que controlar a tocada em condições de tráfego mais intenso.

Nesses casos, a eficiência do sistema de resfriamento desempenhou um papel de suma importância, permitindo que o veículo seguisse sem ampliar o consumo excessivamente. Entretanto, isso não é tudo, o carro elétrico Mercedes Vision EQXX apresentou um Cx de apenas 0,17 e um peso de 1.750 kg durante toda a jornada.

Vision EQXX possui 245 cavalos

Alimentado por um propulsor com uma bateria de 900 Volts de menos de 100 kWh e um motor elétrico de 245 cavalos, o carro chegou ao famoso circuito britânico onde o GP de Fórmula 1 é realizado com um número impressionante de 8,3 kWh/100 km. Na tentativa recorde anterior, não havia ido além do valor de 8,7 kWh/ 100 km, melhorando nesse aspecto em cerca de 5%.

O veículo pesa cerca de 1.750 kg e possui uma potência máxima de 245 cavalos. O elétrico Mercedes Vision EQXX, para fazer todo esse percurso que o separam do destino, levou cerca de 14 horas e 30 minutos, viajando a uma média de 83 km/h e atingindo uma velocidade máxima de 140 km/h.

A parte legal é que, uma vez tendo chegado a Silverstone, perto da sede do Grande Prêmio da Mercedes-Benz, a equipe que é gerente do programa esportivo na Fórmula 1, após uma rápida mudança de piloto que viu Adam Allsopp, diretor da divisão Mercedes-AMG HPP, que atua com propulsores de corrida, dirigir o veículo, o carro percorreu 11 voltas do circuito antes de finalmente cruzar a linha de chegada.

Novos carros elétricos da Mercedes-Benz estão chegando ao Brasil

Entre as novidades elétricas no Brasil neste ano, está o sedã esportivo EQS da Mercedes-Benz, mas esta não será a única jogada da empresa no Brasil em 2022.

Outros dois modelos elétricos chegarão por aqui ainda este ano como alternativas mais baratas se comparadas com o sedã chancelado pela AMG e ao já conhecido SUV EQC.

De acordo com informações, os menores modelos da linha elétrica EQ, os SUVs EQA e EQB serão lançados no Brasil em breve, entretanto, os preços ainda permanecem desconhecidos.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos